Um grupo de três mulheres está chamando atenção no Comando de Aviação do Exército (Cavex), em Taubaté (SP). Em meio a um grupo de 2,5 mil homens, elas formam a primeira equipe de mecânicas que atuam na manutenção de aeronaves do Exército no país. Atualmente, o Cavex conta com 76 aeronaves, que passam por inspeção detalhada de todas as peças de 12 em 12 anos.
As mulheres atuam na área há quatro anos, mas é a primeira vez que uma equipe é formada só por elas. Na inspeção, são verificadas a estrutura, os motores e todos os instrumentos. “Elas são bastante detalhistas, são bem focadas, são mais observadoras e isso traz algo diferencial na manutenção, sem dúvida nenhuma”, garantiu o sub-tenente Antônio Csuka, inspetor de manutenção do Cavex.
A missão para o trio foi dada há seis meses. A equipe delas teria que fazer a manutenção do modelo esquilo. “Quando a gente chegou teve uma desconfiança, mulher chegando é novo para todo mundo, mas hoje em dia a gente percebeu que a gente já ocupou o nosso espaço”, afirmou a sargento Arlete da Silva.
Mas, aos poucos, a desconfiança se rendeu ao profissionalismo e os olhares duvidosos foram trocados pelos de admiração. “Elas estão dando conta 100%. Todo mundo confia 100% no trabalho delas”, reiterou o sub-tenente.
E a prova do próprio trabalho foi feita por elas mesmas, que foram as passageiras do primeiro voo da aeronave depois da manutenção. Tudo correu bem. “É muito gratificante o primeiro voo dela. Assim que ela sai do chão e emocionante”, garantiu a sargento Mayara Passos.
Mesmo sendo mecânicas, elas não ficam sujas o dia inteiro e vão para casa com cheiro de óleo. Ao invés de graxa, o que se vê nelas é maquiagem. “A unha estraga, é normal, o cabelo também, mas o que vale é o gosto de trabalhar aqui com aeronaves”, explicou a sargento Karla Andrade Rufino.
FONTE: G1