Antes do ataque a um bombardeiro tático russo Su-24 pela Turquia, a Rússia decidiu implantar na sua base militar na Síria o sistema “ultramoderno” S-400 anti-aeronaves cobrindo a totalidade do território do Iraque. Isso significa que qualquer caça pode voar somente em espaço aéreo sírio “com permissão” de Moscou, diz a CNN.
Na terça-feira, um caça da força aérea russa foi abatido por um caça turco enquanto servindo em missões de ataque da Síria contra os terroristas. Como resultado deste incidente grave, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou que a Rússia vai enviar o sistema S-400 para a base militar de Jmeimim perto da cidade de Latakia, na costa mediterrânea da Síria.
“O alcance do sistema S-400 vai cobrir todo o território sírio. Na verdade, os russos vão controlar o espaço aéreo do Iraque. Isso significa que qualquer aeronave que vai voar sobre a Síria, seja na Turquia ou outros países membros da OTAN, vai fazê-lo apenas depois de receber a luz verde dos russos “, informa a rede norte-americana.
O medo dos EUA para o complexo S-400
Enquanto isso fontes militares americanas citadas pela agência RIA Novosti, disseram que eles estavam “preocupados” com a decisão de Moscou de implantar avançados Sistemas de mísseis S-400 antiaéreos na base militar de Jmeimim.
“Este é um complexo militar eficaz que representa uma séria ameaça para qualquer um. Há uma grande preocupação sobre as operações aéreas futuras (coalizão internacional) na Síria”, disse o funcionário.
Outro militar dos EUA disse que o S-400 “não deve” influenciar as ações da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos “Nós não temos nenhuma intenção de interferir com suas operações (da Rússia), e eles não têm a intenção de interferir no nosso. Nós não temos nenhuma razão para apontar-nos uns aos outros”, disse a fonte.
“O sistema de defesa aérea mais poderosa e moderna do mundo”
Enquanto isso, o analista militar e ex-marine da Marinha dos EUA, Mark Sleboda, considera que o complexo S-400 é o sistema de defesa mais avançado no mundo e sua implantação na base da Jmeimim fornecerá proteção para aviões de combate russos contra qualquer ataque aéreo.
“O sistema S-400 é considerado o defesa aérea mais poderosa e moderna do mundo, e sua implantação na Síria é um recurso sério”, disse Sleboda. “É claro que o Estado islâmico não tem uma força aérea. Mas agora que um dos membros da NATO derrubou um avião russo, a implantação deste complexo se torna uma necessidade real”, disse o analista militar.
Estes complexos de defesa aérea de longo alcance são atualmente o mais avançado da Rússia. Além de uma vasta gama de alcance horizontal e a altura, o sistema é capaz de abater alvos em movimento a velocidades de até 4.500 metros por segundo.
O S-400 é projetado para destruir diversos alvos em diferentes alturas, que é capaz de criar uma defesa aérea em várias “camadas”. Eles podem monitorar simultaneamente até 36 alvos aéreos de qualquer tipo e lançar seus ataques com até 72 mísseis.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Atitude importante para combater os mercenários na região.
Na segunda linha da linha não seria Síria em vez de Iraque?
Atitude importante para combater os mercenários na região.
Na segunda linha da linha não seria Síria em vez de Iraque?
Uma boa forma dos EUA e OTAN descobrirem qual a real capacidade desse sistema não acham, pode até ser mais não acredito que a Turquia abateria essa aeronave sem “”prévia”” autorização.
Uma boa forma dos EUA e OTAN descobrirem qual a real capacidade desse sistema não acham, pode até ser mais não acredito que a Turquia abateria essa aeronave sem “”prévia”” autorização.
Só lembrando que o sistema S-400 dispara vários tipos de misseis desde curto a longo alcance, ou seja, mesmo que o Pastir não esteja dando cobertura o próprio S-400 pode fazer sua defesa por camada.
É um sistema realmente incrível para os dias de hoje, gostaria muito que o Brasil comprasse ele, já que nossa força aérea é muito “modesta” o S-400 nos ajudaria muito.
Só lembrando que o sistema S-400 dispara vários tipos de misseis desde curto a longo alcance, ou seja, mesmo que o Pastir não esteja dando cobertura o próprio S-400 pode fazer sua defesa por camada.
É um sistema realmente incrível para os dias de hoje, gostaria muito que o Brasil comprasse ele, já que nossa força aérea é muito “modesta” o S-400 nos ajudaria muito.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
TOMAHAWKS??
Sempre que há uma bateria de longo alcance S-400 defendendo uma posição estratégica, há outro sistema de média altura dando a cobertura a esta contra armas de precisão como os Tomahawks… Neste caso os Pantsir S1 é que farão a cobertura redundante.
Claro que sim, Topol!! Concordo plenamente! Só estava sendo irônico com a colocação feita por um colega aqui que disse textualmente que “os EUA poderiam anular facilmente os S-400 se usassem seus tomahawks”. 😉
Ricardo e os outros sistemas que estao la de baixa altitude? os Russos tem sistemas em camada
Ricardo acho que vc esqueceu do Pastir que cobre baixa e média altura.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
TOMAHAWKS??
Sempre que há uma bateria de longo alcance S-400 defendendo uma posição estratégica, há outro sistema de média altura dando a cobertura a esta contra armas de precisão como os Tomahawks… Neste caso os Pantsir S1 é que farão a cobertura redundante.
