Por Robinson Farinazzo
Eu procuro fazer as coisas de forma simples, focar no que precisa ser feito. Se começar a focar na dificuldade, ficar raciocinando na complexidade do problema, acaba perdendo tempo”, afirmou. “Há um planejamento, e temos que colocar em prática. Eu dou o rimo, de forma mais rápida, ou menos. Mas temos que andar pra frente, a coisa tem que ter dinamismo”
General de Divisão Santos Cruz
Carlos Alberto dos Santos Cruz é um militar brasileiro. E um cidadão que o resto do mundo conhece ( e reconhece) melhor que o seu próprio país.
No comando da missão de paz na República Democrática do Congo (MONUSCO) em 2013, estiveram sob sua coordenação de cerca de 23,7 mil militares de 20 países. Pela primeira vez desde a Guerra da Coréia (1950-53), a ONU (Organização das Nações Unidas) autorizou o uso de força militar para fazer cumprir suas resoluções.
Sob Cruz, deu-se o fim do confronto com o Movimento 23 de Março (M23), o maior grupo guerrilheiro do país africano, que acabou por encerrar a luta armada nos fins de 2013.
Pouco conhecido no Brasil fora dos meios militares, a missão bem sucedida de Santos Cruz foi descoberta pela rede de televisão árabe Al Jazeera e revelada ao resto do mundo em documentário de 25 minutos.
Profundamente humanitário em sua visão de mundo , é dele uma das frases que talvez mais defina a natureza do trabalho conduzido por civis e militares a serviço da ONU:
“A gente nunca se acostuma com o sofrimento humano”
Um exemplo, em nenhum momento se vangloria e diz claramente que todo progresso conseguido pode ser perdido sem constância e determinação nas ações no futuro. Um brasileiro que temos de ter respeito e orgulho…
Parabéns ao general pelo feito.
Vejam meus amigos como a midia televisIva brasileira funciona eu nunca ouvi mencionar o trabalho deste general nem e talves me desculpe se eu tiver errado nem mesmo militares fazen comentario sob este assunto, sendo este talves unico general brasileiro com experiencia em ambiente de guerra real,,temos muito que evoluir como pais, e preciso uma emissora estrangeira destaca os serviços deste general aqui ningem fala nada,
E bricadeira!!!
Meus parabens defesa aérea e naval.
Infelizmente os heróis desse povo são jogadores de futebol, artistas ou qualquer outro que trabalhe exclusivamente em proveito próprio. O general Santos Cruz já havia sido preterido pelo Exército ao ser enviado para a reserva sem ao menos ter recebido a quarta estrela, o que me deixa a pensar sobre os critérios usados pelas Forças Armadas.
De qualquer maneira precisamos de mais homens como ele na vida pública. Verdadeiro exemplo de garra e vibração.
Para homens assim que batemos continência pois nóis deixa orgulhoso de ser brasileiro .