Por ocasião da Euronaval 2024, a MBDA apresentou seus misseis de cruzeiro anti-navio (FC/ASW), que permitirá que as nações européias tenham uma capacidade de ataque profundo nas próximas décadas. Nos últimos meses, marcos importantes foram alcançados com sucesso na fase de avaliação testando as tecnologias críticas de ambos os mísseis. Mais testes são planejados até o final do ano, abrindo caminho para a próxima fase do programa.
Os eventos atuais continuam sublinhando que as capacidades soberanas de greves profundas são de importância crítica para as nações européias. O MBDA foi criado para desenvolver as capacidades de greve profunda da Europa há mais de duas décadas-e esses sistemas fabricados na MBDA continuam a provar a máxima utilidade militar no campo de batalha e como um impedimento convencional. Hoje, o MBDA está trabalhando na próxima geração de sistemas europeus de ataque profundo, com o futuro míssisl de cruzeiro / anti-navio (FC / ASW).
O contexto atual viu o retorno do conflito de alta intensidade à Europa e demonstrou o aumento da densidade dos sistemas de defesa aérea, tanto na linha de frente quanto na profundidade. Ele mostrou que, para superar essas forças armadas, terão que implantar uma gama de recursos que incorporam tecnologias disruptivas, às vezes em combinação, para cumprir sua missão. Com o FC/ASW, o MBDA está alavancando toda a força de seu DNA multinacional cooperativo para moldar o futuro das capacidades de ataque profundo para missões anti-navio e ataque de superfície para a próxima década e além.
Dada a importância estratégica do Deep Strike, o projeto FC/ASW foi estabelecido um cronograma muito agressivo dos parceiros de lançamento da França e do Reino Unido. Para cumprir esse MBDA, mobilizou mais de 750 especialistas técnicos dedicados em todo o Reino Unido e na França no programa FC/ASW.
Os especialistas da MBDA estão trabalhando em ritmo acelerado, desenvolvendo dois mísseis diferentes e complementares que representam a vanguarda absoluta das capacidades de ataque profundo: um míssil subsônico ultra-baixo e um míssil altamente manobrável supersônico.
É importante ressaltar que o projeto FC/ASW está progredindo rapidamente e está dentro do cronograma para concluir sua fase de avaliação / redução de risco. Essa fase se concentra na redução dos riscos técnicos e no aumento da maturidade das principais tecnologias para o FC/ASW, os subsistemas dos mísseis e os sistemas de armas mais amplos. Paralelamente, a Itália se juntou ao esforço para permitir uma convergência suave em direção a um programa tri-lateral em um futuro próximo.
A amadurecimento de um portfólio tão grande de tecnologias em um período de tempo tão curto exigiu um esforço massivo entre as nações e demonstrou novamente o valor do modelo MBDA que reúne financiamento e tecnologias para fornecer as capacidades soberanas que os países europeus exigem.
Esse progresso viu os especialistas da MBDA já concluírem com sucesso uma série de marcos críticos de teste em todos os elementos críticos dos mísseis FC/ASW.
O primeiro míssil observável por protótipo ultra-baixo já foi fabricado e um extenso teste de assinatura de RF conduzido em uma instalação dedicada de testes de assinatura de RF. Os testes exaustivos de túnel de vento supersônico também foram concluídos no sistema de propulsão do míssil supersônico nas instalações da MBDA em Bourges. Os resultados dos testes têm sido altamente impressionantes, exibindo a posição da MBDA na vanguarda das tecnologias mundiais de mísseis.
Outros ensaios concluídos em ambos os mísseis incluem testes em seus seekers avançados, testes das ogivas e sistemas de fusão dos mísseis, ensaios aerodinâmicos e outros testes de motor.
Esses sucessos demonstram progresso muito significativo no programa, e os especialistas da MBDA continuam trabalhando no ritmo para concluir mais ensaios antes das próximas fases do programa. Prevê-se que eles vejam a Itália concluir sua convergência no projeto FC/ASW, e o lançamento de fases de demonstração e fabricação de tri-nação para garantir que os principais militares da Europa recebam essa nova capacidade crítica de greve soberana o mais rápido possível.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
É só pras nações européias?
Não, podem ser comprados por outros países.