Por Gen Ex Maynard Marques de Santa Rosa
A transição atual é prolífica em extravagâncias que espelham interesses de todo o tipo, ensejando uma agenda surpreendente. A proposta de trocar o sistema presidencialista pelo parlamentarista, porém, é tema recorrente. Os políticos costumam culpar o presidencialismo dito de coalizão ou o semiparlamentarismo de tornar o Poder Executivo refém do Legislativo. Marotamente, omitem a causa da desarmonia: o parlamentar em função executiva.
Pelo certo, o senador ou o deputado, ao aceitarem cargo no Executivo, deveriam perder o mandato legislativo, em favor do princípio da independência dos poderes. Da mesma forma, esses políticos fingem esquecer que a soberania popular, fonte de todo o poder, escolheu o presidencialismo puro em dois plebiscitos recentes. Além disso, a proposta é inoportuna. Uma reforma que delega mais autoridade ao estamento político, no momento mais crítico de sua credibilidade, é insensatez.
Outra preocupação relevante é a violência urbana. Embora seja notória a crise geral de segurança pública, o tema não consegue espaço na agenda legislativa. A redoma psicológica em que se abrigam os legisladores no Congresso parece torná-los insensíveis ao sofrimento refletido no índice macabro de 60 mil homicídios ao ano, que supera o total de baixas somadas na Síria e no Afeganistão. A realidade social mostra que os códigos vigentes no País estão defasados. Uma explicação para o imobilismo seria a alienação ideológica.
Contudo, o distúrbio da insensibilidade não se restringe ao âmbito legislativo. A crise econômica e o desemprego de 14 milhões de pessoas não chegam a comover as corporações dos poderes públicos, responsáveis pela expansão de super salários, que transcendem os limites legais.
Sobre fenômeno similar, escreveu Alexis de Tocqueville, em “O Antigo Regime e a Revolução”, que as teses dos enciclopedistas eram temas da moda entre os nobres da França no século XVIII, durante os convescotes de Paris e os saraus da Corte de Versailles, como se não lhes afetassem a própria sobrevivência. Mais do que anomalia emocional ou moral, seria um sintoma de esquizofrenia social.
Outro aspecto contumaz da agenda subliminar é a chamada “teoria do gênero”. Inventada na Europa por pensadoras feministas, pretende alterar as leis da natureza, ao derrogar os sexos, como se o homem e a mulher fossem espécies diferentes dentro do gênero humano. O que surpreende é a assimilação do conceito pela grande mídia, que vem conseguindo inculcar tal aberração na sociedade, até alcançar a legislação governamental.
O fato é que o humanismo perdeu o rumo e transpôs os limites razoáveis, ocasionando um ambiente cada vez mais permissivo. O Brasil, por mais de quatro décadas, tem sido vítima de campanhas “construcionistas”, que subverteram os valores sociais e desnortearam o senso comum. O bombardeio populista e ideológico, a partir da Constituinte de 1988, consolidou uma cultura de direitos sem deveres e minou o princípio da autoridade. O resultado mostra-se nos indicadores de corrupção, violência e impunidade. Para agravar esse quadro, escasseiam-se as lideranças políticas.
Chegamos, assim, ao limiar da ordem política, econômica, social e jurídica. É hora, portanto, de reação, antes que o faça o instinto de sobrevivência coletivo, potencial criador de cenários escatológicos. A ordem social que repousa em base falsa torna a sociedade suscetível ao presságio bíblico: “Quando vierem as chuvas, subirem os rios, soprarem os ventos e a vierem açoitar, ela ruirá, e grande será a sua ruína” (Mateus, 7:25).
FONTE: EBlog
Foi o Mal. Deodoro quem nos meteu nesse lixo de república e de democracia de fachada, que só favorece a quem tem dinheiro.
Que o Exército nos tire dele antes que faltem condições operacionais para sequer trocarem tiros
com o PCC e que uma “guarda bolivariana de libertação popular”, comandada por crápulas treinados por Cuba, substitua o EB depois do seu sucateamento final.
