Um oficial da FAB presente na International Fighter Conference em Londres, afirmou que 108 caças multi-função Gripen NG, serão adquiridos para a FAB.
O Gripen irá inicialmente substituir os caças Dassault Mirage 2000C que já foram aposentados, e, eventualmente, os Northrop F-5EM e aeronaves Embraer A-1M, que ainda estão em serviço.
“Tivemos em 2007 um estudo de viabilidade para imaginar cenários futuros”, diz o oficial. “Eles chegaram a esse número final com base nos requisitos para o futuro.”
Os 108 Gripens serão entregues em três lotes, e embora ainda não tenha sido decidido quantos destes serão monoplaces e quantos serão biplaces, de acordo com os termos do contrato assinado em outubro, oito Gripens do primeiro lote de 36, serão biplaces.
O Brasil tem conversado com a Marinha dos EUA em relação ao mix ideal de monoplaces e biplaces para as necessidades da força, além da Força Aérea Sul-Africana, que também opera o Gripen.
“Segundo o oficial, nós estamos avaliando o numero de aeronaves mono e biplace”, acrescenta.
Saab
Quinze aeronaves do primeiro lote serão totalmente construídas no Brasil, enquanto as outras 21, serão fabricadas por engenheiros brasileiros e suecos.
Seguindo a Estratégia Nacional de Defesa do Brasil, lançada em 2008, todos os contratos de defesa devem favorecer a indústria local, 80% dos contratos Aeroestruturas serão oferecidos à indústria brasileira, diz o oficial.
Enquanto isso, o míssil ar-ar A-Darter da Denel Dynamics que será integrado para os Gripens brasileiros receberão sua qualificação final “na próxima semana”, diz o oficial.
“Eles equiparão os Gripens que esperamos ter em 2019.”
O Gripen também terá o míssil nacional anti-radiação MAR-1 da MECTRON.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Flightglobal
Afinal de contas, quantos caças seriam necessários para proteger 8,5 milhões de km2 e mais de 200 milhões de patrícios e toda a infra estrutura existente aqui? Já li em publicações, número que vão de no mínimo 300 a até 1.200, como o ideal. E daí me pergunto 108 + 48, totalizando 156 vetores,não seriam muito poucos? Claro que a força aérea ainda tem aviões de transporte, revo, alerta antecipado, helicópteros e outros meios. Mas quase 70 mil militares na força aérea para somente 108 caças? É isso mesmo? Se ainda tivessemos uma base de lançamento de mísseis anti aéreos de médio e longo alcance, espalhados por todo território, ainda dava para entender, mas os sistemas de mísseis ainda são mais, frágeis do que a proteção por dog fight. E então, quantos seriam necessários, para uma defesa de “respeito”?
Tem razão com pouco mais de 5 bi US daria para contratar esses 108, não era 50mi cada? Conta de padaria sem contar todo o “pacote”…. Esse “pacote” nos custará o equivalente ao dobro do número de células!!! Mas o foco será o “benefício” que o “pacote” trará… Estamos vendo o “excelente” custo-benefício dos diversos “pacotes” com ToT das classes de navios patrulha, o “pacote” do KC que não está cumprindo com os empregos prometidos, o “pacote” dos “Super Cougar” que com certeza, pelo valor dos 50 pedidos, fará de Itajuba o maior polo de fabricação de Hélis do hemisfério sul quiçá do MUNDO!!! Como eu, ninguém aqui sabe fazer conta, então vamos considerar que foi só um delírio momentâneo meu… O que importa “custe o que custar”, enquanto durarem os contratos, teremos tecnologia!!!!
Para o pessoal que os caças demorarão muito para serem entregues, mas a maior parte do tempo é o desenvolvimento do caça, que será um caça muito mais avançado que os que estão sendo usados pela Suécia hoje, e concerteza terá muitas caracteristcas stealth.
E com toda certeza estaremos, la pra 2019, desenvolvendo em conjunto, Embraer e Saab, um caça de quinta geração!