Claro que sim, Topol!! Concordo plenamente! Só estava sendo irônico com a colocação feita por um colega aqui que disse textualmente que “os EUA poderiam anular facilmente os S-400 se usassem seus tomahawks”. 😉
Na verdade, esse sistema seria facilmente neutralizado pelos EUA se quisesse. Bastaria lançar alguns Tomahawks a partir de submarinos submergidos. Esse sistema não é eficaz contra mísseis de cruzeiro voando a baixa altitude.
Essa prerrogativa já é conhecida da doutrina de defesa anti aérea russa… por essa razão é que sistemas de média altura especializados em defesa contra armas de precisão (counter precison guided weapons) como Pantsir S1 e Tor M1/2 fazem a cobertura, para garantir a efetividade do sistema maior que é o S-400. A esse conjunto complexo é dado o nome de IADS.
Caro _RR_, sua maneira de pensar é excelente, mas é claro que os russos não deverão engajar os aviões turcos dentro do espaço aereo deles se não forem atacados antes mas a presença do s-400 torna o calculo de ataque seguro para os turcos muito mais difícil e limitado, alêm de não permitir improvisações ou erros, e tambêm deixa a balança da superioridade aérea pendendo pro lado russo em caso de um agravamento no conflito(até o apoio da aviação israelense fica comprometido). Nem é barbada que os pró-russia anunciam e nem é irrelevante como os pró otan divulgam.
Caro Leo,
Exatamente.
Mas lembremos que os russos não são os únicos que sabem jogar esse jogo… Se a coisa engrossar, existe a possibilidade da OTAN deslocar sistemas Patriot para a Turquia ( aliás, já há por lá uma bateria alemã ). Mesmo os turcos podem aproximar seus MIM-23 Hawk da fronteira.
Saudações.
Eles podem trazer as duas baterias de volta pois desde meados de Agosto quando foram hackeadas por adolescente que assumiram o controle do sistema que foram devolvidas para a Alemanha…
Bom… Se alguém puder me dizer como se invade uma rede fechada sem ter acesso a um terminal da mesma rede, eu acredito…
Isso é barrigada, Topol…
É tão difícil assim admitir? Israel penetrou nos CLPs e colocou um stuxnet nas ultra centrífugas iranianas fazendo-as se auto destruírem…
Mesmo redes industriais fechadas tipo fieldbus, profibus ou ASI podem ser hackeadas… basta para isso que o indivíduo tenha acesso ao servidor e acesse a linhas de comando ladder para desprogramar tudo…
Existem programas de acesso remoto que modificam o IP do servidor e qualquer indivíduo passa a controlar outro computador apenas modificando seu IP… esse programa pode ser instalado no seu sistema disfarçado de várias maneiras, e se adolescentes conseguiram acessar o sistema do Patriot é porque o firewall do servidor deles é uma porcaria.
Aí é que está, Topol…
Como ter acesso a um servidor fechado, que NÃO ESTÁ em contato com a rede…?
Não se hackeia sem ter acesso… Simples assim…
Se a rede não está ligada a net, então se precisa ter acesso a um meio físico que esteja ligado a ela… É aí que o bicho pega…
Como você sabe que não estava em contato com a rede ?
Se foi hackeado é porque estava.
Simples assim.
Logo será destruído pelos F22 excelente exercícios para os F22
Amigos, temos que nos lembrar que: a Turquia foi a primeira a utilizar o argumento “legalista”, ou seja, invadiu meu espaço aéreo, tenho o direito de abater. Caso a Rússia enverede por este mesmo argumento, devemos lembrar que a Rússia é o único país operando legalmente na Síria – com autorização expressa do governo estabelecido. Sendo assim, creio que ela poderá negar o espaço a qualquer outro país, definindo regras de abate próprias. Se os EUA “compraram” o argumento turco, terão de engolir no seco os Russos.
Ricardo e os outros sistemas que estao la de baixa altitude? os Russos tem sistemas em camada
Ricardo acho que vc esqueceu do Pastir que cobre baixa e média altura.
Na verdade, esse sistema seria facilmente neutralizado pelos EUA se quisesse. Bastaria lançar alguns Tomahawks a partir de submarinos submergidos. Esse sistema não é eficaz contra mísseis de cruzeiro voando a baixa altitude.
Essa prerrogativa já é conhecida da doutrina de defesa anti aérea russa… por essa razão é que sistemas de média altura especializados em defesa contra armas de precisão (counter precison guided weapons) como Pantsir S1 e Tor M1/2 fazem a cobertura, para garantir a efetividade do sistema maior que é o S-400. A esse conjunto complexo é dado o nome de IADS.
Vai ser uma ótima oportunidade, para ambos os lados (russos e ocidentais), “treinarem” e catalogarem informações de como se comportarão numa situação real.
Até mais!!!
………….bem, o que se sabe é que tem turcos ajudando a canalha “rebelde”e os russos dessa vez não errarão, pintou na área, se ferra…serão bombardeios sobre bombardeios…o que realmente falta é mais tropa no chão pra garantir a posse real do terreno conquistado à corja……………..
Caro _RR_, sua maneira de pensar é excelente, mas é claro que os russos não deverão engajar os aviões turcos dentro do espaço aereo deles se não forem atacados antes mas a presença do s-400 torna o calculo de ataque seguro para os turcos muito mais difícil e limitado, alêm de não permitir improvisações ou erros, e tambêm deixa a balança da superioridade aérea pendendo pro lado russo em caso de um agravamento no conflito(até o apoio da aviação israelense fica comprometido). Nem é barbada que os pró-russia anunciam e nem é irrelevante como os pró otan divulgam.