“É hora portanto de reação, antes que o faça o instinto de sobrevivência coletivo…”
Aqui residem as grandes questões General. Como? Quem? Qual o novo modelo?
Simplificando as coisas, o homem é corrompível em qualquer lugar, qualquer país, a qualquer tempo. E esse ser oportunista sabe como se agrupar, se defender e garantir sua sobrevivência e a de seus protegidos.
O capitalismo não é nada mais que o reflexo desse instinto. Assim como a guerra está dentro de cada um, também a cobiça, a ganância e a vaidade têm seu quinhão na alma do homem.
Ao meu ver, antes de tudo, precisamos de modelos prontos. A grande falácia do poder é a de que a democracia se aprimora aos poucos via sistema legislativo. A democracia se aprimora aos saltos. Ao sugerir reação o Sr. quer em suma, um salto na ordem social e qualquer salto, em qualquer sistema, natural ou social, exigem uma quantidade extra de energia.
Bem, até aqui parece que não temos essa energia acumulada, capaz de mudar qualquer coisa.
Costumo dizer que contra o sistema, contra os poderosos o homem comum só tem uma reação a seu alcance, que não lhe custará a vida nem grandes sacrifícios: Não ter mais do que um filho.
Esse é o começo da revolução.
Brasileiro é um tipinho abobado mesmo. Crise em todos os níveis de poder e o cara pede intervenção militar. Não enxerga que a única e efetiva ação seria um tombo GIGANTE promovido pelo povo. Sem ideologias. O país precisa urgente passar por um período de caos pra que se desperte algum tipo de civismo, nacionalismo, patriotismo o qualquer outro ismo que existe por aí. O buraco é lá embaixo mas todo mundo tá com medo de cavar pra chegar lá.
Constituicao podre mal intencionada q so criou direitos e esqueceu-se das obrigacoes, coisa q esse Genereral e outros acima nao sabem ao certo . Com relacao ao General tvz ele ate tenha lido a tal constituicao, porem criticar outrens ou milhoes por quererem nesse momento outra forma de governo eh pura cegueira. A democracia enseja mudancas sempre q aqueles q realmente a sustentam ou seja, o povo, assim queiram. Desde qdo 2 plebiscitos sabidamente manipulados por instituicoes podres e CASTAS realmente colocam esse sistema como o ideal……. Mas o pior mesmo eh q a maioria aqui e acola ainda nao entenderam q nosso sistema e uma quebra de paradigmas……..na verdade temos 3 poderes q efetivamente mandam na nacao e dela se locupletam de todas as formas. Os micos do STF, Senado e deputados….uma verdadeira zona de corruptos, inabeis, ignaros e outros. Esse General nao sabe bem a que veio ou o que pensa q sabe e acredita, o plebiscito eh sim democratico e se faz presente por ampla maioria dos interessados NOS..esta previsto na constituicao cidada (sic) q foi criada justamente por aqueles de todas as matizes e CASTAS o pais, ou seja, erh algo inquebrantavel e q atualmente esta esgarcada de tantos remendos….simplesmente ridicula e inutil pois eh rasgada diariamente pela mais alta corte do pias. Mas o pior mesmo e q muitos aqui vem opinar sem q realmente saibam qual a melhor ou pior forma de administracao e exercico do poder. De mesma sorte mal conhecem as regras do escrutinio dos votos ou seu funcionamento pois nunca a s vesperas de eleicoes esses parasitas a comecar pela excrecencia do TSE vem a publico para melhor explicar aos ignaros(tentar pelo menos) . so sabem enfatizar a obrigatoriedade do voto (lixo…..excrecencia a obrigatoriedade). Sera q alguem aqui esta de acordo com eleicoes a cada 2 anos e com o s bilhoes q custam tais manifestacoes da dita cidadania de m……… OK….a muita coisa para ser debatida e eu nao preciso q esse general de pindorama venha a publico opinar ou tentar formar opiniao q muitos acreditam estar corretas. O debate nao eh por ai nao. Esse atual estado de coisas j aestava desenhado aa epoca (1985) e estes mesmos generais sao os maiores culpados por se deixarem seduzir com aqueles q se apoderaram desse poder e concordaram q esses mesmos ladroes e corruptos escrevessem essa porcaria dita constituicao cidada………agora vem a publico e tenta jogar a responsabilidade pra quem……….As INSTITUICOES nesse pais estao podres e carcomidasd em todos os escaloes da sociedade e isso nao tem concerto nem daqui a 50 anos…entao…..o q irao fazer essses ditos e honoraeis comandantes das FAS……vao ficar posando de paladinos e donos da etica, honrades, patriotas, etc…….. arghhhhhhhhhh vao pedir e ou criticar os mais de 50 mil assassinados por anos e outros tantos q tbm morrem em acidentes de todas as formas sem q o verdadeiros responsaveis sejam sequer punidos……..Brasil, pais de tolos, ignaros e outros adjetivos
