Por Marco Antônio Martins
Policiais e bombeiros da Força Nacional que estão no Rio para a Olimpíada realizaram protesto na tarde desta terça (12) por atraso nos pagamentos das diárias e pelas más condições dos apartamentos em que estão alojados, na zona oeste da cidade.
Atualmente, são 3.000 servidores da Força no Rio. Outros 3.000 chegarão à cidade para os Jogos. A Força Nacional será responsável pela segurança no interior das arenas e na área entorno dos locais de competição.
Os agentes da Força estão em apartamentos de dois quartos do programa Minha Casa, Minha Vida. Como vizinhos há favelas dominadas por milicianos e por traficantes da facção Comando Vermelho. No imóvel, recém-entregue, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, não há chuveiro ou camas. Por isso, há servidores dormindo no chão.
Na reunião desta terça, os agentes pedem uma solução até a sexta (15). Caso não aconteça, prometem pedir baixa e retornar aos seus Estados.
O governo federal já enviou à tropa informações de que solucionará o problema até quinta (14). Nesta manhã de quarta (13), o secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, se reuniu em Brasília com representantes da categoria para tentar resolver o problema. Oficialmente, o Ministério da Justiça ainda não se pronunciou.
“Eles fizeram panelaço nesta terça e alguns estão pedindo para ir embora, desmobilizando. O que acontece ali é um absurdo. Existe hoje no Brasil uma falta de respeito das autoridades com os direitos dos trabalhadores da segurança pública”, afirmou o cabo Elisandro Lotim, presidente da Associação Nacional dos Praças, entidade que representa soldados, cabos, sargentos e subtenentes da PM e do Corpo de Bombeiros.
“Os policiais estão passando fome em ambientes insalubres. E isso na preparação para um evento como a Olimpíada”, disse.
Há um ano, o planejamento era que 9.600 agentes da Força Nacional fossem deslocados para o Rio para atuar na Olimpíada. Serão apenas 6.000. A apresentação do grupo aconteceu no último dia 5 e contou com a presença do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
Por conta do efetivo, abaixo do previsto, as escalas de trabalho estão em 12h com 24h de folga. A Folha apurou que o comando da Força no Rio promete mudar a escala até o dia 30 de julho, mas que voltará ao horário atual a partir de 1º de agosto, quatro dias antes da abertura da Olimpíada.
Em cada apartamento usado como alojamento há seis policiais ou bombeiros.
Todos receberam os imóveis sem chuveiros. Os colchões foram comprados pelos servidores que improvisam armários com sapateiras ou espalham as roupas pelo chão. Alguns apartamentos têm vazamento nas paredes ou têm as pias entupidas. A água é cortada constantemente, já que a concessionária de água realiza ajustes no condomínio recém concluído.
Na madrugada de segunda (11), alguns policiais foram para as janelas durante a madrugada e começaram a gritar pedindo por água. Segundo bombeiros, que pediram para não serem identificados, eram 3.000 agentes nas janelas.
DIÁRIA
Outra preocupação do grupo tem sido o pagamento das diárias. Em missões, os integrantes da Força recebem R$ 220 por dia. Para a Olimpíada, a promessa é de que o vencimento será dobrado. Nesta terça, boa parte da revolta dos agentes era que não haveria o pagamento dobrado.
Um policial do Rio Grande do Norte conta que o grupo que veio do Estado pensava com a Olimpíada garantir um melhor salário, mesmo que temporário, mas que há colegas que até agora sequer receberam a diária paga em missões. Um outro de Santa Catarina lamenta a situação que chama de “bagunça”.
Ele ainda conta que as comidas servidas nas arenas, neste período pré-Olimpíada, chegam azedas ou com pouca variedade: só carne e arroz. Segundo o agente, quem está de folga precisa procurar por alimentação já que, diferente do combinado, não há “quentinhas” para todos os policiais e bombeiros que estão no Rio.
