Segundo caça F-18C do USMC caiu em menos de uma semana. Esta falha vem apenas dias depois de um acidente com outro F-18C que matou o Major Sterling Norton última sexta-feira.
Fallon – Um piloto ejetou com segurança antes de um avião de combate cair cerca de 10 milhas a sudeste da Naval Air Station Fallon nesta terça-feira, segundo um porta-voz da Air Station.
O avião, um caça F/A-18C, estava em um voo de check funcional quando uma emergência ocorreu e teve que voltar para a base, disse Zip Upham, oficial de relações públicas da NAS Fallon.
O Gabinete do Xerife do Condado de Churchill disse que o acidente aconteceu por volta de 10:45.
Um comunicado da NAS disse, “o avião estava em um voo de treinamento de rotina na área e estava retornando à base quando ocorreu o acidente. A causa do acidente está sob investigação neste momento.”
O piloto ejetado foi transportado para um centro médico na base, e em seguida, mais tarde, para Banner Churchill Hospital em Fallon.
Não havia nenhuma notícia ainda sobre a sua condição, embora Upham tenha dito que o piloto estava caminhando quando foi levado. Como os pilotos podem ser feridos devido à natureza violenta de uma ejeção, a capacidade do piloto em andar está sendo tomada como um bom sinal, acrescentou.
As operações de voo na NAS foram interrompidos para o dia, embora Upham disse que as autoridades esperam retomar as operações de voo até quarta-feira de manhã. O jato estava emprestado a um esquadrão do US Marine Corps, e geralmente é pilotado por pilotos de aviação naval do Naval Aviation Warfighting Development Center.
Pilotos que voam F/A 18Cs devem ter vasta experiência, disse Upham. Pilotos com pouca experiência não estão autorizados a realizar voos de verificação pós-manutenção.
A Marinha dos EUA fechou a área do acidente para remover os destroços, e uma investigação será realizada para determinar a causa exata.
FONTE: mynews4.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Ai se fosse no Brasil ou Russia ou etc… teria um milhão de bla bla bla
A meta do USMC é que os últimos FA-18s sejam retirados em 2029 quando então terão sido adquiridos os mais de 400 F-35s
das versões “B” e também da versão “C” esta última a ser adquirida em maior número pela US Navy.
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Resta saber se a queda das 2 aeronaves em espaço de tempo tão reduzido foi uma coincidência ou estariam sofrendo de
“fadiga material” …de qualquer forma é ruim para uma força que tem uma disponibilidade baixa para emprego e treinamento e está mesmo “ressuscitando” aeronaves antigas tirando-as do “deserto”.