Por Guilherme Wiltgen
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu nessa segunda-feira a compra de 98 blindados italianos Centauro II pelo Exército Brasileiro.
O contrato para aquisição de Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas (VBC Cav-MSR 8×8) estava planejada para ser assinada hoje (05/12), no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília mas, com a decisão de caráter liminar, provavelmente não será realizada hoje.
O pré-contrato que seria assinado hoje, se destina a aquisição de dois blindados Centauro II para o início das avaliações pelo Centro de Avaliações de Exército (CAEx).
O Projeto Nova Família de Blindados sobre Rodas (NFBR), no qual está incluso o Projeto VBC Cav-MSR 8×8, observa as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) que objetiva dissuadir a concentração de forças hostis nas fronteiras terrestres, e organizar as Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença, atualizando as Forças Blindadas com os meios que proporcionem as capacidades necessárias ao cenário atual do país no contexto continental.
No dia 28/11, em sua conta oficial no Twitter, a Presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, considerou o contrato “lamentável” e, em tom de ameaça disse que “Estudaremos o que pode ser feito a partir de janeiro”.
Pelo visto, a ameaça da líder do PT não vai esperar o próximo ano. Aguardamos que o Ministério da Defesa se posicione, assim como o próximo chefe da pasta, a favor da escolha do Exército Brasileiro pelo VBC Cav-MSR 8×8. Lembrando que esta é uma aquisição de um programa de Estado e não de governo, e o Exército Brasileiro sabe o que ele precisa para garantir a soberania do Brasil.
Apenas um lembrete para os especialoides da area.
Apenas a versão básica do stryker custa $4.9 milhões e não só o EB esta pagando por itens além do Centauro o fabricante tem custos maiores de produção e além disso, estamos falando de compra em EURO.
Ver esse proselitismo politico disfarçado de vocês me dá nojo…
É só impressão minha ou apareceram muitos comentaristas aqui especificamente para esse assunto, mas o mais interessante é que pelo visto além de não entenderem nada sobre o tema pelos comentários o principal e provável único objetivo destes é o de criticar e denegrir o atual governo e principalmente as forças armadas, até parece um movimento coordenado/orquestrado, mas como disse deve ser só impressão minha mesmo.
Esse blindado ja estava sendo cotado desde o governo lula
Ai hoje decide e o judiciario mais caro do mundo nao deixa
Cansamos de papo furado de esquerda e direita
Pois um serve ao trump outro serve ao biden
Busch e clinton
Acorda povo estao apenas atrasando o aparelhamento do pais
Lula vai beijar os peizinhos do biden que fez a revolução colorida dos 20 centavos e da revoluçao arabe
O erro do exercito foi dar um golpe na monarquia e hoje estamos com esses dois tipos de entreguistas .
Apatridas desde o governo lula o primeiro estao querendo comprar esse blindado
Desde o governo lula estao querendo defesa anti aerea e nao defesa aerea para teco teco tucano
E cade ? decadas de invençao de esquerda e direita e um é nem de direita e nem de esquerda
Sao uma vegonha
Vcs acham que o PT e esquerda igual a china ?
La da tiro em ladrao
Aqui quer desencarserar preso
Vcs acham que bososnaro e de direita
Investiou em que em equipamentos ?
Um guedes vendendo ate a mae ?
E ficam ai discutindo
O judiciario que esta mandando nesses politicos pois estao tudo de rabo preso
Lula o refem do sistema bao ira fazer nada alem de um corredor amazonico para interesses estrangeiros
Vai beijar os pes do biden ja tem hora marcada
Concordo com quase tudo, menos com a parte que fala sobre o erro de ter derrubado a monarquia. Eu votei no Ciro Gomes, esse assim patriota e com projetos para as forças armadas com seu bem detalhado plano de construir um complexo industrial de defesa. Além do mais, foi o único q lutou contra a venda da Embraer para a Boeing. E vcs aí brigando entre 6 e meia dúzia desse Lula e Bolsonaro.
