A Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria do Sistema de Armas, assinou nesta quarta-feira (2) contrato de compartilhamento de propriedade intelectual do MANSUP e MANSUP de alcance estendido (MANSUP-ER) com o EDGE Group, sediado nos Emirados Árabes Unidos e com a SIATT, Empresa Estratégica de Defesa (EED) do Brasil. A assinatura ocorreu durante a feira LAAD Security & Defence 2025, realizada no Rio de Janeiro.
O Contrato estabelece termos e condições para o desenvolvimento e para a produção de mísseis com transferência de tecnologia relacionada ao MANSUP e ao MANSUP-ER e inclui direitos para modificações, uso, produção ou exploração comercial, no exterior, com o retorno à MB auferido por meio de royalties.
A parceria é resultado da colaboração contínua entre a MB, a EDGE Group e a SIATT e assegurará o desenvolvimento de mísseis com forte conteúdo local, que dotarão os novos meios navais da Força, as Fragatas Classe Tamandaré.
A empresa SIATT é responsável por integrar as partes componentes do míssil MANSUP e pelo desenvolvimento das seguintes unidades: sistema de guiagem, navegação e controle (SGNC), sistema de telemetria e baterias.
O Grupo EDGE adquiriu a participação na empresa SIATT e financia a sua expansão na região de São José dos Campos e Caçapava, além de empregar recursos no desenvolvimento do MANSUPER. No mesmo evento, foi assinado também protocolo de intenções para o desenvolvimento conjunto de sistemas antidrone. O objetivo da cooperação é desenvolver e implantar sistemas contra drones adaptados às necessidades de defesa naval, com foco em tecnologias aéreas e de superfície autônomas.
Esses sistemas incorporarão sensores avançados, como radares e tecnologias eletro-ópticas, combinados com recursos de interferência de sinal para neutralizar com eficácia as ameaças de veículos autônomos aéreos e de superfície.
FONTE: MB