Foi realizado, entre os dias 13 e 17 de novembro de 2022, no Campo de Instrução da AMAN, o exercício do Programa de Adestramento Avançado, com foco em operações de guerra, das Organizações Militares de Artilharia de Campanha do Comando Militar do Leste.
O exercício foi planejado e coordenado pelo Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército – Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias (AD/1).
Em uma primeira fase, cada um dos meia-dúzia Grupos de Artilharia de Campanha participantes calculou e conduziu isoladamente missões de tiro sobre uma área de alvos.
Na segunda fase, missões de tiro foram cumpridas de forma coordenada e centralizada pela AD/1, com base em uma situação tática hipotética de Defesa Externa, na qual a AD/1 apoiou pelo fogo a defesa da localidade de Resende face a uma força armada invasora.
Foram praticadas diversas técnicas, táticas e procedimentos, como por exemplo o tiro com munição alto explosiva, o tiro noturno com iluminação do campo de batalha, realização de cortina de fumaça e tiro com observação aérea apoiado pelo 1° Batalhão de Aviação do Exército.
Com a realização desse exercício, os integrantes do Comando da AD/1, do 11º GAC 155 AR, do 14º GAC 155 AR, do 21º GAC 155 AR, do 4º GAC L Mth, do 8º GAC Pqdt e do 31º GAC (ES) concluiram o ciclo anual de preparo voltado para a Defesa Externa da Pátria.
Piloto do HA-1 Fennec com Sistema Olho da Águia (SOA) conduzindo uma missão de tiro de Artilharia.
FONTE: Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1)
M-101?
É isso mesmo?
Estamos tão mal assim?
Tem que melhorar e muito esta camuflagem
Vegetação não tem linhas retas