Sabemos que a corrupção no Brasil está em todas a esferas do poder, até mesmo o STF está sendo acusado e há muito tempo este está desacreditado. Será que não está na hora das Forças Armadas entrar e promover uma mudança radical neste país ? Vocês vão aceitar mais um drástico corte de seu recursos, enquanto malas de dinheiro circulam por este país, e vocês estão cada vez mais sucateados… Se continuar assim daqui uns dias nen vão receber salários e não terão amas para nos defender.
Excelente. Condizente com o bom senso e a moral que esperamos de quem nos lidera. Diferente do outro general, o Sr. Certinho que só fala em defender a já estuprada Constituição. Precisamos de homens a frente como o sr, general Maynard.
A REPUBLIQUETA CORPORATIVISTA DO BRASIL criada por Golpe Militar , com um dos Piores Militares do Mundo a época em Formação , apoiados e Instigados por Escravagistas , Latifundiários , Sonegadores , Corporativistas , sendo ela Presidencialista ou Parlamentarista , não deu e nunca dará certo , façam esta anotação e guardem , para mais uns anos poderem confirmar de que digo , seus filhos , netos e bisnetos ,daqui a 50 , 100 , ou ,mais anos comentarão o mesmo que comentamos hoje se esta Republiqueta Corporativista não for derrubada !
51 Milhões de Reais. 51 Milhões de Reais de um único político.
Parabéns pelo comentário Quitauna. É por aí mesmo, acho que o sistema atual está falido. Tem que ser feito algo, mas realmente o parlamentarismo é somente uma forma dos políticos se garantirem pois se a população não estiver satisfeita vai exigir a saída de quem no poder?
Ótimo texto es a realidade
Quando vc percebe q , para produzir , precisa obter a autorização de quem n produz nada .. ”Quando comprara q o dinheiro flui para quem negocia n com bens , mas favaores .. quando perceber q muitos ficam ricos pelo suborno e por influencia .,, mais q pelo trabalho , e q as leias n nos protegem deles , mas , pelo contrario , .. são eles q estao protegidos de vc .. quando perceber q a corrupção e recompensada e a honestidade se converte em aoto -sacrifício .. então poderá afirmar sem temos de errar … q sua sociedade esta condenada ”’ Ayn Rand
. .. parece alguém descrevendo o Brasil atual .. n mudaria uma palavra sequer
So tenho a lamenta nossa situ atual , praticamente nada se salva . unica coisa q ”sobrou” hj no Brasil e o milagre da sua integridade territorial … ( ao menos no papel .. mas uma caneta muda tudo )
E uma pena . .enquanto a violência n chegar de fato a jornalistas .. artistas .. políticos .. essa ”bolha” na qual esse povo vive .. nada vai mudar , n e o q desejo mais so assim algo vai mudar .. tudo no Brasil gira em torna da ”midia” … mas vagabundo tb n e burro ..so n botar a mão nessa ”casta ” q ta tudo liberado
matar menino de 8 anos pode ., policial pode .. cidadão comum de bem pode .nem direito a autodefesa nos dão (isso tb serve pro militar ) .. agora fuzilar traficante armado de fuzil n pq e um coitado e o fim do mundo …essa casta n percebem q hj no Brasil virar traficante e ”MODA” ..e vale apena por incrível q pareça ,isso q mais revolta , es a nossa ”’sociedade ” podre ”politicamente correta”
Brasil vive uma guerra civil .. ponto , qualquer um q fale o contrario ou e doente .. ou mora fora do país…
Num pais ideial o Brasil ja teria sofrido algum tipo de intervenção pq ja esta mais q claro q nosso sistema politico atua esta totalmente comprometido . e corrupto ate a alma e nossa constituição a mt foi ”perdida” com tantas emendas de emendas .. entre tantas outras coisas
Restou a nos q vivemos nessa realidade atual esperar 2018 .. e quem sabe assim elegermos alguém q preste .. isso se a tal’ reforma policia” n sair e acabar com tudo de vez
e torcer e esperar .. e ver o q vai sobrar pós 2018
Sobrou pro povão tb pagar a conta de todos os males q afetam a economia .. pena q a maquina publica segue cada x mais inchada e ”cara”
Sim, a sociedade brasileira é falida em todos os níveis. Constata-se isto no apreço da população pela Educação.
