O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou nesta segunda-feira (14) que, devido a cortes no orçamento, a situação atual das Forças Armadas é “crítica” e a segurança nas fronteiras brasileiras já está comprometida.
Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo desta segunda-feira mostrou que as Forças Armadas sofreram corte de 44,5% em seu orçamento nos últimos cinco anos. Segundo a matéria, desde 2012, os recursos “discricionários” caíram de R$ 17,5 bilhões para R$ 9,7 bilhões, não contabilizados gastos obrigatórios com alimentação, salários e saúde dos militares. Ainda de acordo com o jornal, o recurso disponível para 2017 só cobrirá os gastos até setembro.
“[A segurança nas fronteiras] fica comprometida. As operações de fronteira já estão sendo reduzidas, porque, à medida que faltar combustível e outros insumos necessários, se torna impossível a gente prosseguir no mesmo ritmo que estava antes […] A situação é crítica. Alguns setores sim [podem entrar em colapso] se não houver a liberação de alguma parcela do contingenciado. Poderemos ter alguns problemas”, afirmou o general Villas Bôas.
Nesta segunda-feira, ele participou de cerimônia de apresentação de novos oficiais generais da Marinha, Aeronáutica e do Exército no Palácio do Planalto ao lado do presidente da República, Michel Temer, dos ministros da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, entre outros.
A questão das fronteiras ganha especial relevância com o emprego das Forças Armadas para auxiliar a implementação do Plano Nacional de Segurança, anunciado pelo governo em janeiro. Segundo o general, a maioria dos insumos como armas e drogas ilícitas que abastecem organizações criminosas e estimulam a violência nas cidades chegam ao Brasil vindos de outros países.
“Nós precisamos aplicar tecnologias e incorporar sistemas de tecnologia avançada para aumentarmos nossa capacidade de vigilância adequadamente”, ressaltou.
De acordo com o comandante, outros pontos que também deverão ficar comprometidos são as próprias capacidades operacionais das Forças e o desenvolvimento de ações sociais, como a entrega de água a quase 4 milhões de pessoas no Nordeste.
Ele informou que, por enquanto, unidades militares não serão fechadas como medida de economia, pois é preciso garantir a presença das Forças Armadas em todo o território nacional. “É muito perigoso criarmos vazios. Então, por enquanto, não está sendo considerada essa hipótese”, disse.
Porém, uma das hipóteses estudadas pelo governo para reduzir custos é diminuir a carga horária de certas patentes e enviar seus integrantes para casa à noite.
“Extremamente desconfortável isso. Uma Força, para economizar ela não trabalha. É uma inversão absoluta. Atinge até mesmo os valores essenciais nossos. Então vamos tentar evitar isso”, falou.
FONTE: UOL
FOTOS: Ilustrativa
Renato e Mello
Falar que bolivarianismo não tem. Nada a ver com comunismo , é o mesmo que dizer que o leite não tem nada a ver queijo,quem financiou o bolivarianismo foi o Brasil pelo corpo de São Paulo de Lula,FHC, José Dirceu…com nosso ? dinheiro, Lula não é comunista? E onde o comunismo deu certo? Para o seu povo? Milhões de mortos esperando o comunismo dar certo,deu certo pro Fidel que foi dono de uma ilha com milhões de escravos,com umr Rolex capitalista no pulso e dentro uma mansão de várias que ele tinha, ISSO SEM NUNCA TER TRABALHADO…A. NÃO SER QUE FUZILAR PESSOAS NO PAREDÃO SEJA EMPREGO…Sem contar Stallin,Lênin,mao …etc
Não podemos dizer quê o fenômeno quê se abateu por nossa América do Sul, seja comunismo.Isso é um gravíssimo erro.O quê aconteceu por essas bandas foi o bolivarianismo.O bolivarianismo é um conjunto de ações quê visa a acabar com toda a estrutura social de um país levando-o ao caos educacional,militar,familiar,econômico,político,saúde,abastecimento e de segurança.E depois de conseguido o caos os governantes Bolivarianos desses países tentam governar de forma populista, com intuito de se perpetuar no país uma ditadura.Ex;Cuba e Venezuela.O comunismo não tem nada a ver com bolivarianismo,muito pelo contrário se bem usadas num país as idéias comunistas, de igualdades sociais poderiam fazer sucesso junto de idéias capitalistas de abertura e eficiência de mercado e liberdades civis sem confundir liberdade com libertinagem,ex Rússia quase lá a China.
