Paris, França/Oberkochen, Alemanha, 17 de junho de 2024 – Durante a Eurosatory 2024, a HENSOLDT está apresentando o Muss 2.0 (sistema de autoproteção multifuncional), um desenvolvimento adicional no campo da autoproteção independente de veículos. O sistema representa a próxima geração do Muss existente, que já foi integrado ao veículo de combate de infantaria Puma mais de 350 vezes. Com o Muss 2.0, a HENSOLDT agora oferece a última geração de sistemas de proteção ativa (APS) para veículos blindados médios, armas autopropulsadas, veículos de artilharia, veículos de combate de infantaria e principais tanques de batalha.
Comparado à versão anterior, o Muss 2.0 é caracterizado por menor peso e uma silhueta menor e, ao mesmo tempo, teve aumentada suas capacidades. O sistema consiste em quatro cabeças de sensor passivo, cada uma com um sensor de aviso de míssil guiado por fio e laser, uma unidade central, um jammer infravermelho a laser avançado e uma unidade de contramedida para lançar chamarizes pirotécnicos. A rede do sensor permite que o sistema detecte ameaças como mísseis guiados por laser (mísseis guiados anti-tanque ou ATGMs), bem como balas traçantes, mísseis anti-tanque, flashes de cano e fogo de projéteis explosivos (KE).
O Muss 2.0 também é capaz de detectar e classificar com precisão os lasers de baixa potência, como os usados em beam-riders e telemetros a laser de segunda geração. Os ATGMs em particular podem sofrer interferência pelo Jammer IR e, portanto, repelidos. Os dados obtidos pelo sistema podem ser alimentados no sistema de gerenciamento de batalha para combater melhor a ameaça. O Muss 2.0 pode detectar várias ameaças ao mesmo tempo, priorizá-las de acordo com o perigo e combatê-las semi ou totalmente autonôma. A capacidade de personalizar o banco de dados de ameaças garante um aumento contínuo na eficácia do combate para poder combater ameaças futuras. Configurações de missão específicas do usuário e extenso registro de dados permitem a personalização no respectivo campo de batalha.
“O MUSS 2.0 oferece tecnologia de sensor aprimorada e expandida, software significativamente melhorado e contramedidas modernas”, diz Jan Erbe, Chefe de Sistemas Baseados em Terra na HENSOLDT. “Além das contramedidas de soft-kill contra ameaças de ATGM, o sistema multinível também oferece a opção de integrar efetores de hard-kill. O MUSS 2.0, portanto, faz uma contribuição crítica para proteger a plataforma blindada e seus ocupantes.”