Bom dia
Sem nenhum interesse de explorar o viés político-idelógico, já que a proposta deste excelente veículo não é esta, mas, falando de números, segundo dados do BNDES, só para Cuba e Venezuela, foram liberados, respectivamente, US$ 656 milhões e US$ 1.507 bilhão. Esses valores foram usados para obras fora do país, completamente inúteis para a sociedade brasileira. A pergunta óbvia que se faz: é melhor, para o povo brasileiro, fazer obras em outros países, ou investir em nossas Forças Armadas, e, por consequência, em nossa defesa? Em tempo: ambos os países citados não devolveram o dinheiro.
E quanto foi pago de juros desses empréstimos ?
Você sabe que esses valores não são disponibilizados em conta do BNDES, certo? Que esses valores são repassados para bancos que fazem a gestão de tudo isso…
Mas, “Sem nenhum interesse de explorar o viés político-idelógico” de uma questão de financiamento global de valores atrelados a contas e consumo de países estrangeiros que, necessariamente, estão tomando serviços de empresas Brasileiras… Pelo amor de deus em
Fábio poderia contrapor seus argumentos sem o menor esforço, mas estes são tão ruins seja por total falta de conhecimento sobre o tema, seja por má fé ou seja por total ignorância mesmo que independente de qual motivo seja que não vale a pena gastar “saliva” para contrapor tais argumentos.
“poderia contrapor seus argumentos sem o menor esforço, mas” não tem o mínimo de conhecimento do funcionamento deste tipo de contrato, e esta mais preocupado em ficar chorando por um terceiro turno que não vai existir
Amigo seus argumentos são bons mesmo.
Os dados estão disponíveis, conforme informado, no site do BNDES. No mais, não conheço ninguém que “usou metrô da Venezuela para se deslocar para qualquer lugar”, assim como não conheço ninguém que tenha “usado o porto de Cuba para algo”. Portanto, ao que tudo indica, são obras completamente inúteis para o povo brasileiro, que pagou bem caro por elas . Em tempo: a “garantia” dada por Cuba, e inacreditavelmente aceita pelo governo da época, foi em “charutos”.
Cuba não paga as parcelas desse financiamento há anos!
Tenho certeza que o importante antes de escrever é realizar uma pequena pesquisa na internet e você vai achar de cara que do total da cifra emprestada a construtora que fez as obras nos países que tomaram o empréstimo, 62% já foram devolvidos ou pagos dentro do prazo estipulado. Dos 5,8 bilhões de dólares emprestados a 12 países, apenas 1,1 bilhão de dólar ainda está em aberto em prestações dentro do prazo estipulado. Deste total apenas 680 milhões de dólares são de Cuba e nenezuela.
E o mais importante, o dinheiro não é perdido, tem seguro internacional para este empréstimo e parte dele está retido pelo governo americano que fez embargos nas vendas da Venezeuela do petróleo. Então não adianta tentar pagar uma coisa comprada fora de hora com dinheiro que já está no caixa do governo ou do BNDES e não tem nada aver com isso!
A compra é fora de hora e prova disso é que hoje de cortou bolsas de médicos que fazem residência em hospitais públicos para salvar vidas… faltam medicamentos para salvar vidas… faltam vacinas para salvar vidas…
Carro de combate se compra quando o país está com as contas equilibradas e não é o caso neste momento. Foram 4 anos com defits de mais de 215 bilhões por ano. Este ano vai ter um superafit primário pois alés de não pagar niguém falta tudo na saúde educação, aí é fácil ter sobra de dinheiro em caixa. Isso se chama má gestão pública! Falta prioridade a vida!
Não adianta mostrar, demonstrar, corrigir e afins, para esse tipo de gente…
Muito dos que estão aqui comentando não tem um pingo de conhecimento em nada… mas estão cheios de certezas…
Estado de DIREITO e o Exército está sujeito a ele como TODOS no país…
Tem de ser MUITO tendencioso para não ENTENDER O BÁSICO que por mais que o processo tenha sido bem feito legal e tecnicamente por parte do Exército Brasileiro, fazer uma compra de altíssimo valor por apenas 98 unidades e para um prazo de entrega para lá de LOONGO a menos de um mês da troca de governo é CLARAMENTE uma compra fadada a ser questionada na Justiça por QUALQUER CIDADÃO…
E claramente será novamente analisada assim que a nova administração tomar posse.
