O Exército Brasileiro está empregando o fuzil IA2, fabricado pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), durante o esquema de segurança dos Jogos Olímpicos. O armamento é o resultado de três anos de pesquisas, possui tecnologia 100% nacional, alta capacidade operacional, elevada precisão e letalidade.
O IA2 tem calibre 5,56mm, peso de 3,4kg, capacidade para 30 munições por carregador e cadência de 600 tiros por minuto, o que favorece o combate urbano. O fuzil tem a possibilidade de ficar submerso por dois minutos e meio sem perder a operacionalidade, além de alta resistência à areia, umidade e baixas temperaturas.
Como característica especial, o fuzil IA2 possui mira holográfica, aparelho óptico com projeção de ponto vermelho na lente, que permite enquadramento rápido e preciso do alvo. Propicia, também, uma utilização mais instintiva para a realização de disparos com os dois olhos abertos, com melhor visão periférica e maior capacidade de percepção geral e de profundidade.
FONTE: EB
O FN SCAR que é considerado uns dos melhores fuzis do mundo tem seu preço US$800 o preço do IA2 está um pouco salgado.
Custa por volta de 5.500 Reais um fuzil desses… A IMBEL pode fazer propaganda ou o diabo que ela quiser, nenhum outro país vai pagar isso por um fuzil pé de boi.
É foi uma grande jogada da IMBEL para promover para o mundo os fuzis e as carabinas para o mundo os novos armamentos, que na minha humanidade opinião são excelentes e desempenhar todos requisitos necessário para o combate que for empregado.