A Taurus, multinacional brasileira e uma das principais fabricantes de armas do mundo, está presente na exposição e conferência do Serviço de Defesa da Ásia (DSA 2024), que acontece de 06 a 09 de maio no Malaysia International Trade and Exhibition Centre (MITEC), em Kuala Lumpur, na Malásia.
A DSA é a maior feira de Defesa e Segurança da Ásia, apresentando as tecnologias mais avançadas do mundo na área. Serão cerca de 1.200 empresas participantes de 60 países, 400 delegações estrangeiras de 45 países e 50 mil visitantes comerciais de 70 países.
O evento tem como parceiros estratégicos o Ministério da Defesa e o Ministério de Assuntos Internos da Malásia, as Forças Armadas e a Polícia Real da Malásia, os Departamentos de Imigração e Alfândega Real e o Conselho da Indústria da Malásia para Defesa, Aplicação e Segurança.
Na ocasião, a Taurus exibe para as principais forças policiais e militares do país e região asiática seu amplo portfólio de produtos e lançamentos desenvolvidos em seu Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE).
A empresa expõe modelos de armas táticas reconhecidos, como o fuzil T4 em variadas versões, nos calibres 5.56, 7.62 e .300 BLK, além da submetralhadora T9 no calibre 9 mm e o fuzil T10 semiautomático de precisão em calibre .308 Win/7,62×51.
No segmento de pistolas, destaque para os modelos TS9 e TH9, nas versões full e compacta, e para a inovadora família de produtos com acabamento em Cerakote® Graphene e com o revolucionário sistema T.O.R.O. (Taurus Optic Ready Option) que, através de placa intercambiável, permite acomodar miras ópticas, entre eles a GX4 XL T.O.R.O. e a nova GX4 CARRY, da série GX4, premiada como Best Value Handgun, pela Ballistic Magazine, e como Handgun of the Year, pela Guns and Ammo Magazine. Em exposição também as pistolas da linha G3, a G3c T.O.R.O. e a G3 Tactical, e a robusta pistola PT92 com armação de alumínio.
Além das armas, os visitantes da DSA 2024 podem conferir também a linha de supressores de alto desempenho e multicalibre da Taurus, voltada para a melhor performance dos profissionais de operações táticas e especiais. Leves, versáteis e com alto padrão de qualidade, os supressores Taurus são os primeiros do mundo a serem produzidos com core único, em Titanium, com cobertura exclusiva em Cerakote® Graphene, e possuem inovador sistemas de anéis. Além disso, reduzem em até 25dB o ruído dos disparos, garantem estabilidade nas armas com menor recuo e permitem um engate rápido.
Mercado asiático de Defesa
Desde 2018, a estratégia de exportações envolvendo a indústria de defesa brasileira passou a ter alguns novos países em foco, como a Malásia, as Filipinas e a Indonésia, no sudeste asiático.
Entre 2018 e 2019 a Taurus venceu duas licitações para fornecimento de pistolas TS9 Striker à Polícia Nacional das Filipinas (Philippines National Police – PNP), totalizando o fornecimento de 20 mil unidades no período. No ano de 2022, a Polícia Nacional das Filipinas aprovou outros dois grandes lotes de pistolas TS9 Striker, sendo entregues mais 9.500 pistolas Taurus para a instituição.
Em 2021, o fuzil T4 calibre 5,56mm e a submetralhadora SMT9 calibre 9mm, ambos produzidos pela multinacional brasileira Taurus, foram aprovados em rigorosos testes a que foram submetidos pela Polícia Real da Malasia (Malaysian Royal Police), entre eles de precisão, intercambialidade, areia, lama, imersão em água, queda e funcionalidade.
Além disso, o fuzil Taurus T4 também foi o escolhido para equipar o Exército das Filipinas após ter vencido duas históricas licitações internacionais, onde concorreu com grandes marcas mundiais do setor, sendo a primeira vez que o Exército Filipino adquiriu um fuzil fabricado fora dos Estados Unidos. Foram mais de 13.500 fuzis Taurus T4 fornecidos para as Forças Armadas das Filipinas (Philippine Army) entre 2021 e 2022.
Assim, entre os anos de 2018 e 2023, a Taurus já acumula a entrega de aproximadamente 45 mil unidades da pistola TS9 Striker, fuzil T4 e submetralhadora SMT9 para as forças de segurança das Filipinas, além da posição de relevância que a empresa ocupa dentro do mercado civil desse mesmo país.
O fornecimento de fuzis e pistolas para as Forças Armadas e policiais das Filipinas e a joint venture na Índia com a Jindal Defense estabeleceram um cenário promissor para a Taurus, credenciando a empresa junto ao imenso mercado asiático, com possibilidade de novos e significativos negócios no maior e inexplorado mercado mundial para armamentos leves. Soma-se a isso demais vendas e licitações confirmadas no mundo, o que demonstra a estabilidade, confiabilidade e qualidade dos produtos Taurus no cenário mundial.
Em relação aos fuzis, está claro que Taurus faz produtos para atender a exigências internacionais e parece que o Imbel IA2 se caracteriza como um produto de características inferiores feito para atender ao mercado interno brasileiro menos exigente e nunca vai ganhar qualquer concorrência externa.