O Grupo EDGE, fundado em 2019 e sediado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, é um dos principais conglomerados globais no setor de defesa e tecnologia avançada. Com mais de 35 companhias ao redor do mundo e um portfólio diversificado, com 218 soluções, o grupo se dedica ao desenvolvimento de sistemas de defesa inovadores, incluindo armamentos inteligentes, mísseis e tecnologias de guerra eletrônica.
Sob o lema Sempre à Frente, a EDGE direciona seus esforços à missão de inovar com investimentos robutos em sistemas autônomos, armamentos inteligentes, guerra eletrônica, e ferramentas de inteligência artificial.
Expansão na América Latina
Com um escritório operando no Brasil desde 2023, a EDGE provou ser um parceiro importante para o pais nos últimos quase dois anos. Com R$ 3 bilhões investidos ate o momento, a EDGE adquiriu 50% e 51% de duas empresas lideres de mercado no pais, respectivamente, a SIATT e a CONDOR Nao-Letais, e vem investindo em projetos com estados, cidades, centros de pesquisa e universidades. Para 2025, a estatal dos Emirados Árabes também planeja ampliar mais sua presença na América Latina.
Um dos importantes projetos em andamento no país é o acordo entre EDGE, SIATT e Marinha do Brasil para co-desenvolver os mísseis supersônicos e antinavio MANSUP. Além disso, a empresa vem liderando compromissos com governos estaduais e municipais para encontrar maneiras de colaborar. Há vários caminhos possíveis, mas a tecnologia é um ativo importante e crítico quando se considera a complexidade dos desafios regionais. A questão da segurança pública no Brasil e em outros países da América Latina exige diferentes graus de resposta.
Como uma empresa de defesa e tecnologia avançada, a EDGE tem vários produtos em seu portfólio que podem servir como soluções eficazes a crescente demanda. Essas soluções serão apresentadas durante a LAAD 2025, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina.
Com um foco em sistemas autônomos, armas inteligentes e soluções de comunicação e guerra eletrônica ultrasseguras, a EDGE destacará o vasto potencial de exportação de seus produtos e soluções de defesa tecnologicamente avançados para o mercado brasileiro e outros em todo o continente, bem como para novas parcerias comerciais e de segurança.
Participação da EDGE na LAAD
A EDGE marcará presença na LAAD com o que há de mais moderno e eficiente em todos os domínios, isto é, aéreo, naval, terrestre, espacial, cibernético e subterrâneo. Seu estande apresentará aos tomadores de decisão da América Latina mais de 80 soluções de tecnologia de ponta de armamentos inteligentes e de ferramentas que os protegerão no cenário atual de guerras eletrônicas e ataques cibernéticos.
Além disso, os visitantes também poderão conhecer os mais de 130 produtos da CONDOR e os produtos e projetos da SIATT.
• Os participantes podem visitar o portfólio diversificado da EDGE no estande K40 no Hall K, Pavilhão 3.
• Os participantes podem visitar a SIATT no estande C40 no Pavilhão C, Pavilhão 1.
• Os participantes podem visitar a CONDOR no estande S20 no Hall S, Pavilhão 4.
Um exemplo de tecnologia de precisão que estará no evento é o HT-100, um helicóptero não tripulado de última geração desenvolvido pela ANAVIA, subsidiária da EDGE, projetado para missões de vigilância, segurança e apoio militar. Com autonomia de até 6 horas e alcance de até 600 km, ele é capaz de transportar até 65 kg de carga útil e opera com alta eficiência graças ao seu design inovador e uma estrutura leve de carbono. Sua tecnologia avançada de comunicação, com criptografia e opções de LTE e SATCOM, garante segurança em operações.
Abaixo, saiba mais sobre alguns dos destaques das soluções EDGE exibidas na LAAD:
PHANTOMDOCK (DRONE IN A BOX)
Uma solução tática abrangente e totalmente autônoma, projetada para operações aéreas contínuas 24/7. Desenvolvido especialmente para aplicações de Defesa e Segurança Nacional (HLS), o sistema PhantomDock integra tecnologia avançada de drones, um aplicativo de Comando e Controle (C2) de última geração e uma estação terrestre robusta, garantindo operação ininterrupta e crítica para a missão.
Além do drone in a box, será possível conhecer a aplicabilidade das tecnologias de homeland security Cérebro, Stratoscout, Yaesub, Flow, Discovery CIM, entre outros. Cada produto auxilia diretamente as forças de segurança na prevenção de ameaças cibernéticas, mitigando potenciais riscos e auxiliando na resposta a incidentes.
MANSUP e MANSUP ER
O MANSUP é um míssil antinavio com alcance de 70 km e velocidade de 870 km/h, em desenvolvimento pela SIATT, em parceria com a Marinha do Brasil e investimento do EDGE Group. A versão estendida, o MANSUP-ER, terá alcance superior a 200 km, podendo atingir até 950 km/h.
MAX 1.2
Míssil de alta precisão e desempenho avançado, projetado para atender às exigências do Exército Brasileiro. Oferece grande flexibilidade operacional, é compatível com múltiplas plataformas e pode ser integrado a sistemas de imageamento térmico. Além disso, destaca-se por sua imunidade a contra-medidas e “jamming”, tem alta taxa de acerto contra alvos móveis e estáticos e operação intuitiva, exigindo pouco esforço para treinamento dos operadores.
SkyKnight
O Sistema de Defesa Aérea Skynex SkyKnight (SS-ADS) oferece proteção abrangente e de rápida implantação contra uma ampla variedade de ameaças assimétricas e convencionais, incluindo foguetes, projéteis de artilharia, morteiros (RAM), bombas balísticas e armas de ataque à distância. Capaz de rastrear e neutralizar até 80 alvos simultaneamente, o Sistema de Mísseis SkyKnight protege infraestruturas fixas e também fornece defesa condicional para forças móveis e mecanizadas.
KATIM X3M ULTRA-SECURE SMARTPHONE
O KATIM X3M é um smartphone ultra-seguro desenvolvido pelo EDGE Group, projetado para garantir comunicações confidenciais em ambientes operacionais desafiadores e remotos. O dispositivo é especialmente útil para quem precisa de um telefone seguro e confiável em locais de alta vulnerabilidade, como as áreas de defesa.
Olá pessoal, esse helicóptero não tripulado tem uma semelhança com um equipamento brasileiro divulgado anos atrás, senão me engano da FT sistemas. Alguém sabe oq aconteceu com essa empresa?