Militares do Exército Brasileiro, dos EUA e planejadores civis do U.S. Army South e New York Army National Guard concluíram a conferência de planejamento inicial para o exercício Southern Vanguard 24, realizada de 5 a 8 de dezembro de 2022.
A conferência de planejamento foi realizada na região norte do Brasil e teve como objetivo identificar e refinar cenários de treinamento, requisitos logísticos e objetivos de treinamento para o próximo evento bilateral que ocorrerá no outono de 2023. Devido a complexidade e escala deste exercício, o planejamento começou anos antes da execução. “O ambiente de selva é o cenário mais feroz da face da terra”, disse o Master Sgt. Rob Mitchell, sargento responsável pelos exercícios e treinamento do G-7 do Exército Sul. “Quando chegamos aqui e treinamos cara a cara, criamos relacionamentos duradouros uns com os outros e aprendemos como eles aplicam táticas em um terreno diferente daquele a que os soldados norte-americanos estão acostumados”. Mitchell enfatizou a importância de construir a interoperabilidade com as nações parceiras em todo o mundo, referindo-se às forças de coalizão de todo o mundo que lutaram no Iraque e no Afeganistão. “Quando não estávamos em combate no Afeganistão ou no Iraque, treinávamos juntos”, disse Mitchell. “Aquele treinamento reforçou nossa camaradagem e nossos relacionamentos. Quando vamos para o exterior e trabalhamos juntos em operações de combate reais, já sabíamos como iríamos funcionar juntos como uma unidade”.
O Exército Sul (U.S. Army South), o agente de planejamento executivo do Southern Vanguard 24, e a New York Army National Guard, estado parceiro do Brasil, trouxeram vários planejadores de várias funções de combate para trabalhar ao lado de seus colegas do exército brasileiro durante o IPC. “Comandos combatentes em toda a linha estão percebendo (o programa de parceria) é um recurso inexplorado que está disponível para melhorar as relações no lado diplomático”, disse a Maj. Melanie Padilla, planejadora da New York Army National Guard.
O Brasil e a New York Army National Guard estabeleceram um programa de parceria em 2019. O objetivo do programa é aprimorar o conhecimento e as oportunidades de treinamento para ambas as forças. Desde a sua criação, ambas as organizações completaram mais de 20 intercâmbios, com o próximo exercício Southern Vanguard 24 sendo o maior até o momento.
Expondo a experiência da New York Army National Guard, Padilla explicou que o conjunto de missões da é voltado para a construção de proficiência para resposta a desastres e eventos catastróficos em cidades como Nova York, que espelham cidades como o Rio no Brasil. Como as unidades da New York Army National Guard se concentram inerentemente em operações domésticas, como a força de resposta nacional, seu pessoal é capaz de fornecer uma capacidade única não apenas para os componentes de serviço ativo dos EUA, mas também para os exércitos de nações parceiras.
O Maj Rafael Penteado, do Exército Brasileiro, Comando Militar do G3 Norte, explicou por que esse tipo de planejamento é importante. “É fundamental planejar em conjunto e discutir as questões entre os dois exércitos”,. Podemos nos enfrentar e determinar o que funciona para ambos os exércitos. Para mim, é uma grande oportunidade de ter uma experiência compartilhada com um país amigo e desenvolver minha visão do Exército dos EUA e seus processos”. Ele continuou dizendo que a conferência de planejamento foi um sucesso porque os planejadores puderam realizar o reconhecimento de vários locais operacionais e administrativos em toda a região. Essas pesquisas no local cobriram terrenos urbanos, de selva e hidroviários.
O Southern Vanguard é um exercício patrocinado pelo Comando Sul dos EUA e conduzido pelo Exército Sul dos EUA nos níveis operacional e tático, projetado para aumentar a interoperabilidade entre as forças dos EUA e as do Hemisfério Ocidental. O Southern Vanguard 24, que ocorrerá no outono de 2023, visa melhorar a prontidão combinada entre o Exército dos EUA e o Exército Brasileiro.
Em dezembro de 2021, mais de 900 soldados do Exército Brasileiro e dos EUA conduziram o Southern Vanguard 22 em Lorena/São Paulo, que foi o maior elemento dos EUA a realizar treinamento combinado com o Brasil desde a Segunda Guerra Mundial.
FONTE: US Army
Planejar para que? É para rir ou para chorar?