Belém (PA) – O Comando Militar do Norte (CMN) avança nos preparativos para a Operação Calçoene, exercício de adestramento com foco na defesa do litoral da foz do rio Amazonas. Nesta semana, a tropa, as viaturas e os demais meios logísticos embarcaram em Belém rumo ao estado do Amapá, onde acontecerá a Operação, do dia 11 a 15 de setembro.
O embarque foi coordenado pela equipe logística do 2° Batalhão de Infantaria de Selva. Essa é a segunda leva de viaturas operacionais que partem para executar a Operação Calçoene. O transporte fluvial das viaturas também serve como preparativo para o exercício combinado CORE 23, que será realizado em outubro em parceria com o Exército dos Estados Unidos da América.
Do Porto Brucutu, saíram uma balsa e o empurrador Cap Gonçalves, do 8° Batalhão de Engenharia de Construção, levando 22 viaturas, entre elas, carros de artilharia antiaérea e veículos com plataforma de lançamento de mísseis e foguetes. Já no Porto do Rei Salomão, embarcou a tropa composta por 316 militares da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e, ainda, viaturas especializadas de comando e controle e de manutenção. Ao todo, serão 27 horas de viagem de Belém até o Porto do Greco, no Amapá
A concentração dos meios necessários à Operação, além de preparar para a Experimentação Doutrinária, demonstra a prontidão logística do CMN. Este é um fator determinante para atender à demanda operacional do exercício integrado, que contará ainda com a Marinha e Aeronáutica.
Fonte: Comando Militar do Norte
Tanto o Amapá quanto a Roraima, estados importantes e cuja cobiça externa é significativa, deveriam ter, em termos logísticos, meios de escoamento terrestres – e danem-se o raio do meio ambiente – com estradas aptas a deslocamento de tropas e recursos, com logística apropriada em locais afastados de fronteiras e margens oceânicas, mas que propiciam um rápido 1o. movimento de resposta. O projeto calha norte, deveria ser seguido à risca, assim com o apronto rápido da Porto Velho – Manaus, estratégica não só sob o ponto de vista militar, mas humanitário.
Off toppic, confirmado destruição do primeiro ”Invencivel Challeger II” na ucrânia pela artilharia russa….
Pergunta: O EB Tem algum plano de defesa pra essas barcarças de transporte? A imagem dessa noticia mostra o quão expostos e vuneraveis um grande numero de equipamentos ( Caros$$) fica ao ser transportado via rio, escolta elicoptero não e viavel devido a velociadade da mesmas.
Os drones kamikaze fariam a festa nesse cenario.
Na verdade, carecemos de meios aéreos e de superioridade aérea para podermos fazer essas movimentações logísticas…Se porventura fossem os EUA… essa movimentação de tropas e material seria através de aeronaves… Acredito que deveríamos ter um Comando Logístico do EB, nível general de 4 estrelas, pra poder gerenciar essa vertente a nível estratégico. Doutrinariamente, acredito estarmos defasados. Poderíamos ter lanchas rápidas também, como as COTECMAR e as CB-90…
Exatamente, foi a primeira coisa que me veio a mente, uma barcaça lenta, grande e cheia de ativos valiosíssimos para o inimigo atrairiam uma horda de drones como abelhas ao mel… definitivamente o Brasil somente finge que possui defesa nacional, treina como se estivesse na décadas de 70… O país precisa passar uma borracha e recomeçar do zero. Que deus tenha piedade se vierem pra cá um dia.