A Turbomeca (Grupo Safran), instalada no Brasil desde 1977, inaugura em Xerém, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, a ampliação das suas instalações que abrigarão uma nova linha de montagem e de reparo & revisão, incluindo um banco de provas de sua turbina mais moderna, a Makila 2, como do Microturbo APU´s Saphir 20 (Auxiliary Power Unit).
Estes motores e APU´s são instalados em helicópteros EC725/EC225 de clientes civis e das Forças Armadas Nacionais.
Nas alturas
O Mercado Aeronáutico Brasileiro vai crescer com os investimentos da Turbomeca no Rio de Janeiro.
Com investimento de 10 milhões de euros, a Turbomeca do Brasil (Grupo Safran) torna-se o único site a produzir e revisar motores Makila 2 fora da matriz, na França.
Os 240 funcionários da Turbomeca do Brasil são responsáveis por apoiar a operação das 1 400 turbinas Turbomeca voando na América Latina, incluindo o México, e a revisão e reparo de turbinas que voam nas Américas, Europa, Ásia e Oceania.
“A expansão é resultado do crescimento do mercado de helicópteros no Brasil e na América Latina. Não à toa, este é o maior investimento da matriz em operações nos últimos dois anos.”, afirma François Haas, presidente da Turbomeca do Brasil e Turbomeca América Latina.
A Turbomeca do Brasil assinou em 2011 um contrato GSP (Global Support Package) com o Ministério da Defesa Brasileira para dar suporte às turbinas de gás Makila 2A operadas pelas três Forças Armadas Brasileiras e o grupo de transporte da Presidência. Este contrato de manutenção baseado em horas de voo previstas é o primeiro a ser assinado pelas Forças Armadas Brasileiras.
A Turbomeca do Brasil, uma trajetória de grandes realizações
Uma trajetória de grandes realizações é a descrição perfeita da presença e evolução da Turbomeca ao longo de 35 anos de atuação no Brasil. Ela instalou-se no país em 1978, inicialmente como um escritório comercial e dando suporte técnico à entrada em operação dos helicópteros Esquilo, produzidos pela Helibras e equipados com uma turbina Arriel 1. Com a crescente demanda por novos helicópteros e, consequentemente, por suporte de pós-venda, a empresa montou em 1983 um Centro de Manutenção no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Em 2002, foi instalado um Centro de Revisão de Motores e o primeiro banco de provas em Xerém/RJ, quando a empresa passou a revisar os motores Arriel 1 e seus acessórios no país. Em 2003, a Turbomeca do Brasil assinou seu primeiro grande contrato de manutenção no país, e passou, assim, a ser responsável pelo reparo e a revisão de todas as turbinas que equipam os helicópteros do Exército Brasileiro. A partir de então, houve importantes investimentos para aumentar a capacidade de revisão dos motores Turbomeca: primeiramente o Makila 1, em 2005, e em seguida o Arriel 2, em 2006.
Nos últimos anos, sob o comando de François Haas, a Turbomeca do Brasil conquistou clientes de grande representatividade que operam aeronaves em missões militares e de ordem pública e nos transportes corporativo e offshore. Desta forma, a empresa apresenta alto índice de crescimento, o que tem proporcionado um significativo aumento de sua estrutura e do número de empregados. A qualificação profissional dos 240 funcionários, aliás, é uma prioridade. Desde o início de suas atividades, a Turbomeca do Brasil tem investido continuamente no desenvolvimento dos seus funcionários, com treinamentos para engenheiros e técnicos no Brasil e no exterior.
Atualmente, a empresa já acumula a revisão e reparo de mais de 1.500 motores e quase 2000 FCU´s (Unidades Controladoras de Combustíveis) no Centro de Manutenção e de Reparo de Xerém. Os planos de investimentos da Turbomeca do Brasil têm o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos serviços e atender plenamente à crescente demanda do mercado aeronáutico.
A partir da sua base em Xerém, a empresa presta todos os suportes para a América Latina através da revisão, mas também do fornecimento de motores, acessórios e peças de reposição, dando suporte técnico e treinamentos.