O problema não é a Constituição, é a geração de idiotas e mau-educados que nós brasileiros nos tornamos!
Temos a simplificada cultura do mau índole ser boa pinta. E os pais e mães pensam que colégio é depósito de criança apenas.
Os atuais fornecedores de grana aos políticos são Igrejas e o narcotráfico… Viramos um México em todos os sentidos.
O futuro em curto e médio prazo do Brasil é uma crise de violência generalizada!
parabéns ao site ótimo texto
também sou a favor do presidencialismo ,pois a nação escolheu a anos e esses políticos vem tentando mudar para o poder sair das mãos da nação e ficar reclusa a deles
também concordo com a guerra civil não declarada que começou como guerra as drogas , mas hoje vemos que era apenas para fomentar estados paralelos dentro do próprio estado , o DEA americano patrocinou isso tudo na época falavam que duraria apenas 10 anos e a vitória estaria nas mãos , hoje vemos que o próprio estados unidos mudou suas leis , bem parte por causa da crise muitos especialistas acham que na época da bolha imobiliária americana o dinheiro circulou por causa de atos ilícitos ,como trafico , prostituição etc , na italia , Inglaterra e outros países pensam seriamente em adicionar isso ao PIB de seus países ,demostrando que a hipocrisia é apenas para países de terceiro mundo igual o nosso .
sobre o feminismo, homossexualismo , teve uma matéria a alguns anos atrás era russa , eles já haviam alertado que a mídia ocidental conta pequenas mentiras ao longo do tempo ate essa mentira ser e poder ser aceita pela população ,uma dessas mentiras é essa sem gênero que estão enfiando goela abaixo da população .
sobre a constituição acho que não tem nada de errado nela , o que acontece é que ela é usada apenas para interesses próprios de políticos , o brasileiro tem muitos e muitos deveres e o que vem em troca para ele são saúde com um dos maiores orçamentos do mundo roubadas delapidadas , educação ridícula roubada recursos ate em merendas infantis ,segurança compras de matérias as vezes inúteis ,ou superfaturados ,ou fora dos padrões
e por fim ,mas não menos importante ,fomos vitimas de uma revolução colorida ,usa-se programas para discutir pela internet , usa-se meta dados para se controlar o povo e esse povo semi analfabeto caiu como patos ,o problema esta sim nos três poderes executivo legislativo e judiciário ,com salários que passam em muito marajás ,sendo os mais caros do mundo ,uma entrega da pátria a interesses estrangeiros ,além de dividir o povo em esquerda e direita ,sendo que esses políticos não são nem um nem outro ,apenas entreguistas chefes de quadrilhas .
o exercito deu um golpe na monarquia e hoje esses políticos vivem e colocam seus filhos como monarcas não saem da politica virou um feudo ,a filha do cunha já pensa em ser deputada a do jerferson já é deputada
hoje perdemos a monarquia e estamos com 500 monarcas no congresso , 80 monarcas no senado ,milhares no judiciário
então esta mais que na hora de reagrupar a tropa .