Alegrete (RS) – O 6º Regimento de Cavalaria Blindado recebeu duas viaturas blindadas de combate (VBC CC) Leopard 1 A5 BR nos dias 8, 9 e 10 de junho.
As viaturas de combate mais modernas do Exército Brasileiro, os veículos foram transferidos do 1º Regimento de Carros de Combate de Santa Maria (RS) e aumentarão a capacidade operativa do Regimento.
O transporte dos blindados foi coordenado pelo 10° Batalhão Logístico (10º B Log), que utilizou viaturas especiais prancha. Após o desembarque no 10º B Log, as viaturas de combate foram deslocadas para o regimento, onde foram estacionadas no pavilhão de manutenção das viaturas sobre lagartas.
Em todas as atividades, foram observadas as medidas previstas pelos protocolos das autoridades de saúde na prevenção à covid-19.
Os 3 RCB do RS, 4⁰ em São Luiz Gonzaga, 6⁰ em Alegrete e 9⁰ em São Gabriel, operam, cada um, 4 Leopard 1A5. Esses CC são cedidos, em forma de rodízio, a cada período determinado de tempo, pelo 1⁰ RCC, daqui de Santa Maria e pelo 4⁰ RCC, de Rosário do Sul. Assim, cada RCC fica com 48 Leopard 1A5 e cada RCB com 4, mais 12 Leopard 1BE, dos quais não sei informar a disponibilidade, que deve ser bem baixa.
Obsoleto e ultrapassado somente para falar que temos tanques no Brasil. Triste. Notícias deste topo nem deveria aparecer. Precisamos modernizacja urgente. Mas ….
Mesmo assim muito a frente do que argentinos, uruguaios e etc.
Só o Chile opera o Leopard 2 e felizmente não temos fronteiras com eles…
Pobres hermanos argentinos com seus 230 TAM…
250 Leopards 1 A5 BR à leste e 50 Leopard 2 A4 à oeste…
Só é preciso lembrar Giba que recentemente os TAM foram modernizados pela Elbit, recebendo muitos optrônicos do Merkava IV
Não são 250 Leopard 1A5. São 220. Os outros 30 foram adquiridos para servir de fonte de peças (spare parts).
E seguimos cavando um buraco para tapar o outro.