Caro Leo,
Exatamente.
Mas lembremos que os russos não são os únicos que sabem jogar esse jogo… Se a coisa engrossar, existe a possibilidade da OTAN deslocar sistemas Patriot para a Turquia ( aliás, já há por lá uma bateria alemã ). Mesmo os turcos podem aproximar seus MIM-23 Hawk da fronteira.
Saudações.
Eles podem trazer as duas baterias de volta pois desde meados de Agosto quando foram hackeadas por adolescente que assumiram o controle do sistema que foram devolvidas para a Alemanha…
Bom… Se alguém puder me dizer como se invade uma rede fechada sem ter acesso a um terminal da mesma rede, eu acredito…
Isso é barrigada, Topol…
É tão difícil assim admitir? Israel penetrou nos CLPs e colocou um stuxnet nas ultra centrífugas iranianas fazendo-as se auto destruírem…
Mesmo redes industriais fechadas tipo fieldbus, profibus ou ASI podem ser hackeadas… basta para isso que o indivíduo tenha acesso ao servidor e acesse a linhas de comando ladder para desprogramar tudo…
Existem programas de acesso remoto que modificam o IP do servidor e qualquer indivíduo passa a controlar outro computador apenas modificando seu IP… esse programa pode ser instalado no seu sistema disfarçado de várias maneiras, e se adolescentes conseguiram acessar o sistema do Patriot é porque o firewall do servidor deles é uma porcaria.
Aí é que está, Topol…
Como ter acesso a um servidor fechado, que NÃO ESTÁ em contato com a rede…?
Não se hackeia sem ter acesso… Simples assim…
Se a rede não está ligada a net, então se precisa ter acesso a um meio físico que esteja ligado a ela… É aí que o bicho pega…
Como você sabe que não estava em contato com a rede ?
Se foi hackeado é porque estava.
Simples assim.
“Isso significa que qualquer caça pode voar somente em espaço aéreo sírio “com permissão” de Moscou, diz a CNN.”
—-
Bem observado: DIZ A CNN…
Na própria matéria mais adiante está escrito:
“Outro militar dos EUA disse que o S-400 “não deve” influenciar as ações da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos “Nós não temos nenhuma intenção de interferir com suas operações (da Rússia), e eles não têm a intenção de interferir no nosso. Nós não temos nenhuma razão para apontar-nos uns aos outros”, disse a fonte.”
Acho que é mais por aí que a banda vai tocar…
Logo será destruído pelos F22 excelente exercícios para os F22
Amigos, temos que nos lembrar que: a Turquia foi a primeira a utilizar o argumento “legalista”, ou seja, invadiu meu espaço aéreo, tenho o direito de abater. Caso a Rússia enverede por este mesmo argumento, devemos lembrar que a Rússia é o único país operando legalmente na Síria – com autorização expressa do governo estabelecido. Sendo assim, creio que ela poderá negar o espaço a qualquer outro país, definindo regras de abate próprias. Se os EUA “compraram” o argumento turco, terão de engolir no seco os Russos.
O que os russos tão fazendo é de uma forma indireta negar o espaço aéreo pra aeronaves indesejadas e desencorajar tentativas de ataques por países não muito amigos,ou seja o recado foi dado quem quiser pagar pra ver verá.
agora quero ver se os turcos sao machos mesmo, se vao ter a coragem de atacar alvos na siria ou da siria.
Nossos inimigos já estão aqui dentro tentando entregar nosso petróleo…
Muito boa colocação! Mas eu acho, quase certeza, que qualquer aeronave que voe nesse espaço aereo, sem ser russa ou sem permissão russa, vai ser iluminada e travada, só aguardando o apertar do botão para o lançamento. Mas é o que vc falou, existem varias formas de agir, e o sistema iluminando e mandando alertas de travamento direto no caça, principalmente os caças turcos, que ja devem ser iluminados e travados já minutos depois de decolar no sul do pais, ja deve mexer e muito com o piloto.
Amigos,
Entendo que a proteção dada por esse sistema SAM é relativa…
Tudo depende das regras de engajamento que forem adotadas pelos russos…
Se decidirem atacar somente se forem atacados, então caças russos podem cair antes de algum SAM efetivamente destruir algum caça turco… É uma questão “física”… O tempo decorrido entre um caça turco lançar suas armas ( digamos um AIM-120 lançado no extremo de seu alcance efetivo no modo “fire and forget” ) e a reação do SAM em terra, já seria suficiente para uma evasão do caça turco, que poderia se colocar fora do alcance efetivo dos petardos do sistema russo antes mesmo deles serem lançados…
Se optarem por estabelecer uma zona de ameaça ao redor de uma determinada aeronave ( isto é, qualquer aeronave que se aproximar de uma aeronave russa a determinada distância passa a ser um alvo ), e resolverem engajar qualquer alvo nessa zona sem aviso, então podem lograr êxito… Mas isso, pelo que entendo, poderia se considerar um violação do espaço aéreo da Turquia, caso o míssil atravesse para território turco. E mesmo a emissão de um alerta para não se aproximar poderia ser considerada “ilegal”, caso o caça turco estivesse muito adentro de seu território ( seria como tentar estabelecer uma zona de exclusão dentro da própria Turquia )…
Enfim, se considerarmos apenas dentro do aspecto das operações russas na síria, dispor do S-400 é algo sem sentido, posto o adversário não operar armas que exijam o seu emprego ( a menos que os insurgentes venham a ter armas balísticas de pequeno porte, como o Hamas )…
E mais: se o objetivo de Putin for também jogar pra sua torcida, o tiro pode sair pela culatra… Se um caça russo for derrubado e o agressor conseguir se evadir ( o que pode acontecer ), então ele seria acusado de incompetente… E há ainda o risco pior de se engajar algo que não seja militar ou seja neutro, o que apenas complicaria as coisas ( lembremos que operador nenhum de SAM pode literalmente ver o que engaja )… Logo, se for para dar proteção aos caças russos, melhor contar com os Flankers, que poderiam responder mais rapidamente e identificar visualmente uma ameaça ( se a situação assim permitir ), além de mudar os parâmetros das missões para evitarem ir muito próximo a território turco…
RR,
tudo neste mundo é relativo e em constante mutação, nada é absoluto…
Exato Fred.
