O Brasil tinha que comprar 1.500 desse M-113 de 2ª mão, pois são baratos e reformá-los, pois foram os melhores feitos até hoje.
Tal aquisição daria uma significativa mobilidade ao Exército Brasileiro, mesmo que tenha optado pelo Guarani.
O custo do Guarani é muito alto, embora moderno.
Novamente volto a opinar,estes retrofits,atualizações reformas modernização que seje o nome q querem dar é um grande desperdiçio de dinheiro,não precisamos de M113 não precisamos de ambulançias m113
JÁ TEMOS AS NOSSA FAMILIA VBTP, GUARANI , depender menos possível dos yankees e investir o máximo possivel em projetos próprios.
Mas a utilização simultânea do M-113 pelos países que adotaram o Marder não permite concluir que este não seja um substituto daquele. Sucessor e sucedido podem conviver por um longo tempo, ainda mais quando há uma grande diferença entre eles, formando um Hi-Lo Mix.
Acho que o uso simultâneo dos dois no Brasil seria uma solução interessantissima, usando cada qual no seu TO e funções ideais.
E apesar de não ser um Marder, dá para dizer que o TAM (Tanque Argentino Médio) é “praticamente da família” rsrs.
O M-113 a serviço do Exército Alemão foi substituído pelo
“Boxer” o que me leva a pensar que o Marder e o M-113
são veículos distintos, fora que o Marder foi adotado apenas
por 3 países incluindo à Alemanha e o Chile e Indonésia
continuam operando com seus M-113s.
O Marder se constituiria em um VCI ( Veículo de Combate de Infantaria ), sendo mais adequado a unidades de choque. É feito para levar o soldado direto no ponto de atrito e fornecer-lhe o apoio de fogo necessário.
O M-113 é um conceito mais antigo, anterior ao que hoje seria descrito como um VCI. É menos blindado e menos armado; algo que poderia ser descrito como um APC ( Armoured Personnel Carrier ). Assim sendo, não se destinaria especificamente a levar o soldado ao ponto de atrito, e sim nas imediações. Por hoje, diria que tem mais características de VBTP ( Veículo Blindado de Transporte de Pessoal ), estando mais adequado a funções de retaguarda ( ambulância, transporte, etc ). Contudo, acredito que com modificações específicas, ele possa ser utilizado como um VCI.
Essa reforma foi mesma a meia boca nem os problemas do m113 forma resolvidos será que no mercado externo não encontrava um blindo melhor mesmo que fosse de 2º mão. O alemães devem ter muitos MARDER em estoque seria uma opção melhor do que empurrar com a barriga esses caixões de esteiras.
O Brasil tinha que comprar 1.500 desse M-113 de 2ª mão, pois são baratos e reformá-los, pois foram os melhores feitos até hoje.
Tal aquisição daria uma significativa mobilidade ao Exército Brasileiro, mesmo que tenha optado pelo Guarani.
O custo do Guarani é muito alto, embora moderno.
Não eram apenas 150 M-113 que seriam modernizados/retrofitados?
Novamente volto a opinar,estes retrofits,atualizações reformas modernização que seje o nome q querem dar é um grande desperdiçio de dinheiro,não precisamos de M113 não precisamos de ambulançias m113
JÁ TEMOS AS NOSSA FAMILIA VBTP, GUARANI , depender menos possível dos yankees e investir o máximo possivel em projetos próprios.
Caro Daltonl,
Mas a utilização simultânea do M-113 pelos países que adotaram o Marder não permite concluir que este não seja um substituto daquele. Sucessor e sucedido podem conviver por um longo tempo, ainda mais quando há uma grande diferença entre eles, formando um Hi-Lo Mix.
Acho que o uso simultâneo dos dois no Brasil seria uma solução interessantissima, usando cada qual no seu TO e funções ideais.
E apesar de não ser um Marder, dá para dizer que o TAM (Tanque Argentino Médio) é “praticamente da família” rsrs.
O M-113 a serviço do Exército Alemão foi substituído pelo
“Boxer” o que me leva a pensar que o Marder e o M-113
são veículos distintos, fora que o Marder foi adotado apenas
por 3 países incluindo à Alemanha e o Chile e Indonésia
continuam operando com seus M-113s.
Dalton,
De fato.
O Marder se constituiria em um VCI ( Veículo de Combate de Infantaria ), sendo mais adequado a unidades de choque. É feito para levar o soldado direto no ponto de atrito e fornecer-lhe o apoio de fogo necessário.
O M-113 é um conceito mais antigo, anterior ao que hoje seria descrito como um VCI. É menos blindado e menos armado; algo que poderia ser descrito como um APC ( Armoured Personnel Carrier ). Assim sendo, não se destinaria especificamente a levar o soldado ao ponto de atrito, e sim nas imediações. Por hoje, diria que tem mais características de VBTP ( Veículo Blindado de Transporte de Pessoal ), estando mais adequado a funções de retaguarda ( ambulância, transporte, etc ). Contudo, acredito que com modificações específicas, ele possa ser utilizado como um VCI.
Essa reforma foi mesma a meia boca nem os problemas do m113 forma resolvidos será que no mercado externo não encontrava um blindo melhor mesmo que fosse de 2º mão. O alemães devem ter muitos MARDER em estoque seria uma opção melhor do que empurrar com a barriga esses caixões de esteiras.