Rafa, AMX supersônico isso non pode ecxistir, teria que redesenhar tudo, nova motorização?A FAB já estudou, e chegou a conclusão que o motor atual é bom e confiável, muito confiável e resistente, logo decidiram “modernizar” algumas peças do motor tornando o mesmo mais eficiente.
Na verdade se for para substituir a atual frota de caças F-5M e A-1 todos por apenas 108 Gripen NG assim como é da vontade da FAB a nossa força aérea estará reduzindo em números, porém o salto qualitativo que o novo vetor oferecerá compensará essa diminuição na quantidade de aeronaves com uma maior versatilidade no cumprimento da missão.
Minha atenção esta voltada para o inicio de entrega dos 36 caças do contrato assinado, o restante virá gradativamente para substituir o F-5M o A-1 que um dia foi muito importante para a FAB e para a Embraer, mas na verdade estes dias passaram, de uma aeronave de médio porte dedicada exclusivamente para o ataque, dentro de cenário sul americano ainda é uma projeção de força, mas dentro de uma guerra moderna sua sobrevivência seria difícil.
levando em conta o atraso desse avião em relação ao panorama geral(já existem caças de quinta geração quase entrando em operação em grande numero de paises), é necessario que a SAAB dê um banho stealth no gripen NG, o colocando mais próximo da quinta geração e bem a frente do resto da quarta geração. Como o caça é pequeno, o problema poderia ser resolvido com materias absorvedores de “ondas de radar”, sem necessidade de grandes mudanças na estrutura. No combate BVR já daria uma bela diferença em relação ao caças atuais e evitaria que o grifo leve uma surra do F-35. Inclusive a FAB já tem pesquisas desse tipo de produto, criando uma “tinta” que absorve cerca de 90% dos sinais dos radares, oque já diminui pela metade a distancia em que o avião pode ser detectado pelo inimigo.
Acho interessante que esse governo vive as custas de propaganda falsa, vc comprar aeronaves modernas e ao mesmo tempo mandar o efetivo pra casa antes do almoço da sexta feira , e retornar o efetivo na segunda depois do almoço por não poder bancar a refeição e ridículo. Todos esses projetos so visam desvio de dinheiro, infelizmente .
Pessoal, desculpe a ignorância, mas hoje o AMX ja esta velho!, daqui 5 anos estada mais velhos ainda, a estrutura toda da aeronave envelhece, as ligas , tudo…vc querer colocar ainda uma turbina mais possante num caco desses, mais barato e seguro trocar a aeronave…fora que ele foi projetado para voar subsônico , sua aerodinâmica etc…Ou seja..essas reformas so servem para dar dinheiro as empresas escolhidas a dedo pelo governo…o resultado sera sempre de uma AERONAVE REMENDADA,.Risos
Mauricio Matos eu acho que não estaremos tão atrasados assim, 2024 a gente recebe o ultimo gripen ng do lote dos 36, acredito que até lá ja haverá a encomenda dos outros 54 aparelhos, os estudos de produção de um caça 5ª geração já estarão em fase bem avançada, e os 24 aparelhos da marinha já sob encomenda, Em 2030 a FAB estará apenas um degrau a menos das forças aéreas dos Estados Unidos, Russia e China. Teremos uns 8 anos de desfasamento em relação a concorrência ( F-35 JSF, J-31, PAK-FA).
Precisaríamos acelerar esse processo, caso este número se confirmasse, pois até recebermos esse último lote estaríamos atrasados tecnologicamente em muitos anos, haja vista que já estamos uns 15 anos, devido aos programas FX e FX2! Poderíamos, desde já, começarmos a tratar de uma parceria para um vetor de quinta geração, como o FS 2020 da própria SAAB, já para desenvolvimento, paralelo ao Gripen-NG, com provável entrega, aqui, para 2030 ou algo próximo! Talvez o último lote devesse ser desse último, com 36 FS 2020!