Fui o que quis demonstrar com meu comentário quando disse que depende das regras de engajamento.
RR
1° – O S-400, além da capacidade anti balística, possui também capacidade de engajar caças , drones, mísseis de cruzeiro, bombardeiros, jumbos, zepelins, balões, ou OVNIs em geral dentro de seu raio de ação, portanto sua utilização está justificada para implantar e se fazer efetiva uma zona de exclusão aérea, ou seja, negação do espaço aéreo, e já está funcionando…
2° – Depois desse susto que a Turquia está levando nem eles mesmos vão querer mais sobrevoar aquele apêndice territorial de seu país fronteiriço com a Síria… praticamente a Rússia agirá impunemente em uma larga faixa do espaço aéreo turco sem mais nenhuma intromissão, pois estando a 200 km da fronteira os F-16 já poderão “sentir” as emissões do S-400 em seu RWRs, ou seja , risco iminente. RTB
3º – Quanto a nenhum operador de SAM saber o que engaja isso é relativo… ele tem como saber se o contato observado é da sua equipe ou não através do IFF, se for trem carta branca… se não for, por que está ali ??? ou seja tem grandes chances de ser dar mal, e ainda estar errado por não respeitar uma zona de exclusão… mesmo assim os operadores no centro de comando da bateria S-400 tem como saber que tipo de aeronave se trata o contato detectado, se está emitindo algum sinal pode ser estabelecido que “classe” de aparelho é essa, se é um avião de passageiros ou uma aeronave militar, nesse caso de dúvida existem regras de contato via rádio, se não houver resposta a regra é derrubar… Não é essa a justificativa da agora trêmula Turquia sobre o abate do SU-24 ? Não foi assim que os EUA derrubaram o voo iraniano em 87 ??? Pois então, é a mesma coisa.
Saudações ao colega.
Caro Topol…
1 – Sim… Sei que podem engajar até um pardal e negar o espaço a sua volta… A questão que exponho não é essa…
2 – Ao que me consta, a implantação do sistema russo foi uma reação a ação turca. Logo, não foram os turcos que tomaram o “susto”… No mais, como já expliquei acima, a proteção é relativa e vai depender das regras de engajamento adotadas pelos russos… Será que os russos vão ter peito de abater um F-16 turco 100km adentro do território turco sem serem atacados? Se o fizerem, são retardados ( pra dizer o mínimo )…
3 – Não tem nada de relativo no que o operador pode ou não ver… Tudo o que ele tem é um plot em sua tela com um código de identificação… E só… Apenas uma aeronave pode identificar visualmente um alvo.
Guiar-se pelo IFF pode ser problemático… Aquela não é uma situação convencional, Topol… Engajar só pelo IFF pode representar uma agressão a um meio neutro, que evidentemente não estará compartilhando seu sinal. E será que os russos vão ser capazes de diferenciar um aeronave de passageiros de um cargueiro militar ou de um tipo ELINT? Se os russos querem confusão, esse é o caminho. Aliás, o exemplo que citou do voo iraniano se enquadra no tipo de caca que pode acontecer…
Mas, por outro lado, pode ser que sejam mesmo escroques ao ponto de atirar em tudo o que virem… Afinal de contas, o histórico russo não é dos melhores…
1- Se o nobre colega afirma aqui que sabe que o S-400 pode engajar qualquer tipo de alvo aéreo mas declara em comentário anterior que a utilização do mesmo só seria justificada se houvessem ameaças de mísseis balísticos, acho que não se fez claro em algum dos dois comentários pois está havendo “discordância de ordem”
2 – Em absoluto que o susto foi e está sendo turco… Todos sabemos o conteúdo da reunião da OTAN onde a ação turca foi reprovada. A OTAN, a luz das cameras, delara apoio a Turqui enquanto nos bastidores corre para por panos quentes sobre a contenda.
Da mesma forma EUA já se pronunciaram, há post aqui mesmo no DAN com as declarações do General americano referindo-se a rixa como “problema entre Rússia e Turquia”…
E agora uma faixa de seu próprio espaço aéreo em que nem eles mesmo poderão mais voar com segurança…
Erdogan esperava por isso ? Não. Então foram três sustos dos bons…
3 – O operador do radar não verá nada além de um ponto em sua tela, é verdade, mas tem como saber se esse ponto faz parte das forças amigas ou não… ele também tem como saber se é uma aeronave civil de passageiros ou um cargueiro através dos planos de voo que deverão ser previamente anunciados ou o mais lógico que é através do TRANSPONDER… instalados em aeronaves esses dispositivos respondem a sinais interrogadores do radar secundário, no caso o radar do S-400, fornecendo os dados de velocidade distancia, etc…
Se o contato no radar não for reconhecido pelo IFF e não estiver com o transponder ligado ou se o mesmo não corresponder aos “pacotes de perguntas eletronicas” do radar automaticamente será considerado hostil, e COM JUSTIFICATIVA PARA ABATE.