FONTE: UOL
Sem contar com o executivo considerando que é responsável pela execução das políticas públicas o legislativo e o judiciário consomem juntos dois por cento do PIB. 1% do PIB com todas as câmaras, assembléias legislativas e legislativo federal e pasmem a metade é consumido pelo judiciário. Os togados consomem recursos públicos 5 vezes maiores que os yanques em relação ao PIB e tem eficiência 10 vezes menor. De certa forma é bom que aconteça isto, pois não vejo indignação nenhuma com a destruição de nosso país, o entreguismo e as falacias deste governo interim e o congresso mais corrupto da história da humanidade.
Ué, a Força Nacional não está no Rio para conter a criminalidade na sua área de atuação? Pelo que eu saiba Milicia é bandido!, o Comando da Força nacional não pode ficar refém da milicia não!, isso é vergonha, agora sobre essas instalações e alojamentos da Força nacional está até melhor do que a do EB que vai ficar nas quadras das Escolas igual na Copa do Mundo, amigos meus do 55BI pediram baixa na primeira oportunidade pra não participar dessa missão!, quem vai pra missão já sabe oque vai enfrentar!, agora deixar Milicia querer por moral ai já é de mais!, quero ver Milicia querer por moral se fosse as Forças Armadas nessas áreas!, até porque se por já era Olimpiadas! .
Até as milícias estão impondo regras à força nacional…
realmente a situação é triste
è facil criar uma força nacional por lei … agora criala prevendo a sua logistica por este territorio imenso de nosso pais é outra coisa não pensarão nisso .. no minimo a lei teria que prever que a força nacional utilizaria como a base logistica e de alojamento os quarteis do exercito da marinha ou da aeronautica. quando solicitada para atuar em uma região…
Não aceitem não meus amigos.
O exército sempre foi tratado assim.
Exigem os seus direitos.
Politico tem tudo é vcs nem cama pra dormir.
Isso é lamentável.
A verdade eh so uma mesmo, qdo o pirao eh pouco, o dos safos e corruptos vem primeiro. Esta seguranca das olimpiadas esta uma zona…o q tem de fardas, armas, e principalmente de siglas e caciques eh uma enormidade e chega a assustar. Queiramos q nada de grave venha a acontecer, pqe no meio desta zona toda estarao civis inocentes e visitantes (aqueles q tiverem a coragem de vir). A midia mundial vem fazendo uma enorme propaganda ridicularizando o Brasil e principalmente o Rio. O resultado disso tudo ja sabemos de antemao………um enorme e bilionario prejuizo q levarao anos e anos escondendo da populacao. Brasil, pais de……….cordeiros.
A verdade eh so uma mesmo, q
Uma falta de respeito ? com esses profissionais.
Amém!
quem sabe passando por esta humillaçao , os militares em geral penssem duas veses quando o povo sair as ruas para protestar , e ao inves de ir contra a populaçao , passam a ser contra os governos corruptos deste pais.
Curiango, os militares do Brasil ( os lideres ) não tem pica para isso.
Vivem babando o ovo dos políticos e pode ter certeza que se perguntarem o que o Villas Boas acha disto ele dirá: “confio nas instituições brasileiras e em seus critérios, acho que o já conquistado ( a vergonha que lemos acima ) é de grande orgulho para o país”.
Falta um gal em nome das FA chamar em off para uma “reuniao” o s chefes do Executivo, legislativo e do judiciario e da uma enquadrada.
Que sacanagem…depois que os caras abandonarem os postos de verdade, alguém terá moral para cobrá-los ou contestar sua decisão ??? olha aí a situação ! isso é uma tremenda vergonha e uma falta de respeito… tem um velho ditado que diz “se não aguenta parir não vicia”, essa olimpíada assim como aquela copa do mundo só fizeram atrasar ainda mais o Brasil e servir de fonte de pixuleco.
Que sacanagem… depois que os caras abandonarem de verdade tem como alguém condená-los? olha aí a situação
Esses políticos e juízes tem tomar vergonha na cara, salvo rarissimamente a aparece alguns com patriotismo e honestidade os bem desse país tem que acordar, até quando.
Vergonha o que os políticos fazem com o pessoal da segurança pública,se eu fosse eles paravam agora os políticos com seus salários astronômicos os juízes também estão pouco se lixando para população isso tem acabar mesmo que seja na força.