Essa compra no afogadilho será um espinho entre o Exército e a nova administração…
Tenderá a agravar ainda mais as PREVISÍVEIS repercussões pois a ampla parte dos militares que entraram de corpo e alma na aventura bolsonarista não podem esperar ser tratados automaticamente pelo novo governo como “militares profissionais” como se NADA tivessem feito nos últimos anos…
Um conta terá de ser PAGA a seguir com reserva e suspeição de todos os argumentos militares perante o novo governo pelo seu envolvimento POLÍTICO principalmente DEPOIS da substituição dos Comandantes da três forças por cordeiros obedientes ao Mito…
É bom que os militares diminuam e/ou atrasem suas expectativas pois nestes próximos anos existem outras prioridades e o peso de sua atuação NÃO PROFISSIONAL na era Bolsonara vai cobrar o seu custo político adiante.
É quase autismo achar depois de TUDO que os chefes e os militares fizeram de engajamento político fora das quatro linhas do quartel que isso não terá efeito negativo ao trato com o novo governo…
Sem choro e nem vela é do jogo DEMOCRÁTICO…
Muito obrigado!
Fico assustado com o nível da “paixão” (para não chamar de loucura) de parte desta comunidade
Valor Infeliz, quantidade infeliz, timing infeliz e por ai vai
Infeliz é o teu comentário com essa argumentação tosca e populista. Primeiro, o valor não incluí apenas o preço unitário do veículo, incluí também os custos dos simuladores, oficinas e treinamento. Segundo, a quantidade não foi decidida de forma arbitrária, mas sim com base em estudos técnicos, é sim insuficiente mas foi o que deu para fazer com base nas restrições orçamentárias.
E quanto ao “timing”, essa é uma compra de Estado, não de governo. E mesmo que fosse uma compra de governo, ainda assim seria legal, não existe mandato de 3 anos e 11 meses, o mandato é sempre de 4 anos para cargos no Executivo, até às 23:59 do dia 31 de dezembro de 2022 o Presidente atual ainda estará no cargo, então seus atos não se tornam menos válidos do que aqueles realizados em 1 de janeiro de 2019.
Sim sim, com um lote de 98 unidades com prazo de entrega de 16 anos… Um belo de um negócio em momento de crise cambial, troca de governo e chilique do comando militar
Essa decisão de caráter liminar do TRF-1 ao meu ver faz sentido ainda mais em um momento de transição de governo onde todos os contratos estabelecidos na gestão anterior devem passar por algum tipo de revisão.
Não é de hoje que o EB já demonstra o seu interesse pelo Centauro II e este equipamento chegará mas não agora, o momento não é propício e os rombos são grandes nas contas governamentais ou seja mais adiante este contrato será assinado.
Pode ser que o mesmo tenha novos pontos a serem incluídos ou até mesmo retirados, mas o EB terá que esperar as decisões na próxima gestão. Estou vendo como sempre algumas pessoas que gostam de jogar gasolina na fogueira apontando que “já começou” mas a medida faz sentido e aconteceria se fosse qualquer outro governo em transição menos o derrotado e que uma parte insignificante ainda quer questionar como sempre sem provas a legalidade do resultado.
Mas par encerrar a IVECO vai encher os bolsos com os programas vendidos ao Brasil e mais uma vez digo que o Centauro II vem só que não agora.
Se o dinheiro for oriundo dos próprios militares, nada contra…
Mas acho meio estranho no apagar das luzes e no fechar de portas, o governo começar a gastar grana em blindados ou em remédios que são os mais caros do mundo.
O nosso grande gestor e seus asseclas querem deixar um belo cenário de terra arrasada para o próximo governo,não deixaram um volume de recursos satisfatórios em muitos ministérios e secretarias.