E o mais grave disso é que Putin já se pronunciou que TODOS OS CONTATOS NÃO IDENTIFICADOS NO ESPAÇO AÉREO SÍRIO OU QUE REPRESENTEM AMEAÇA A SEUS HOMENS E AS OPERAÇÕES SERÃO DESTRUÍDOS.
Portanto acho bom os turcos terem a cabeça no lugar, abaixarem a bola, (coisa que acredito que farão) pois o cara lá do Kremlin não está para brincadeiras e se não se submeterem as regras russas a partir de agora em poucos dias teremos uma escalada no conflito.
Topol…
1- Se é para dar proteção, outros sistemas podem fazer… Aliás, a melhor coisa seria a escolta dos caças, que podem dar pronta resposta e afugentar qualquer agressor… O fato de eu reconhecer que o S-400 possa fazer o serviço, não significa que eu o considere a melhor opção ou a opção lógica. Não misture as coisas…
2 – Porque o S-400 está lá…? Porque os turcos derrubaram um caça… Ou por acaso os russos esperaram ter um caça seu derrubado…? Se esperassem, suponho que teriam tomado providências ( assumindo que não são incompetentes )… Logo, o susto foi russo… Lógica simples Topol…
3 – O IFF interroga o sinal emitido pelo transponder e diz se é civil, amigo e inimigo. O radar secundário capta a emissão do transponder e plota na tela… Não operam separados… E seja como for, ainda é um plot com alguns dados… E quantos casos não existem de aeronaves civis derrubadas por meios militares…? Cacas acontecem, Topol… E os russos são mestres nisso, sendo protagonistas dos piores absurdos nesse meio…
Se Putin fez isso, então podemos assumir que ele está colocando a aviação em todo aquele setor em risco…
Bem que o colega tentou mas não me convenceu… O S-400 é perfeito para essa tarefa, e tem todas as opções para identificar amigos de inimigos e aeronaves civis… a menos que os covardes turcos utilizem sistemas transponder civis em aparelhos militares a exemplo do que faziam os iranianos com seus F-14 para tentar enganar a anti aérea da USN, tornando a decisão de abater ou não bastante complicada… o exemplo que citei de 1987 foi exatamente isso…
O S-400 vai é colocar em risco toda a aviação daquele setor, isso sim…
Vai mesmo ué… afinal é para isso que ele serve.
Menos os civis que não mais poderão voar por ali. E os caças da VKS que terão carta branca…
O resto estará em risco sim .
resposta turca em relacao a implantacao do sistema de bateria aerea s_400 :
mantenha nossos avioes em solo kkkkk !
Vai ser uma ótima oportunidade, para ambos os lados (russos e ocidentais), “treinarem” e catalogarem informações de como se comportarão numa situação real.
Até mais!!!
………….bem, o que se sabe é que tem turcos ajudando a canalha “rebelde”e os russos dessa vez não errarão, pintou na área, se ferra…serão bombardeios sobre bombardeios…o que realmente falta é mais tropa no chão pra garantir a posse real do terreno conquistado à corja……………..
Agora pergunta para o governo,e a oposição de nosso país.Vamos comprar umas baterias dessas, para proteção de nosso país? Não, não precisa disso, não temos inimigos,a muralha do Atlântico nos defende e no mais se tiver guerra os EUA vem nos ajudar.
Na verdade, como é tecnologia sensível, considero praticamente impossível que Moscou exporte esses “brinquedos” e, caso haja uma versão de exportação, ela deve ser incomparavelmente mais cara que o pantsir além de muito menos poderosa que a versão aqui apresentada.
Renato,
Não é uma questão de ter ou não inimigos…
A série de sistemas S-300/400 é predominantemente anti balística… Daí que a ameaça de mísseis balísticos virtualmente inexiste no continente ( e nem existirá no futuro previsível ).
As maiores ameaças, de longe, são armas guiadas lançadas por caças, de modo que a prioridade maior são sistemas counter PGM ( Tor M2, Pantsir, BAMSE )… E um sistema como o Buk já seria o suficiente para negar o espaço aéreo imediato.
Mas, se o S-300 vier com mísseis da série 9M96, então não vejo porque não adota-lo. Seria excepcional contra aeronaves e outras munições de longo alcance…
_RR_ ,
Um sistema que poderia ser ideal para o Brasil seria o S-350 qual sua opinião a respeito desse sistema que mencionei? Desde de já agradeço a resposta
Caro Marcio,
Considero o S-350 uma aposta mais racional que o S-300 ( aliás, ele nasceu pra substituir o S-300 na variante ‘PS’ ). Também utiliza os mísseis da série 9M96, além da série 9M100. Em tese, pega do nível do Pantsir e cobre até um nível acima do Buk.