Carl. Está preocupado com cigarro do Olavo de Carvalho,devia estar se preocupando com o Crack na porta das escolas que sou governo comunista apóia , defendendo bandido em nome dos direitos humanos, você é só mais coitado doutrinado! Gordura não faz mesmo se for animal como por exemplo banha de porco.leia De. Lair Ribeiro,ou é outro charlatão pra vc também?… kkkkkkk
Desculpe os moderadores por uso de alguns palavrões, mas eu como patriota, E DE VERDADE, vejo os absurdos que fica difícil ser 100% educadinho. Mas vou pegar mais leve.
Junior
Eu sou o palhaço sem caráter e é você quem diz que o Brasil vive o socialismo/comunismo sem ter estatização em massa ou sem tomada das empresas pela população? Eu sou o palhaço sem caráter e você defende o “prefeçor” Olavo que diz que fumar faz bem a saúde e que gordura e sal não faz mal? Realmente vai rebater essas “verdades” como???
Tá “serto”.
É por isso que o Brasil não anda, por culpa exclusiva dessa gente com preguiça de pensar. Preferem repetir as bobagens do primeiro palhaço que aparece.
Carl Você é um palhaço sem caráter, esse país vive um comunismo/socialista desde Fhc, uma guerra cultural sem precedentes, Olavo de carvalho é respeitado por todas suas obras, , ninguém contesta suas argumentações com argumentos, pois não possui essa capacidade, ele diz a verdade, e você é apenas mais um idiota útil, filho de Paulo freire
M. Silva
A verdade é que vc mistura paranoia com preguiça de estudar!
Vocês apoiaram a subida desse lixo do Temer agora vem com esse papinho de “socialista que destruiu o Brasil”… destruiu como se pegou esse país com o PIB de 13º e elevou para 7º? Palhaçada! Nunca vão aprender, e é por pura preguiça de pensar.
Nem é a direita nem é a esquerda o problema desse país, pois qualquer uma das duas pode fazer bem ao povo se for bem feita. O real problema aqui é a preguiça de pensar. O cara esculta um louco qualquer no youtube e acha que sabe tudo… o resultado é o que estamos vendo.
Vai lá assistir o “profeçor” Olavo ou aquele mentiroso e louco do “rockeiro” reacionário, tá dando super “serto”!
Para piorar tem um monte de gente acreditando que um militar expulso das forças armadas por armar um plano terrorista só para aumentar seu soldo é a solução, e que esse … representa as forças armadas. É FIM DA PICADA! Parece que brasileiro tem prazer em ser feito de trouxa!!!!
MODERAÇÃO: Carl, favor não utilizar palavrões nos futuros comentários.
Direita,esquerda não sei de quê país falam pois o Brasil tem um monte de político vagabundo,ladrão. O Presidente é o chefe mor da ladroagem toda, pois para se eleger tem de se vender a todos. Nossa política eleitoral é uma palhaçada com releição,urna eletrônica,voto obrigatório e ficha limpa só para inglês ver.Quem defende beltrano ou ciclano,esse ou aquele partido faz porque deve de ganhar algo para isso.Não ver que esses presidentes do país são criminosos é se fazer de besta.Eu sou funcionário de empresa privada,não tenho nada há ver com política,sofro todos os problemas por não ser pobre a ponto de receber bolsa esmola,botar filho em escola pública e se conformar com o ensino e saúde de faz de conta. E não sou rico a ponto de nem ligar, pagar e pronto.Só queria viver dignamente sem medo de morrer num assalto ou bala perdida mais é difícil.Nunca a frase “Brasil ame ou deixe-o” e ou as músicas de protesto dos anos 70 e 80 feito pelos agitadores da época estão tão em moda.Então meu caro General nos libere de servir a pátria,vai quem quer se tiver guerra ou GLO manda os políticos e seus filhos e netos, fazerem o serviço sem armamento moderno,ou condições pelos cortes.
