Por Jeniffer Gularte
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, levou o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, para uma conversa com o presidente Lula anteontem na Granja do Torto, residência de campo da Presidência. No encontro, Olsen deu explicações a Lula sobre o vídeo alusivo ao Dia do Marinheiro, divulgado no início de dezembro, que irritou o presidente.
No vídeo, a Marinha ironizou a ideia de “privilégios” dos militares, em uma crítica velada ao pacote de ajuste fiscal do Ministério da Fazenda, trazido a público à época, e que incluiu as Forças Armadas. Integrantes da Marinha avaliam que havia a necessidade dessa conversa devido ao desconforto gerado pelo vídeo.
Na ocasião, contrariado, Lula ligou para Múcio e perguntou se ele tinha conhecimento do teor, mas o ministro informou que a gravação foi divulgada sem seu aval. O vídeo, porém, passou pelo crivo do almirante Olsen.
De acordo com interlocutores, Múcio e Olsen deixaram a Granja do Torto, anteontem, com a sensação de que agora o assunto está encerrado. O filme intercalava imagens de integrantes das Forças Armadas em treinamentos com as de civis em momento de lazer, e encerrava com a pergunta: “Privilégios? Vem para a Marinha”.
A contrariedade de Lula foi tamanha que o presidente voltou atrás na ideia, negociada com os comandantes das
Forças Armadas, de uma fase de transição mais gradual para estabelecer a idade mínima de 55 anos para a aposentadoria de militares. A proposta das Forças era de que a idade mínima só fosse adotada totalmente após 2043, mas Lula recuou e optou pelo projeto original da Fazenda, que prevê uma transição até 2031.
Além disso, o desconforto também gerou uma nova orientação, de que campanhas publicitárias produzidas pelas Forças Armadas deverão ter o aval do Ministério da Defesa antes de serem divulgadas.
FONTE: O GLOBO
Interessante…privilégios todos que estão no governo, seja da forma que for, têm, mas um ter que explicar pro maior de todos é, no mínimo, estranho…
Foi a campanha mais burra que a Comunicação Social da Marinha já fez. Já estamos em um governo apoiado por gente que odeia os militares e eles conseguem fazer um vídeo provocativo desses justo na época em que decidem sobre cortes aos militares. Pediram aperto e tomaram.
Nao tem q dar satisfação a este sujeito que daqui 2 anos estará na lixeira da historia de onde nunca saiu, alias.
Esqueceram o triplex, as reformas do.sitio, os bilhões devolvidos, as confissões, apoio a ditaduras, inclusive financeiro?
Clap,clap….
Brasileiro militante tem memória curta,talvez esse desgoverno dos infernos nem chegue ao final do mandato.
O Mundo não aguenta mais essas esquerda hipócrita e cara.
Mucio deveria explicar para o pagador de imposto o objetivo desse video ridículo.
Comandante tentando explicar o inesplicável. Era melhor assumir que esse video foi a pior ação já criada pela comunicação social da marinha, pedir desculpa e se preocupar de fato com as obrigações da marinha.
Longe de querer defender o ParTido, porém apesar daquele vídeo retratar a realidade da maioria do contingente, não deixa de ser hipócrita se olharmos a situação dos altos oficiais.
Segundo divulgado, Olsen recebeu mais de 1 milhão de reais em sua passagem para a reserva em 2023.
Todo mundo sabe que as regalias existem para os altos oficiais, não apenas em relação a ganhos financeiros mas também ao uso de subalternos como empregados particulares e todas aquelas festas e coquetéis regados a espumantes, vinhos finos, lagosta, filé mignon, lombo de bacalhau,etc. E geralmente tudo superfaturado.
Aquele vídeo está mto longe de retratar a realidade. Trabalhei por quase 10 anos na MB e o que vi foi gente demais para meios de menos.
Nossas forças armadas sofrem de um problema crônico, exatamente a justificativa da minha “dispensa” (eu não queria servir mesmo) do serviço militar: excesso de contingente.
Boas , já estamos em 2026 , não aguento mais essa vergonha desse presidente, vai ficar pra história um almirante se desculpando para um criminoso
Uma página que devemos rasgar da história do Brasil
Os mesmos direitos e deveres que assistem os civis devem assistir os militares. Aposentadorias precoces em relação aos civis não devem proceder. Os militares, funcionários de Estado que são, devem se submeter aos planos de governo escolhidos pela população .
Deve ser triste um militar ter que explicar algo à um ex-presidiário…ainda mais se ele consegue entender algo.
Obrigação de todos os servidores do estado dar as explicações necessárias ao chefe do poder Executivo. Sobretudo quando este é eleito de forma democrática. Em relação a ilação de que o nosso atual presidente seja ex-presidiário isso não denigre a sua biografia, pois não é o primeiro nem será o último líder progressista de esquerda a sofrer perseguições e arbitrariedades. Exemplos disso não faltam na história.
Que piada…perseguição?
Esqueceu o triplex e o sitio?
Não sente vergonha adular um descondenado?
É isso, ninguém está acima da democracia e das leis.
Ladrões estão acima da Democracia e das Leis , simples assim
… em que mundo tu vives ?
Basta olhar a quantidade de Fuzis e Armamentos de guerra que estão nas mãos dos Traficantes no Rio.
Todos sabem e ninguém faz Nada
Seja bem vindo ao plante terra 🌎
Não Existe uma VERGONHA 👎 maior que essa ..
Carlos, brasileiro como você, faz sim muita vergonha.