A Firjan SENAI marcou presença na 8ª edição da Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa, consolidada como uma das agendas mais importantes do setor de defesa no país. Realizada entre os dias 3 e 5/12, em Brasília, a abertura do evento contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, que destacou a importância do encontro.“O evento fortalece a segurança e a soberania nacional, fomenta parcerias entre as Forças Armadas, empresas e instituições, consolidando o Brasil no mercado global de defesa e segurança”, afirmou José Múcio.
Após a cerimônia de abertura, o ministro visitou o espaço da Firjan SENAI na mostra e foi recebido pelo vice-presidente da Firjan CIRJ, Carlos Frederico Aguiar.
“A disposição do ministro em ouvir e compreender esses avanços demonstra a prioridade dada à modernização das Forças Armadas e à consolidação de uma defesa mais eficiente e autônoma para o país”, afirmou o empresário.
José Múcio demonstrou grande interesse nos projetos tecnológicos apresentados a ele pelos representantes da Rede de Institutos de Tecnologia e Inovação da Firjan SENAI SESI. Entre os destaques, estavam os simuladores do Submarino Tupi e os procedimentos de motorista do veículo blindado Guarani, que são parte das inovações voltadas para a defesa nacional. Além disso, outro tema que captou a atenção do ministro foi o avanço no desenvolvimento de membranas absorvedoras de radiação eletromagnética, uma tecnologia crucial para a redução da visibilidade de objetos em radares, contribuindo para a melhoria do sigilo para defesa e segurança das operações militares.
“Enfatizamos a relevância da parceria entre a Firjan e as Forças Armadas Brasileiras, demonstrando como o setor industrial e o Sistema S podem colaborar de forma estratégica para atender às necessidades de defesa e segurança do país. Esses projetos ressaltam a importância da integração entre a indústria e o Sistema S, não apenas para atender às necessidades operacionais, mas também para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a autonomia da defesa nacional. Além disso, o papel do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), na coordenação dessas iniciativas e no fortalecimento da Base Industrial de Defesa foi corretamente destacado como um pilar estratégico para a segurança do Brasil”, ressaltou Aguiar.
O evento reuniu as principais empresas nacionais da indústria de defesa, com foco em inovações tecnológicas e soluções voltadas à segurança e defesa nacional. “A participação dos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação da Firjan SENAI SESI na Mostra BID reflete o compromisso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para o setor de defesa. Este setor não apenas impulsiona a inovação e a criação de tecnologias de ponta, como também tem um impacto direto na evolução de toda a indústria nacional e no bem-estar da sociedade”, disse Paulo Roberto Furio, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Firjan SENAI SESI.
Um levantamento do Observatório Nacional da Indústria, da CNI, mostra que para cada emprego aberto no setor de defesa, outros três são abertos em outros setores. Os dados também demonstram que a BID representa 3,58% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos no país. “O que é desenvolvido para atender às necessidades de segurança e defesa, muitas vezes acaba se traduzindo em benefícios para diversos segmentos da economia e para o cotidiano das pessoas, gerando oportunidades de crescimento e transformação”, finalizou Furio.
FONTE: Firjan