São tão caras de pau que até pediram uma ajuda do atual governo para fechar as contas, Bolsonaro furou teto de gastos em R$ 795 bi em 4 anos de governo,tanto que o Governo Bolsonaro tenta um acordo com Lula para liberar recursos da PEC do Estouro,pois a gestão atual teria interesse no acordo para conseguir fechar as contas deste ano
A ideia é um acordo que seja benéfico para o governo atual, o governo eleito e para o Centrão, que costura o acordo. O presidente da Câmara, Arthur Lira, é um dos que costuram o acordo. Interlocutores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva sinalizaram que estão dispostos a negociar.
Seria apresentada uma emenda ao texto da PEC do Estouro que permitiria a liberação de recursos para serem utilizados ainda em 2022.
Se iriam comprar blindados, por quê somente agora?!
Adivinhem.de quem é eleitor o adEvogado autor?faz o L agora…dinheiro nao pode ir pra equipamento. Tem que ser pra sujeira deles ou pra financiar os ditadores amigos como antes.
o guru dele avisou… “vc não pode vencer o PT mas pode destrui-lo.
mas vc não o fez..!! agora eles destruirão a todos.
É uma liminar, que pode ser suspensa! Vamos aguardar!!
Grande chance de este processo ser suspenso e no final fecharmos a compra de um lote do blindado chinês.
Mais de 50 milhões por cada Centauro esse que é o problema… Tinha gente roubando de balaio nesse contrato
Te informa sobre o preço praticado internacionalmente em veículos semelhantes. Vai ver que é o preço.
Desculpa esfarrapada isso aí. Um país como o Brasil que vai fechar o ano de 2022 com a economia no azul, e no entanto vem um Desembargador desse e toma uma decisão sem nenhum fundamento, é simplesmente dizer que tudo isso só interessa ao governo que estará por vir, e que por sinal detesta as forças armadas e quer substituí-las por uma tal de ”Guarda Revolucionária Nacional”.
Como o governo que virá vai gastar bilhões e bilhões com a criação de novos ministérios além de furar o teto de gastos, é óbvio que eles estão pouco se lixando para a nossa defesa, ou seja, para as nossas forças armadas.
Boa noite, senhor Guilherme , parabéns pelo texto, sempre reto e direto!
” Pelo visto, a ameaça da líder do PT não vai esperar o próximo ano. Aguardamos que o Ministério da Defesa se posicione, assim como o próximo chefe da pasta, a favor da escolha do Exército Brasileiro pelo VBC Cav-MSR 8×8. Lembrando que esta é uma aquisição de um programa de Estado e não de governo, e o Exército Brasileiro sabe o que ele precisa para garantir a soberania do Brasil.”
Novamente lhe dou razão e comungo com a mesma e vou além, somos reféns de um grupo político que não sabe, ou não quer saber, o que é projeto de Estado, respeitando a visão técnica de um setor tão importante para a soberania de um país!
Boa tarde
Orçamento militar dos Estados Unidos para 2022 foi de 768 bilhões de dólares. Embora, obviamente, não seja um parâmetro fiel para comparação, aqui, após um trabalho técnico e minucioso, realizado por profissionais qualificados do exército, houve uma decisão (acertada, a meu ver) para a aquisição de (poucos) blindados, por aproxidamadamente 1 bilhão de dólares, e esta decisão técnica, é obstruída por alguém que, sslvo equívoco, nada entende de Defesa. Acho que uma ação para reaver o prejuízo da compra da refinaria de Pasadena, seria mais útil à sociedade.
Excelente noticia, afinal em um pais que não tem guerra, a não ser alguns com ideia de golpe, é melhor usar o dinheiro na
merenda escalar e na saúde pública
Com certeza 98 blindados por esse valor , que seja o primeiro lote a ser pago até 2034 é absurdo.
Então extingue-se as FFAA, não temos guerra há mais de 150 anos!!! Cada Ministério tem seu orçamento e da Saúde e Educação são os maiores, se nãotemos nem uma nem outra de primeiro mundo, a culpa são dos políticos, inclusive o seu PT que ficou 16 anos no poder e não fizeram nada.
Excelente notícia, afinal em um pais que não tem guerra, a não ser alguns com ideia de golpe, é melhor usar o dinheiro na merenda escalar e na saúde pública.