O S-400 ( dotados de mísseis 48N6DM ou da série 48H6 ) até seria interessante se se pretendesse deter ataques balísticos em grandes centros populacionais. Mas ocorre que não existe essa ameaça em nosso TO. E mesmo que houvesse, os mísseis balísticos necessários para atacar os principais centros teriam que ser de longuíssimo alcance; e logo, temo que seria algo além do perfil do próprio S-400…
A maior utilidade que veria pra o S-400 ( lotado com os mísseis que citei acima ) em nosso TO, seria para negar espaço aéreo a possíveis aeronaves ELINT/SIGINT ( ou outros tipos dotados de radares com capacidade SAR/SLAR ) sobre grandes concentrações de forças ou alvos estratégicos, mas receio que isso o seria em sua configuração máxima ( algo que duvido que os russos venderiam, por força do tratado MTCR ).
Saudações.
_RR_:
“A série de sistemas S-300/400 é predominantemente anti balística…”
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De onde vc tirou esta afirmação? porque:
S-400 – Tipos de alvos:
– Bombardeiros estratégicos, como a B-1, FB-111 e B-52H
– Aviões de guerra eletrônica, tais como a EF-111A e EA-6
– Aviões de reconhecimento, tais como TR-1
– De alerta antecipado, aviões radar, como o E-3A e E-2C
– Caças como o F-15, F-16, F-35 e F-22
– Bombardeiros stealth, como o B-2 e F-117A
– Mísseis de cruzeiro estratégicos, como o Tomahawk
– Mísseis balísticos (alcance de até 3.500 km.
(Wikipédia)
Com esse poderoso sistema os F-16 turcos vão ouvir muito o sinal de alerta radar de que estão sendo iluminados pra desespero deles.
VEJAM O TAMANHO DA PATA DO URSO,,,,,,!!!!!!!!!!!!!
“Isso significa que qualquer caça pode voar somente em espaço aéreo sírio “com permissão” de Moscou, diz a CNN.”
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Bem observado: DIZ A CNN…
Na própria matéria mais adiante está escrito:
“Outro militar dos EUA disse que o S-400 “não deve” influenciar as ações da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos “Nós não temos nenhuma intenção de interferir com suas operações (da Rússia), e eles não têm a intenção de interferir no nosso. Nós não temos nenhuma razão para apontar-nos uns aos outros”, disse a fonte.”
Acho que é mais por aí que a banda vai tocar…
O que os russos tão fazendo é de uma forma indireta negar o espaço aéreo pra aeronaves indesejadas e desencorajar tentativas de ataques por países não muito amigos,ou seja o recado foi dado quem quiser pagar pra ver verá.
agora quero ver se os turcos sao machos mesmo, se vao ter a coragem de atacar alvos na siria ou da siria.
Nossos inimigos já estão aqui dentro tentando entregar nosso petróleo…
Muito boa colocação! Mas eu acho, quase certeza, que qualquer aeronave que voe nesse espaço aereo, sem ser russa ou sem permissão russa, vai ser iluminada e travada, só aguardando o apertar do botão para o lançamento. Mas é o que vc falou, existem varias formas de agir, e o sistema iluminando e mandando alertas de travamento direto no caça, principalmente os caças turcos, que ja devem ser iluminados e travados já minutos depois de decolar no sul do pais, ja deve mexer e muito com o piloto.
Amigos,
Entendo que a proteção dada por esse sistema SAM é relativa…
Tudo depende das regras de engajamento que forem adotadas pelos russos…
Se decidirem atacar somente se forem atacados, então caças russos podem cair antes de algum SAM efetivamente destruir algum caça turco… É uma questão “física”… O tempo decorrido entre um caça turco lançar suas armas ( digamos um AIM-120 lançado no extremo de seu alcance efetivo no modo “fire and forget” ) e a reação do SAM em terra, já seria suficiente para uma evasão do caça turco, que poderia se colocar fora do alcance efetivo dos petardos do sistema russo antes mesmo deles serem lançados…
Se optarem por estabelecer uma zona de ameaça ao redor de uma determinada aeronave ( isto é, qualquer aeronave que se aproximar de uma aeronave russa a determinada distância passa a ser um alvo ), e resolverem engajar qualquer alvo nessa zona sem aviso, então podem lograr êxito… Mas isso, pelo que entendo, poderia se considerar um violação do espaço aéreo da Turquia, caso o míssil atravesse para território turco. E mesmo a emissão de um alerta para não se aproximar poderia ser considerada “ilegal”, caso o caça turco estivesse muito adentro de seu território ( seria como tentar estabelecer uma zona de exclusão dentro da própria Turquia )…
Enfim, se considerarmos apenas dentro do aspecto das operações russas na síria, dispor do S-400 é algo sem sentido, posto o adversário não operar armas que exijam o seu emprego ( a menos que os insurgentes venham a ter armas balísticas de pequeno porte, como o Hamas )…
E mais: se o objetivo de Putin for também jogar pra sua torcida, o tiro pode sair pela culatra… Se um caça russo for derrubado e o agressor conseguir se evadir ( o que pode acontecer ), então ele seria acusado de incompetente… E há ainda o risco pior de se engajar algo que não seja militar ou seja neutro, o que apenas complicaria as coisas ( lembremos que operador nenhum de SAM pode literalmente ver o que engaja )… Logo, se for para dar proteção aos caças russos, melhor contar com os Flankers, que poderiam responder mais rapidamente e identificar visualmente uma ameaça ( se a situação assim permitir ), além de mudar os parâmetros das missões para evitarem ir muito próximo a território turco…
RR,
tudo neste mundo é relativo e em constante mutação, nada é absoluto…
Exato Fred.
Fui o que quis demonstrar com meu comentário quando disse que depende das regras de engajamento.
