A primeira da aeronave Airbus C295W que a Força Aérea Brasileira (Força Aérea Brasileira) ordenou, configurado especificamente para missões de resgate (SAR) e pesquisa, fez seu vôo inaugural.
A nova aeronave irá se juntar frota existente do Brasil de C295s configurado para transporte de carga e tropas.
A nova aeronave C295W SAR do Brasil é muito semelhante a aeronave C295W que a Airbus Defence and Space está oferecendo como parte de sua oferta ao Canada no programa Fixed-Wing Search and Rescue (FWSAR). Em particular, eles estão equipados com um sistema de missão semelhante, a terceira geração do Fully Integrated Tactical System (FITS), que foi proposto para o Canadá.
“Este pedido de repetição reflete alto nível de confiança no C295W pelo Brasil e ainda confirma a excelência demonstrada desta aeronave em um papel SAR”, disse Simon Jacques, presidente Airbus Defence and Space Canadá.
“O C295W e seu sistema de missão SAR integrada já estão em serviço e comprovados”, disse Jacques. “Estamos confiantes de que o C295W irá atender aos requisitos exigentes de SAR do Canadá, e que a nossa proposta para o projeto FWSAR fornece o máximo de benefícios de longo prazo e oportunidades internacionais para a indústria canadense.”
Todos os C295Ws vendidos em todo o mundo apresentam conteúdo canadense substancial. A Pratt & Whitney Canada fornece os motores do C295W, a CAE fornece simuladores de vôo e sistemas de treinamento e a L-3 Wescam fornece sistemas avançados de eletro-ópticos. Além disso, no papel FWSAR para o Canadá, a PAL Aerospace irá fornecer suporte em serviço para C295Ws SAR do Canadá em parceria com a Airbus.
A Airbus Defence and Space vendeu 168 C295s e C295Ws em 23 países, e o avião está operando em todo o mundo em uma variedade de configurações, incluindo patrulha marítima, anti-submarina e busca e salvamento.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Military Aviation
O Brasil está denunciando o Canadá na OMC ,por subsidiar a produção aeronáutica(Bombardier) o que leva as chances brasileiras de ganhar a concorrência canadense para o fundo do Poço.Os requisitos canadenses são bem diferentes dos requisitos brasileiros.
E o KC-390 não tinha uma versa SAR sendo oferecida ao Canadá? Como é que vai ser agora se o próprio Brasil estar adotando o modelo da concorrente?
Tem gente mal intencionado… aqui vemos a diferença, os dois ângulos da notícia…
Otima noticia, é um excelente avião SAR.
A versão MP começa a ganhar mais chances de virem substituir, futuramente, nossos Bandeirulhas. Só que poderíamos trabalhar um pedido maior, seja para versão de transporte, quanto SAR e MP. Dá, até, para exigirmos montagem local. Avibras, abra o olho, de repente……
So nao consegui entender ate agora o porque de estar equipado c o radar ELTA….acho q eh o 2032……….eh seguro afirmar q este radar so tem uso adequado para operacoes sobre o mar e na verdade seria otimo q esta aeronave viesse c radar compativel para localizar e operar sobre o continente…….afinal de contas, ja temos P 95, P 3 no patrulhamento do oceano,……. Perdoem nao me lembro agora o tipo de radar q citei como ideal para a cobertura de terreno……