Carl, na verdade, a imprensa de aluguel, o povão analfabeto funcional e os inocentes úteis pensaram que a esquerda é que daria um jeito neste país.
E deu mesmo: um jeito de desmontar um país deste tamanho, com imensos recursos naturais, mas com péssimos recursos humanos, e torná-lo um vassalo cubano e chinês.
Sim, nossas decisões políticas nunca partiram de locais tão distantes como Havana e Pequim (vulgo Beijing), com as bênçãos dos banqueiros.
Quebramos o país com tantas mesadas para ditaduras cubanas, nicaraguenses, bolivianas, venezuelanas, africanas, etc e o povo foi estuprado com um sorriso nos lábios.
Desde o governo Collor, os internacionalistas celebram com tantas reservas e parques para as ONGs estrangeiras ocuparem e explorarem (e, desde FHC, os comunistas festejam).Só os nacionalistas pranteiam.
Quem você propõe como “salvador da pátria”?
O cachaceiro ladrão, a terrorista búlgara, as falsas direitas dorianas, o FHC socialista e falso neo-liberal bancado pelo George Soros, a marionete de Havana com nariz arrebitado? Os candidatos a soldo do PCC, o CV, as FARCs, a ELN, o Hezbollah? Os distribuidores de cocaína e ideólogos apoiados pelo Evo iMorales (todos comprometidos com forças comunistas, internacionalistas e anti-patrióticas)?
Faça-nos rir com tanta incoerência!
Olha o Brasil de antigamente que a turma de verde e amarelo tanto queria. Isso aí me lembra muito bem os tempos do FHC e do Collor. E quem apoiou essa palhaçada toda não tem direito de reclamar! Apoiaram essa direita torta a sabotar o país e tomar o poder, e pra quê? Olha o resultado! E não foi por falta de aviso, mas não… a direita vai arrumar o país… agora toma. Agora vão apoiar quem para terminar de acabar com o país o militar expulso do exército, o milionário sonegador de impostos, o usuário de cocaína ou seria o pastor corrupto?
Não creio que tenhamos algum presidente decente nos próximos anos, ainda mais com um Congresso e uma Suprema Corte corruptos.
Este país será definitivamente entregue a seus inimigos (políticos locais ou estrangeiros, ONGs, ONU, ideólogos internacionalistas, potências estrangeiras, grupos narco-terroristas, criminosos de todos os naipes, etc.).
A Venezuela está ocupada consigo mesma, Cuba ainda não cumpriu seu programa de reestruturação das forças armadas (até 2020 sob o pálio da Rússia), além da própria China e Rússia; os EUA estão ocupados com outros inimigos; a EU não dá conta de si; o resto ainda não virou UNASUL; então, a hora de agir sem ser atacado é agora.
Realmente, isso não era para ser divulgado, principalmente aos inimigos da nação.
eu acredito comandante do exercito ,escolhido pela presidente eleita , a ordem dada sera executada , se quiser achar melhor aquentarmos esse governo corrupto entreguista até o ano que vem ,ou exercer o que esta escrito na constituição ,de defender o pais dessa corja , pois ele sabe que tem militar que apoia esse lixo de situaçao degradante que nos foi imposta .