RR
1° – O S-400, além da capacidade anti balística, possui também capacidade de engajar caças , drones, mísseis de cruzeiro, bombardeiros, jumbos, zepelins, balões, ou OVNIs em geral dentro de seu raio de ação, portanto sua utilização está justificada para implantar e se fazer efetiva uma zona de exclusão aérea, ou seja, negação do espaço aéreo, e já está funcionando…
2° – Depois desse susto que a Turquia está levando nem eles mesmos vão querer mais sobrevoar aquele apêndice territorial de seu país fronteiriço com a Síria… praticamente a Rússia agirá impunemente em uma larga faixa do espaço aéreo turco sem mais nenhuma intromissão, pois estando a 200 km da fronteira os F-16 já poderão “sentir” as emissões do S-400 em seu RWRs, ou seja , risco iminente. RTB
3º – Quanto a nenhum operador de SAM saber o que engaja isso é relativo… ele tem como saber se o contato observado é da sua equipe ou não através do IFF, se for trem carta branca… se não for, por que está ali ??? ou seja tem grandes chances de ser dar mal, e ainda estar errado por não respeitar uma zona de exclusão… mesmo assim os operadores no centro de comando da bateria S-400 tem como saber que tipo de aeronave se trata o contato detectado, se está emitindo algum sinal pode ser estabelecido que “classe” de aparelho é essa, se é um avião de passageiros ou uma aeronave militar, nesse caso de dúvida existem regras de contato via rádio, se não houver resposta a regra é derrubar… Não é essa a justificativa da agora trêmula Turquia sobre o abate do SU-24 ? Não foi assim que os EUA derrubaram o voo iraniano em 87 ??? Pois então, é a mesma coisa.
Saudações ao colega.
Caro Topol…
1 – Sim… Sei que podem engajar até um pardal e negar o espaço a sua volta… A questão que exponho não é essa…
2 – Ao que me consta, a implantação do sistema russo foi uma reação a ação turca. Logo, não foram os turcos que tomaram o “susto”… No mais, como já expliquei acima, a proteção é relativa e vai depender das regras de engajamento adotadas pelos russos… Será que os russos vão ter peito de abater um F-16 turco 100km adentro do território turco sem serem atacados? Se o fizerem, são retardados ( pra dizer o mínimo )…
3 – Não tem nada de relativo no que o operador pode ou não ver… Tudo o que ele tem é um plot em sua tela com um código de identificação… E só… Apenas uma aeronave pode identificar visualmente um alvo.
Guiar-se pelo IFF pode ser problemático… Aquela não é uma situação convencional, Topol… Engajar só pelo IFF pode representar uma agressão a um meio neutro, que evidentemente não estará compartilhando seu sinal. E será que os russos vão ser capazes de diferenciar um aeronave de passageiros de um cargueiro militar ou de um tipo ELINT? Se os russos querem confusão, esse é o caminho. Aliás, o exemplo que citou do voo iraniano se enquadra no tipo de caca que pode acontecer…
Mas, por outro lado, pode ser que sejam mesmo escroques ao ponto de atirar em tudo o que virem… Afinal de contas, o histórico russo não é dos melhores…
1- Se o nobre colega afirma aqui que sabe que o S-400 pode engajar qualquer tipo de alvo aéreo mas declara em comentário anterior que a utilização do mesmo só seria justificada se houvessem ameaças de mísseis balísticos, acho que não se fez claro em algum dos dois comentários pois está havendo “discordância de ordem”
2 – Em absoluto que o susto foi e está sendo turco… Todos sabemos o conteúdo da reunião da OTAN onde a ação turca foi reprovada. A OTAN, a luz das cameras, delara apoio a Turqui enquanto nos bastidores corre para por panos quentes sobre a contenda.
Da mesma forma EUA já se pronunciaram, há post aqui mesmo no DAN com as declarações do General americano referindo-se a rixa como “problema entre Rússia e Turquia”…
E agora uma faixa de seu próprio espaço aéreo em que nem eles mesmo poderão mais voar com segurança…
Erdogan esperava por isso ? Não. Então foram três sustos dos bons…
3 – O operador do radar não verá nada além de um ponto em sua tela, é verdade, mas tem como saber se esse ponto faz parte das forças amigas ou não… ele também tem como saber se é uma aeronave civil de passageiros ou um cargueiro através dos planos de voo que deverão ser previamente anunciados ou o mais lógico que é através do TRANSPONDER… instalados em aeronaves esses dispositivos respondem a sinais interrogadores do radar secundário, no caso o radar do S-400, fornecendo os dados de velocidade distancia, etc…
Se o contato no radar não for reconhecido pelo IFF e não estiver com o transponder ligado ou se o mesmo não corresponder aos “pacotes de perguntas eletronicas” do radar automaticamente será considerado hostil, e COM JUSTIFICATIVA PARA ABATE.
E o mais grave disso é que Putin já se pronunciou que TODOS OS CONTATOS NÃO IDENTIFICADOS NO ESPAÇO AÉREO SÍRIO OU QUE REPRESENTEM AMEAÇA A SEUS HOMENS E AS OPERAÇÕES SERÃO DESTRUÍDOS.
Portanto acho bom os turcos terem a cabeça no lugar, abaixarem a bola, (coisa que acredito que farão) pois o cara lá do Kremlin não está para brincadeiras e se não se submeterem as regras russas a partir de agora em poucos dias teremos uma escalada no conflito.
