A 12ª Brigada de Infantaria Aeromóvel realizou entre os dias 9 e 13 de maio treinamento de triagem e socorro à incidentes decorrentes de ameaças assimétricas simultâneas e com múltiplas vítimas.
O exercício contou com o apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e está enquadrado na preparação final das tropas do Exército Brasileiro para a sua atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Os treinamentos ocorreram nas instalações do 6º Batalhão de Infantaria Leve, em Caçapava-SP.
Durante todo o estágio, cerca de 60 profissionais em resgate e socorro da Brigada Aeromóvel realizaram o socorro a vítimas em diversos incidentes simulados pela equipe de instrução.
Todos os militares envolvidos no estágio atuarão na área da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, durante os jogos Rio 2016.
Este exercício, inédito no Exército Brasileiro, caracteriza-se pelo realismo das situações apresentadas, onde profissionais em efeitos especiais, da equipe de instrução, simulam ferimentos com maquiagem específica a fim de ambientar os estagiários com a gravidade de um incidente real.
A partir de julho, cerca de 2.000 homens irão compor o Comando de Defesa Setorial Barra (CDS BARRA), que além de suas próprias tropas, também vai ser integrado por militares altamente capacitados das áreas de Comando e Controle, Operações Especiais, Inteligência e Aviação.
O Exército Brasileiro atuará em conjunto com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, sob coordenação do Comando-Geral de Defesa de Área (CGDA) e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), nos eixos de ação da matriz segurança e defesa dos Jogos Rio 2016.
FONTE: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)