A quem interessa a informação passada pelo Sr. General sobre o comprometimento da segurança de fronteiras? Às raposas, que já atuam nela com segurança reforçada ou não e, após essa informação, podem agir com mais desenvoltura? Ou às galinhas, recado do tipo salve-se quem puder? Gente, esse tipo de informação deveria ser classificada, é muito sério expor as mazelas e uma determinada situação para pressionar por verbas que nunca serão suficientes, pois a demanda de atividades como distribuir água a 4 milhões de nordestinos, reforçar a segurança pública no RJ, etc. além da atividade-fim é inesgotável. Para mim uma declaração assim é um desserviço, é quase um pedido de arrego, vindo justamente de quem exerce o comando da maior força bélica da nação. Um anão boca-suja numa Romi-Isetta artilhada com uma 22 tem mais poder de dissuasão. Reinventem-se, cortem tudo o que é acessório, estabeleçam prioridades e encarem a triste realidade como mais um desafio a ser vencido com sacrifícios e garra, ou serão extintos sem honra nem glória.
O PCC e o CV devem estar aplaudindo esse corte de orçamento de pé!
Até o narco-Estado boliviano, exportador de coca e criador das cracolândias brasileiras com o apoio dos últimos governantes, pode invadir e humilhar o Brasil se quiser.
O contrabandista-mor do Mercosul, o Paraguai, deve estar ampliando sua economia graças a esses cortes.
Os militares não perceberam que o negócio é acabar com eles, sucateando o material bélico, reduzindo o efetivo e neutralizando a capacidade defensiva do país?
Daqui a pouco, com o efetivo reduzido e a capacidade operacional zerada, nem aumento ou reposição salarial terão. Aí, não conseguirão reagir mais nem aos inimigos internos (bandidos, de terno ou não)..
O povo só quer saber de farra e alienação. Quando acordar, estará tomando bofetada de cubano na cara e pontapé de venezuelano no traseiro. E quem vai tomar dessas primeiro serão os militares brasileiros.
Isso se não vierem aí os chineses, os russos, “refugiados” sanguinários e africanos famintos antes…
Acordem e deixem de ser “melancias”.
Este país está perdendo os pilares de sustentação nacional.
Brevemente deixará de ser um Estado e uma nação. Será repartido e prostituído como a China do século XIX.
SOU CIVIL. JÁ ESTOU COM MEDO DA RETRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DA FORÇAS ARMADAS!
Temer só pode ser avaliado após 8 anos de mandato, conforme se está encaminhando.
Muitos tem medo do Maduro invadir o Brasil, outros o tio sam ou então a mãe Russia, mais a verdade é que o verdadeiro inimigo da nossa querida pátria esta aqui, o seu próprio povo é seu maior inimigo, anos e anos votando em políticos corruptos moldaram o Brasil de hoje.
Villas Boas estava de cadeira de rodas ontem, na cerimônia de promoção dos novos oficiais generais das Forças Armadas. Alguém sabe o que ocorreu???
Tamandaré,
Em Março desse ano, o Gen. Villas Boas informou que está com uma doença neuromotora degenerativa, por isso o uso da cadeira de rodas.
Abs
Felizmente os nossos generais de quatros estrelas fecharam os olhos demais , por muito tempo , a nossa fronteira nunca foram tão violadas por ilícitos ,e sendo roubando a nossas biodiversidades , em fim enriquecendo a massa corrupta de desgorvenos que só pensaram em encher os bolsos , do geito que a carruagem está inda ñ terão nem espadas para se defende. Não existirá “o braço forte ” e a “mão amiga ” foram mais para as elites que só pensaram ou ainda pensam no próprio estomago , temos sorte de ñ temos um inimigo declarado oficialmente além deste atual governo que só veio pra prejudicar cada vez o povo a massa menos favorecidos .
Se eles cruzam os braços , e só sabem latir como cães virá latas para os ladrões de colarinho branco , o que será do povo que se chama Brasil ?
Frouxo, o cara é Comandante do Exército Brasileiro e tem coragem de aceitar ordem ou “corte de gastos” de governo corrupto. A dá licença, o Brasil já está cansado de vagabundos covardes, travando o país.