MODERAÇÃO: Prezado leitor, aguarde o seu comentário ser liberado antes de criticar.
Espero que nunca sejamos atacados porque depois de tanto suor de serviços prestados a nação eles arriscarem suas vidas para entregar o país a bandidos e ladrões que se servem do estado e não respondem pelos seus atos? Os militares e a nação se arriscariam para isso? Infelizmente mesmo que indiretamente os militares estão aceitando, ou alguns deles, a prestar continência a essas pessoas que não durariam um dia de treinamento num quartel. Se é assim que funciona, ficar só olhando acaba todo mundo parte do sistema, só que uma parte omissa a outra ativa querendo salvar de fato a pátria.
Acho errado a não compra deste blindado, ele é super eficaz na sua categoria e útil para o nosso país
Vem um juiz , que nunca deve ter seguido as forças armadas do nosso país, se meter que não deve comprar em época de paz
Em época de guerra é tarde de mais para se comprar ,principalmente um blindado super eficaz e ágil para o nosso país
Este juiz está querendo um blindado chinês ou russo ?
Já está mais do que na hora das FA estirparem o partido dos traidores do país e prender alguns desses magistrados vendidos e corruptos, alguns i cluisve membros das mais altas cortes do país. Aguardarei com muita curiosidade os eventos dos próximos dias…
Sigo contigo na mesma expectativa caro Dodô, essa turma já arrebentou a corda faz tempo.
Mas espere sentado , vai levar muuuito tempo kkkk
Apenas um imbecil sente prazer em ver seu exército fraco, pessoas criminosas que merecem estar na cadeia. Com estes blindados nossa força terrestre estaria super-bem equipada, mas como os bandidos do PT mandam neste país, vamos acabar como a Ucrânia.
No governo FHC de 1994 a 2002 nao tinha nem rancho (almoço) no quartel, os militares trabalhavam so meio periodo e era dispensados para almoçar em casa e nada Aconteceu com FHC !!!!
………
Acorda o Brasil nao é para amadores !!!
Já engolimos os Mil MI-24 russos, agora vamos de Norinco ST-1 (3?) chinês?…
Brasiiiiillllll….
Muito choro palhaçada FAZ O L
Interessante mesmo é ver o ex assessor do Paloci preocupado com os valores gastos ..
As vezes fico assustado com comentários de alguns “colegas”, que se utilizam de ufanismos para fazer ataques idiotas frente a compras completamente sem cabimento…
O EB vai ter o Centauro II, mas não nesse momento (Ainda mais se tratando de uma decisão em caráter liminar).
Me assusta ler comentários que não estão fazendo o mínimo para entender que é um valor estratosférico para um número ridículo de unidades, com um tempo de entrega ainda mais ridículo…
Me assusta, e muito, estarmos em um momento de sucessivas tentativas, e tentativas bem sucedidas, de cortes em áreas que já estão completamente abandonadas… Mas mesmo assim temos muitos que defendem a compra de míseras 98 unidades de um vetor blindado, sendo que não operamos nenhum sistema de defesa aérea de ampla capacidade
Você não leu o contrato…
Quem te disse que esse valor é só pelos Blindados ⁉️
É claro que não temos sistema antiaéreo adequado por causa de sucessivos contingenciamentos de governos anteriores, até o Prosuper foi cancelado! O Prosuper!!! A frota de escoltas caindo de velha diariamente e a Marinha tem que desistir de navios logístico e navios patrulhas de 2000t por falta de investimento e tendo que se contentar com apenas quatro navios escoltas.
É isso que é assustador!!!!!!!!!! Ver nossos militares operando com meios defasados e quando vislumbram a oportunidade de adquirir novos temos que ler comentários como “compras sem cambimento”, que não terá nesse momento, valor estratosférico, misera 98 unidades etc. Pô meu! Noventa e oito unidades são para um primeiro lote! O Ministério da Defesa também sofria sucessivos cortes, e aí? Projetos de defesa requerem tempo para serem consolidados e não achar que 98 unidades é pouco sendo que nem consegue assinar o tal contrato do primeiro lote !!!!!!!!!!. Esse assunto é sério Fabio!!!!
