No dia 27 de junho, o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec) realizou, na Fazenda Zanchet, área rural da cidade, a instrução de navegação fluvial diurna e a primeira navegação fluvial noturna da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) 6×6 Guarani.
A atividade foi coordenada pela Seção de Instrução de Blindados (SIB) do Esquadrão e contou com o apoio do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente, que auxiliou na segurança do exercício.
Participaram da navegação militares do 16º Esqd C Mec, do 15º Batalhão Logístico e da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado formados, este ano, pela SIB do Esquadrão no Estágio de Qualificação Operacional de Comandante de Carro e Treinamento Específico de Motorista da VBTP Guarani, além dos instrutores e monitores.
A navegação diurna e a navegação noturna têm por finalidade deslocar as tropas, tanto em missões de patrulhamento como em situações de combate armado, de um lado da margem de um rio ao outro.
A complexidade tecnológica que a VBTP Guarani possui pode ser constatada nos diferentes sistemas que compõem essa viatura blindada, os quais são dotados de sofisticada tecnologia e de novos conceitos que lhe conferem modernidade, segurança e eficiência, indispensáveis no campo de batalha moderno, assimétrico e imprevisível.
O sistema de comando e controle do Guarani permite a aplicação do conceito de “consciência situacional” e emprega um software de gerenciamento do campo de batalha com comunicação externa sem fio, estrutura para tráfego de voz, dados e imagens, além de ser totalmente integrado à estrutura eletrônica da viatura e do sistema de armas.
A atividade em tela, destarte, maximiza explicitamente o processo de Transformação da nossa Força Terrestre, no qual se materializa uma Nova Doutrina, em vista da modernização do ensino, com a instrução capitaneada pelas SIB das organizações militares mecanizadas e blindadas, alinhavada com o emprego de modernos materiais de emprego militar, no caso, a VBTP-MR Guarani.
FONTE e FOTOS: EB
Blindados para patrular a Amazônia??? Esse aí nunca foi na esquina pra fazer esse comentário… que bom que as unidades mecanizadas do EB estão treinando e se adaptando ao novo equipamento e às mudanças de doutrina de emprego que esse novo equipamento trás.
Mais um comentário sem nem pé nem cabeça de especialistas de internete rsrs
Deveriam estar patrulhando as fronteiras, atravessando os rios da Amazônia…
Em vez de treinos sem resultados práticos para a segurança nacional…