Santa Maria (RS) – No dia 4 de outubro, desembarcaram, em solo brasileiro, 31 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR, fruto do Subprograma Estratégico Sistema de Artilharia de Campanha, que tem como objetivo elevar a capacidade de apoio de fogo do Exército Brasileiro.
Desse total, o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), Regimento Mallet, receberá 16 viaturas, que já estão em condições de operação. As guarnições, os mecânicos e os comandantes dos diversos níveis passarão por treinamento específico, que ocorrerá ainda neste mês, para estarem aptos a operar, realizar a manutenção e planejar da melhor forma o emprego desse blindado, assegurando a defesa da Pátria na fronteira sul do Brasil.
Dentro dos Programas Estratégicos da Força, as Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M108 (VBCOAP M108), adquiridas na década de 1970, estão sendo substituídas por esse novo material. As VBCOAP M108 prestaram bons serviços às Brigadas Blindadas do Exército Brasileiro por todos esses anos. No entanto, com a evolução do combate, faz-se necessária a modernização da artilharia, para que se tenha mais rapidez, precisão e alcance.
A VBCOAP M109 A5+ BR veio para proporcionar essas capacidades ao apoio de fogo do Exército Brasileiro, aumentando sobremaneira a rapidez na entrada e saída da posição de tiro, diminuindo o tempo para o primeiro disparo, melhorando a precisão e, principalmente, aumentando o alcance, que pode chegar a até 30 quilômetros com munição especial.
Fonte: 3º GAC AP
Os M108 irão para a reserva ou serão desativados ?
Infelizmente, ja foi dito por ai que foram desativados, porque ficaria caro sua modernização e assim inviável sua continuidade … mas
Recentemente vimos e ouvimos um líder estrangeiro de um país com grande poder militar bradar para o mundo que ele e seus companheiros de grupo deveriam tomar uma decisão sobre a ingerência do Brasil junto a Amazônia. Essa decisão envolveria simplesmente retirar a soberania do Brasil sobre o referido território, internacionalizando-o. Ainda bem que o atual presidente do Brasil soube enfrenta-lo, desafiando-o abertamente. Que fique de lição para os detratores das forças armadas, que acham que ninguém la fora está preocupado com o Brasil, ou que o Brasil não pode a qualquer momento arranjar um inimigo disposto a invadir e tomar o que é nosso. Fortalecer as forças armadas é uma prioridade ímpar no momento atual que o mundo vive.
SE REALMENTE QUEREMOS A PAZ, SE FAZ NECESSÁRIO QUE AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTEJAM BEM EQUIPADAS, E OS NOSSOS SOLDADOS ESTEJAM BEM PREPARADOS PARA REVIDAR QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO DOS INIMIGOS, SEJA EXTERNA OU INTERNAS.
NÃO QUEREMOS QUE NOSSOS FILHOS SOLDADOS, SEJAM APENAS BONECOS FARDADOS, MAS QUE ESTEJAM PRONTOS PARA DAREM SUAS VIDAS EM DEFESA DA NOSSA MÃE PÁTRIA !