A Força Expedicionária Brasileira (FEB) protagonizou uma das maiores conquistas em sua participação na 2ª Guerra Mundial: a Tomada de Monte Castelo!
Baluarte defensivo, pela sua pujança de relevo e dominância tática, sua conquista permitiria o avanço das tropas aliadas em direção à Alemanha!
Tal ação ofensiva contribuiria – decisivamente – para a capitulação dos Estados que compunham o Eixo.
Essa batalha foi um marco para a Campanha da FEB em solo italiano!
Prezado Claudio, essa geraca praticamente ja nao existe mais infelizmente, qdo muito ainda temos a geracao de nossos pais ja na casa dos 80 . A minha geracao ja esta na casa dos 60 e infelizxmente vejo e sinto hoje em dia q meus filhos sao totalmente alheios e omissos em relacao aos destinos do Brasil. Nao adiantou antes e menos ainda agora abrir qualquer discussao c relacao aos rumos de nossa nacao. O q vejo e sinto diariamente eh a total ignorancia desta geracao na faixa dos 40 em relacao a politica e outras coisas. O resultado previsivel futuro eh cada vez mais sombrio e como vc mesmo frisou…….um pais alienado, sem fibra, sem rumo, obtuso e sem perspectivas. Sds
Não há dúvida que foi um marco para a FEB…mas…daí citar que foi “decisiva para o avanço das tropas aliadas em direção
à Alemanha” ? A Itália foi um palco secundário, enquanto nesse mesmo período, fevereiro/março os alemães perderam mais
de 400 mil homens entre mortos, feridos e prisioneiros de guerra apenas na frente ocidental…tanto os EUA como os soviéticos que atuavam na frente oriental estavam a poucas semanas de entrar no território alemão em fevereiro.
Salve brava gente brasileira! Que os remanescentes desta geração viril, nos sirva de guias para um País sem fibra e sem rumo!
Brasil Urra!!!