A IACIT, referência em tecnologia para os setores de Defesa e Controle do Espaço Aéreo, participa da LAAD Defence & Security 2025 com um portfólio estratégico que reforça sua posição como uma das principais desenvolvedoras de soluções para vigilância, segurança e navegação aérea.
A empresa apresentará uma seleção de produtos que consolidam sua atuação em diferentes frentes da defesa e segurança. Entre os principais destaques estão os radares Além do Horizonte Skywave e Surface Wave, sistemas avançados de monitoramento que permitem a detecção de alvos a grandes distâncias e exercem papel estratégico na vigilância do espaço aéreo e marítimo.
Outra novidade será o lançamento do PAR 0100, radar de aproximação e precisão que garante operações mais seguras em aeroportos civis e militares.
A LAAD Defence & Security é o maior evento de defesa e segurança da América Latina que reúne expositores de diversos países e atrai milhares de visitantes, entre representantes governamentais, forças armadas e executivos da indústria de defesa.
“Para a IACIT, a feira representa uma oportunidade estratégica para expandir sua presença global, estabelecer novas parcerias e demonstrar sua capacidade de inovação tecnológica”, afirmou Luiz Teixeira, presidente da IACIT.
Radar Além do horizonte (OTH)

O radar OTH 0100 Surface Wave, da IACIT, é o primeiro sistema de vigilância além do horizonte desenvolvido no Brasil. Esse radar utiliza ondas eletromagnéticas que se propagam sobre o mar, permitindo a detecção de embarcações a até 200 milhas náuticas da costa (aproximadamente 370 km).
Desde 2018, o radar está em operação no Farol de Albardão, no litoral do Rio Grande do Sul, contribuindo no combate ao tráfico de drogas, à pesca predatória e extração clandestina de recursos naturais, entre outras atividades ilegais em águas jurisdicionais brasileiras.
A IACIT apresentará também o OTH 0200 Skywave, uma tecnologia avançada capaz de detectar alvos a milhares de quilômetros de distância, muito após a linha do horizonte. Com o emprego de uma tecnologia inovadora, dominada por poucos países do mundo, o equipamento emite ondas que são refletidas pela ionosfera e retornam à Terra, permitindo monitoramento contínuo e em tempo real de grandes áreas oceânicas e do espaço aéreo.
O desenvolvimento deste sistema representa um marco significativo para a defesa e segurança nacional.
Inovação
Outro destaque na LAAD é o radar PAR 0100, resultado de um processo de transferência de tecnologia com a empresa TC-Z, da República Tcheca. A capacidade de produção desse novo radar faz da IACIT a única empresa brasileira a oferecer um radar de aproximação e precisão adaptado às necessidades do país.
O PAR 0100 permite pousos seguros em condições meteorológicas adversas, fornecendo informações precisas aos pilotos durante a fase final da aterrissagem. A solução é essencial para aeroportos civis e militares, aumentando a segurança operacional e a eficiência do tráfego aéreo.
Outros projetos
A IACIT também exibirá novos projetos como o MUST (Multi-Sensor Urban Surveillance and Tracking), uma inovação para o monitoramento de aeronaves não tripuladas nos domínios UTM e UAM, como drones de entrega e eVTOLs. O sistema em desenvolvimento integrará dados de múltiplos sensores juntamente com inteligência artificial para rastrear alvos em tempo real, contribuindo para a segurança das operações de mobilidade urbana aérea.
Outro produto relevante é o DME 0200 (Distance Measuring Equipment), um equipamento essencial para a navegação aérea de precisão que funciona como backup da navegação GNSS para aeronaves. Desenvolvido com tecnologia nacional, o sistema fornece informações confiáveis sobre a distância entre aeronaves e estações terrestres, garantindo maior eficiência e segurança em operações aéreas.
Fazem parte, ainda, do portfólio soluções já reconhecidas e validadas, dentre elas o sistema DroneBlocker, solução para detecção e neutralização de drones em áreas sensíveis; o sistema Vigilante 0100 (ADS-B e Multilateração); o RMT 0200, radar meteorológico banda S em estado sólido; e a plataforma MIND (Meteorologia Integrada de Nowcasting para Decisores), que fornece informações meteorológicas em tempo real para otimização da tomada de decisão.
A participação da IACIT na LAAD 2025 reforça seu compromisso com a inovação e a soberania tecnológica do Brasil. O evento acontece de 1 a 4 de abril, no Riocentro (RJ).
FONTE: Rossi Comunicação
Precismaos de 2 desses instalados no nordeste monitorando a rota do atlantico e para ontem!
Exatamente. Principalmente agora que a ONU deliberou um aumento da plataforma continental no litoral norte do país, que vai do Amapá até o Rio Grande do Norte. Aumentou em 360.000 kms é o tamanho da Alemanha. Com esse aumento de território aumenta também a responsabilidade do país na região agregada. Existe grande necessidade de fiscalização e patrulha naquela região, principalmente no que se refere a exploração de petróleo e a pesca em todo aquele litoral, fora a grande quantidade de minérios existentes nesse mar territorial.