mais umas 72 aeronaves fs2020 e ja ta beleza
cosiderando as demais forcas aereas da AL
Se conseguimos chegar a esse numero de 108 caças seria uma boa o problema é acreditar que chegaremos a essa quantidade ai são outros quinhentos se ideia sair do papel deve ser lá por volta de 2040 0u 2050 até lá americanos ,russos e talvez os chineses vão está com seus caças de 6º geração já operacionais. Vamos continuar atrasados como estamos a mais de 15 anos temos que combinar com nossos vizinhos principalmente Chile, Peru , Venezuela eles não ficar parados no tempo . A FAB poderia comprar mais um lote de 36 e partir ou com a própria SAAB ou outro parceiro num desenvolvimento de caça de 5º ou 6º completando esses até chegar a esse numero de 108 caças.
Prezados, bom dia.
Tendo em vista que o Gripen NG-BR será um vetor multirole e de capacidade bastante superior aos atuais disponíveis na FAB, o número divulgado, quando concretizado, representará um grande salto operacional da Força, condizente com o que se projeta para o futuro do País. Considerando-se, inclusive, 108 aeronaves como o piso, o número mínimo.
Soma-se a isto a possibilidade de o Sea Gripen emplacar, com cerca de 48 vetores (24 em cada uma das duas esquadras, como é aspirado pela MB), bem como o desenvolvimento e a implementação de todos os projetos acalentados nos meios de Defesa e o País, de fato, começará a dissuadir eficazmente qualquer ameaça regional e poderá, de forma séria, a pensar em assumir algumas responsabilidades no cenário externo que o conduzam ao Assento Permanente no CS da ONU.
Os Gripen NG poderão substituir qualquer avião de combate moderno, especialmente no cenário futuro. A questão é o custo dessa aquisição para a FAB. Mas, em uns 10 anos, o alto investimento no Gripen NG poderá começar retornar na forma de venda externas e aplicação de tecnologias em diversos setores da indústrias na forma de Offsets. Gostaria de saber se na conta estão incluídos o futuro desenvolvimento do Sea Gripen. Também estou achando que a encomenda do A-Darter para os Gripen tampões está demorando um pouco, já que eles estão previstos para 2016!
Agora é so fazer contas : 24 caças GRIPEN NG-BR (argentina) + 108 caças GRIPEN NG-BR(fab) + 48 caças SEA-GRIPEN NG-BR( marinha) + 60 caças FS2020 GRIPEN-NX (5ª geracão) = 240 unidades .
É muita demanda para a SAAB e para a EMBRAER, mas serão 30 anos de muito trabalho , espero que as encomendas não parem por aqui. O brasil apostou bem, Sendo um NG uma plataforma em desenvolvimento, somente espero que a nacionalização dos itens do avião atinjam os 90 % no mínimo.
O Reino Unido fornece algumas partes do Gripen, com isso eles tem poder de veto na venda da aeronave, e já disseram que a Argentina não poderá adquirir os Gripen, portanto pode tirar esses 24 caças da conta.
Sim…a saída para a Argentina é adquirir caças Ching-Lings ou Russos, mas mesmo assim acredito que a Rússia possa vetar alguma coisa, já a China é só balançar as verdinhas que eles vendem na hora, apesar dos caças serem uma incógnita.
Realmente um oficial da FAB falou esse número de 108 aeronaves, porém a FAB de forma rápida tratou de dizer que não existe um contrato para tantas aeronaves, e sim apenas o original de 36. Portanto 108 caças é apenas especulação por hora! Espero que isso se torne realidade, ou até mais que esse número, mas no momento temos que nos contentar com os 36 que começarão ser entregues em 2019.
Interessante ,espero que a FAB possa aumentar este número com um possível caça de 5ª geração ,além da MB !
Pensando num cronograma final de entrega do último Gripen a ser em 2035 já deveríamos estar pensando em 6ª Geração… Quem sabe com o know-how dele não possamos desenvolver nosso primeiro caça nacional 6g
Bem… o próprio Saito havia confirmado que se a aeronave comprovasse suas capacidades e a SAAB cumprisse o prometido durante o FX-2 sairia uma encomenda adicional de 50 aeronaves, em um total final de 86 caças. Más claro se for 108 ou 144 certamente eu ficaria mais satisfeito (e protegido).
