Por Volker K. Thomalla
Dirk Hoke, CEO da Airbus Defence and Space, apresentou a maquete do futuro drone europeu MALE-RPAS. A sigla MALE-RPAS significa Medium Altitude, Long Piloted Remotily Piloted Aircraft.” Esse nome é um pouco volumoso e um pouco longo. Estamos abertos a sugestões de novos nomes”, brincou Hoke na apresentação.
O modelo da aeronave, impulsionado por dois motores turboélice, é o mesmo que o equipamento original da última unidade, mas nem todas as características do MALE-RPAS serão mostradas no modelo, revelou Hoke na conferência de imprensa subseqüente.
Agora a fase de desenvolvimento começa
A apresentação do modelo, marca o fim de uma fase de definição de dois anos em que os três parceiros industriais Dassault Aviation, Airbus e Leonardo definiram em conjunto o drone. Eles representam os países da França, Espanha, Itália e Alemanha, e todos têm demanda para esta aeronave.
Durante a fase de definição, todos os envolvidos em Manching trabalharam juntos. “Ainda há muito trabalho pela frente, mas o modelo em escala real de hoje é uma primeira indicação do que a Europa pode alcançar no campo de alta tecnologia quando reúne suas capacidades industriais e know-how”, disse Hoke.
O drone deve ser usado para reconhecimento, vigilância e mediação. Opcionalmente, um armamento deve estar disponível, disse Hoke em Berlim. Além das tarefas militares, uma aplicação civil é concebível. O próximo passo no programa agora é a fase de desenvolvimento. A decisão sobre um ou mais locais de montagem final possíveis só será tomada durante a próxima fase.
Além dos quatro países parceiros, as três empresas também afirmaram total apoio ao programa. “Os sistemas não tripulados e suas aplicações estão entre as bases tecnológicas mais importantes para o desenvolvimento futuro das indústrias de defesa européias”, disse Lucio Valerio Cioffi, diretor administrativo da Divisão de Aeronaves de Leonardo.
FONTE: Aerobuzz
Luiz Padilha, thanks for the article post.Really thank you! Great.
Eu não sei o motivo mas quando olho para ele me lembro do Pucará Argentino, será a cauda em “T” ou a parte da frente ?