Topol…
1- Se é para dar proteção, outros sistemas podem fazer… Aliás, a melhor coisa seria a escolta dos caças, que podem dar pronta resposta e afugentar qualquer agressor… O fato de eu reconhecer que o S-400 possa fazer o serviço, não significa que eu o considere a melhor opção ou a opção lógica. Não misture as coisas…
2 – Porque o S-400 está lá…? Porque os turcos derrubaram um caça… Ou por acaso os russos esperaram ter um caça seu derrubado…? Se esperassem, suponho que teriam tomado providências ( assumindo que não são incompetentes )… Logo, o susto foi russo… Lógica simples Topol…
3 – O IFF interroga o sinal emitido pelo transponder e diz se é civil, amigo e inimigo. O radar secundário capta a emissão do transponder e plota na tela… Não operam separados… E seja como for, ainda é um plot com alguns dados… E quantos casos não existem de aeronaves civis derrubadas por meios militares…? Cacas acontecem, Topol… E os russos são mestres nisso, sendo protagonistas dos piores absurdos nesse meio…
Se Putin fez isso, então podemos assumir que ele está colocando a aviação em todo aquele setor em risco…
Bem que o colega tentou mas não me convenceu… O S-400 é perfeito para essa tarefa, e tem todas as opções para identificar amigos de inimigos e aeronaves civis… a menos que os covardes turcos utilizem sistemas transponder civis em aparelhos militares a exemplo do que faziam os iranianos com seus F-14 para tentar enganar a anti aérea da USN, tornando a decisão de abater ou não bastante complicada… o exemplo que citei de 1987 foi exatamente isso…
O S-400 vai é colocar em risco toda a aviação daquele setor, isso sim…
Vai mesmo ué… afinal é para isso que ele serve.
Menos os civis que não mais poderão voar por ali. E os caças da VKS que terão carta branca…
O resto estará em risco sim .
resposta turca em relacao a implantacao do sistema de bateria aerea s_400 :
mantenha nossos avioes em solo kkkkk !
Agora pergunta para o governo,e a oposição de nosso país.Vamos comprar umas baterias dessas, para proteção de nosso país? Não, não precisa disso, não temos inimigos,a muralha do Atlântico nos defende e no mais se tiver guerra os EUA vem nos ajudar.
Na verdade, como é tecnologia sensível, considero praticamente impossível que Moscou exporte esses “brinquedos” e, caso haja uma versão de exportação, ela deve ser incomparavelmente mais cara que o pantsir além de muito menos poderosa que a versão aqui apresentada.
Renato,
Não é uma questão de ter ou não inimigos…
A série de sistemas S-300/400 é predominantemente anti balística… Daí que a ameaça de mísseis balísticos virtualmente inexiste no continente ( e nem existirá no futuro previsível ).
As maiores ameaças, de longe, são armas guiadas lançadas por caças, de modo que a prioridade maior são sistemas counter PGM ( Tor M2, Pantsir, BAMSE )… E um sistema como o Buk já seria o suficiente para negar o espaço aéreo imediato.
Mas, se o S-300 vier com mísseis da série 9M96, então não vejo porque não adota-lo. Seria excepcional contra aeronaves e outras munições de longo alcance…
_RR_ ,
Um sistema que poderia ser ideal para o Brasil seria o S-350 qual sua opinião a respeito desse sistema que mencionei? Desde de já agradeço a resposta
Caro Marcio,
Considero o S-350 uma aposta mais racional que o S-300 ( aliás, ele nasceu pra substituir o S-300 na variante ‘PS’ ). Também utiliza os mísseis da série 9M96, além da série 9M100. Em tese, pega do nível do Pantsir e cobre até um nível acima do Buk.
O S-400 ( dotados de mísseis 48N6DM ou da série 48H6 ) até seria interessante se se pretendesse deter ataques balísticos em grandes centros populacionais. Mas ocorre que não existe essa ameaça em nosso TO. E mesmo que houvesse, os mísseis balísticos necessários para atacar os principais centros teriam que ser de longuíssimo alcance; e logo, temo que seria algo além do perfil do próprio S-400…
A maior utilidade que veria pra o S-400 ( lotado com os mísseis que citei acima ) em nosso TO, seria para negar espaço aéreo a possíveis aeronaves ELINT/SIGINT ( ou outros tipos dotados de radares com capacidade SAR/SLAR ) sobre grandes concentrações de forças ou alvos estratégicos, mas receio que isso o seria em sua configuração máxima ( algo que duvido que os russos venderiam, por força do tratado MTCR ).
Saudações.
_RR_:
“A série de sistemas S-300/400 é predominantemente anti balística…”
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De onde vc tirou esta afirmação? porque:
S-400 – Tipos de alvos:
– Bombardeiros estratégicos, como a B-1, FB-111 e B-52H
– Aviões de guerra eletrônica, tais como a EF-111A e EA-6
– Aviões de reconhecimento, tais como TR-1
– De alerta antecipado, aviões radar, como o E-3A e E-2C
– Caças como o F-15, F-16, F-35 e F-22
– Bombardeiros stealth, como o B-2 e F-117A
– Mísseis de cruzeiro estratégicos, como o Tomahawk
– Mísseis balísticos (alcance de até 3.500 km.
(Wikipédia)
Com esse poderoso sistema os F-16 turcos vão ouvir muito o sinal de alerta radar de que estão sendo iluminados pra desespero deles.
VEJAM O TAMANHO DA PATA DO URSO,,,,,,!!!!!!!!!!!!!