Governo atual ficou 4 anos no poder
E tem nada para mostrar fora uma compra desnecessária no apagar das luzes
O futuro desgoverno ficou 16 anos e tem muito o que mostrar, roubar, corromper, ser corrompido, pilhar, acabar com empregos, sugar as estatais, destruir o sistema educacional, acabar com a economia…
Pode continuar no Choro.
Da mesma forma que o atual governo foi eleito em 18 por maioria dos votos, a volta do lula é amparada pela maioria do eleitorado
A diferença é que em 18 existiu respeito pelo pleito, coisa que não se repetiu em 22
E não esqueça dos estádio$$$!
O que tá acontecendo com vocês? Ambos os governos Dilma e Bolsonaro, bem como FHC e Lula nunca olharam de forma séria para o reaparelhamento das foras armadas. De que adianta vcs ficarem aí o sujo falando do mal lavado? Bolsonaro, um militar, nem ajudar a salvar a industria nacional de defesa consegue, taí a avibras sofrendo e o governo de braços cruzados. A embraer ia pro colo da boeing se dependesse deste governo e tem diminuído os lotes do KC-390. Chega.
Essa é uma decisão política e não jurídica.
Tanto o advogado quanto o desembargador envolvidos são militantes petistas.
Palhaçada petezada tá pedindo
Lamentável é a volta ao poder de figuras nefastas como Gleisi Hoffmann e de seu maldito Partido dos Trabalhadores, isso sim…
A banana engoliu o macaco nesse país ..
E so fazer as contas: 1 Centauro II ( 51.000.000,00) da pra comprar 14 Guaranis ( 3.644.000,00). E o preco de toda a frota de 221 Centauros II que o EB quer comprar da pra montar uma frota de 3.093 Guaranis. E muuuuuuuito roubo num so Contrato.
Guarani é menor e mais fraco.
Um centauro destrói 15 guaraná, basta o Dudu estudar um pouco mais o assunto, e não falar bobagem
Grupos de 14 Guaranis armados com um canhoes de 90 mm a 105 mm, eliminariam com facilidade qualquer Centauro II ou blindado invasor. Na guerra, a quantidade, suplanta a qualidade. Isso ja foi provado inumeras vezes.
1 centauro pode destruir 14 guaranis, usando menos munição e menos combustível, além de menos soldados.
Kkkkkkk
14 vs 1 – Ai so vendo: Armemos 14 Guaranis com canhoes de 105 mm e coloquemo-os em exercicio contra 1 Centauro II e vejamos quem levara a melhor.
Cara, por favor, para enquanto ainda não está tão feio pra ti…
Tu não está comparando o Centauro com o Guarani, não é? Ors, te informa antes de escrever. Quanto ao preço, é o valor praticado no mercado internacional.
Imagine o seguinte cenario: 14 Guaranis armados com canhoes de 105 mm contra um Centauro II. Enquanto um Centauro II estivesse atingindo a blindagem de aco de um Guarani; a couraca de aluminio do Centauro II, estaria levando 13 tiros simultaneos de Guaranis!
E simples assim: na guerra, a quantidade supera a qualidade. E melhor confiar na QUANTIDADE do que na qualidade. Se o EB quer mesmo um caca-tanque genuinamente nacional, que converse com o pessoal da Columbus e ressuscite o Sucuri. Ai sim, daria para fabricar de fato uns 400 sem medo de ser feliz. Agora entupir os bolsos da IVECO pra montar 221 Centauros II e que nao da.
Continua escrevendo bobagens…vai estudar. Tuas comparações são totalmente desapegadas da realidade.
Para cada necessidade no campo de batalha há uma arma especifica. Falar que catorze Guaranis equivalem a um Centauro II é o mesmo que dizer que 5 destroyers equivalem a um porta-aviões ou que dez caças equivalem a dois AWACS. É uma comparação completamente descabida e sem sentido e o fato de você fazê-la já te dá um atestado de ignorância. Um Centauro II é muito mais complexo do que um Guarani.
O advogado que entrou com a ação para bloquear esta compra foi acessor do palocci e foi investigado por suspeita de receber propina do doleiro A. Youssef para campanha presidencial da época.