Não acho que o Gripen substitui o Amx, esses ainda são e serão por muitos anos um caça de ataque ótimo, mas ainda acho que seu programa de modernização esta muito tímido, poderiam ser re-motorizados, inclusive adicionando o GE 414 sem pós combustor, ou com pós combustor tornando o A-1 um caça supersônico, claro com os devidos reforços estruturais pontuais, pelo menos para atingir mach 1.5, atuando com alta performance nas suas missões de ataque… um abraço a todos !
Tenho dúvidas quanto ao desempenho do AMX em regime supersônico devido ao perfil das asas, acredito que o regime subsônico seria mais apropriado e sem duvida um dueto com o Gripen seria fantástico …
Com aquela asa alta, aço pouco provável o AMX suportar um GE 414 com PC. Mas uma remotorização seria bem vinda.
Acho que criaria um Frankenstein-fighter! grande abs
RAfa, por o Gripen ser um Multi Role Jet Fight ele pode sim muito bem cumprir a função do AMX. o AMX vem de uma época em que as aeronaves eram mais divididas entre superioridade aérea, ataque e reconhecimento. Com caças como SH essa distância vem diminuindo, e o Griepn dá conta disso tudo. É inviável e impossível modernizar o A-1 pra ser supersônico pra qualquer um, é dispendioso e desnecessário, pra ser um caça da ataque ele tem que ter uma velocidade menor mesmo, fora que teriam que redesenhar as entradas de ar, fuselagem, asas, tudo, teria que ser um novo caça, e isso seria caro demais. O AMX continua cumprindo bem seu papel e vai cumprir até os Gripens chegarem. Abç!
correções, Multi Role Jet Fighter** e Gripen, desconsidere esses erros grotescos, estou no celular hahaha
Podia pelo menos evitar o anglicanismo. Caça multimissão ou multifunção está muito mais adequado.
A plataforma Gripen é mais voltado para interceptação do que para ataque, o AMX foi projetado para essa missão de ataque/bombardeio e com certeza sua manutenção na FAB é essencial.
Adicionar o GE 414 (sem pós combustor) seria interessante no sentido de padronizar a frota, diminuir custo de manutenção, talves aumentando autonomia por ser um motor moderno que leva em consideração o consumo x potencia desde a planta.
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A GE 414 não cabe no AMX .
Ia precisar redesenhar td caça.
Se fosse assim tão fácil, a engenharia aeronáutica sequer seria objeto de estudo. Aliás qualquer um poderia fazer o avião que quisesse. Era só sair montando como se fosse um amontoado de peças.
Talvez, para quem não ficou claro, para substituir o Spay 807 por um Ge 414 é necessário utilizar alguma engenharia aeronáutica, para manter o equilíbrio do vetor.
É apenas uma “sugestão”, algo que seria possível, como por exemplo a conversão dos caças Mirage V em Kfir… Re-motorizado, com novo “bico” mais largo e longo, e reforço nas asas e fuselagem, sem falar dos aviônicos (tipo block 60).
Claro que pensar em um Amx 2 ( ou Super) seria o melhor, já com uma estrutura totalmente melhorada, materiais compostos etc… Lembrando que é apenas uma sugestão, ninguém precisa se sentir ofendido por isso, um abraço!
Os nossos A-1 são para CAS e ataque, não para superioridade aérea ou interceptação. Não tem necessidade alguma de serem supersônicos, não foram feitos para essa tarefa… O que eles precisam é de mais pods designadores Litening, mais bombas com os kits Lizard, mais mísseis MAR-1, lançadore de foguetes Hydra e o ideal mesmo seria os mísseis AS Brinstone… Uma “revisão geral” nos seus motores e fuselagem e um up-grade na suíte eletrônica… Já estariam aptos a mais 15 anos de prontidão…Prontidão de verdade !