Portanto é de se considerar que os argumentos apresentados são mais uma cortina para esconder outros interesses.
Argumentos em sua maioria ignorantes sobre as necessidades operacionais do EB, como acharem errado comprar equipamentos em tempo de paz, sendo que além da necessidade de desenvolver as doutrinas de operação é justamente por possuir os equipamentos e saber usá-los que se desencoraja possíveis aventuras bélicas contra o país.
A questão dos cortes em saúde e educação que citam é realmente absurda mas sempre ocorreu em todos os governos sempre que as finanças pioraram. Mas tem que ver de onde vai sair esta grana. Se do próprio orçamento do EB ou retirada destes cortes, como acusam.
Ou seja, para essas pessoas é preciso que o Brasil entre em guerra ou grave crise (Crise da Lagosta por exemplo) que exija a operação de meios militares, para aí sim iniciar a compra desses materiais, considerando, claro, que o suposto inimigo nos deixará concluir todo o processo de aquisição desses armamentos que será usados contra ele. Só na cabeça de brasileiro mesmo para sair um absurdo desse!
Não sei como vocês ainda se surpreendem com cortes orçamentários, ainda mais em tempos de pandemia.
Talvez a suspensao não seja algo mau. E uma compra grande demais para que não haja contrapartida significativa da Italia. Algo como a vinculacao do contrato a compra de C-390 pelos italianos, já que eles tem interesse em substituir seus C-130 Hercules.
E o exército aceitando tudo de cabeça baixa ! Lastimável !
Não duvido que os chineses devem ter oferecido alguma vantagem para o próximo governo suspender essa compra.
E foi o próximo governo que suspendeu essa compra?
Quem deu a decisão foi um desembargador do TRF-1… tem que ser muito doente para ficar fazendo esse tipo de propaganda tosca de grupo político derrotado… Sendo que é uma decisão extremamente coerente em momento de cortes massivos em educação, saúde, seguridade social e outros…
Amigo, aprenda a escrever pelo menos. Impossível quase de entender ….
E o advogado que entrou na justiça é ligado a quem mesmo ?????? Pesquisa aí e me fala.
Qualquer advogado de apelo nacional vai ter “ligações” com uma porrada de gente… Isso faz parte da profissão…
Quando se atua em nome de alguém, seja lá em qual tribunal, o escritório e sua equipe estão atuando em nome da pessoa, com poderes específicos e por prazo específico… Mas a “ligação” desse profissional fica restrita ao previsto no instrumento de outorga de poderes
Situação já passou de todos os limites aceitáveis, o EB tem que mostrar quem manda.
Você sabe ler né? O TRF 1, que recebeu uma ação POPULAR, aceitou de maneira provisória o pleito. Não adianta chorar e pedir golpe.
Com certeza não é o EB que manda
Visto que não tem condições de fazer valer o próprio orçamento… dado esse tipo de compra estúpida em momento completamente inadequado, sendo pela insanidade cambial, sendo por cortes massivos em diversas áreas de atuação do governo federal
Eles não mandam em nada! Militar só obedece! Eu já fui militar e realmente é uma compra um pouco fora de hora na minha opinião. Sem discutir necessidade, nem quantidade muito menos valores.
Contratos neste montante não é de praxe assinar em fim de governo no apagar das luzes.
Como um colega acima já disse é preciso também ver de onde vem este dinheiro, já que existem cortes aos montes sendo realizados em áreas de maior prioridades neste momento.
Será que os senhores podem por favor dizer que hora é adequada para comprar esses blindados? Já não basta a demora da licitação agora tem hora certa para assinar contrato! Já que disseram que não é a hora justifiquem então qual hora é essa! Compras militares são demoradas por natureza e agora tem que ver a hora certa para isso?
Eles não mandam em nada vc sabe disso, diga para um general falar isso pro Jake Sulivan.
Essa Gleise não tem que dar pitaco nesses assuntos e espero que tudo seja resolvido, ou sseja, compra efetivada, geralmente quem não gosta de armamento tem um pé na bandidagem.