No dia 22 de setembro, coroando a Operação Paraná 2017, foi realizada uma demonstração de Ataque Coordenado de uma Companhia de Fuzileiros Mecanizada. A Subunidade, integrante da Força Combinada Paraná, estava composta por Pelotões do Brasil e Paraguai, demonstrando plena integração e sinergia entre os Exércitos.
O evento foi prestigiado pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol; pelo Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Paulo Humberto César de Oliveira; pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Lourival Carvalho Silva; pelo 2º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão Altair José Polsin; pelo 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão José Eduardo Pereira; pelo Comandante do I Corpo de Exército do Paraguai, General de Divisão Gustavo Adolfo Meaurio Benitez; pelo Chefe do Centro de Controle de Operações do Comando Militar do Sul, General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado; pelo Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; pelo Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; e pelo Comandante da 3ª Divisão de Infantaria do Paraguai, General de Brigada César Augusto Moreno Landaira; além de oficiais observadores do Exército do Uruguai e oficiais alunos da Escola de Comando e Estado-Maior e Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército do Paraguai.
Fonte: 15ª Bda Inf Mec / 5ª DE
Bom ja que assunto foi pro lado da camuflagem / farda vou me posicionar, eu como colecionador de fardas militares acho adequado pro T.O amazonico regiao norte ( mata ) multicam tropic, pro nordeste caatinga o uniforme la ja e o adequado pra regiao pois la tem algumas especificidades que exigem couro na farda, mas claro que se pidesse adequar o couro em um uniforme multicam arid ficaria muito bom, no cenario urbano atacs fg urban, no serrado mata atlantica woodland,no sul o multicam.
Eu acho que o uniforme do EB é perfeito para a região amazônica, mas para a caatinga e sul/sudeste ela não se encaixa. Percebe-se, na última foto, que o oficial paraguaio está bem melhor camuflado que os soldados brasileiros, cujo quais possuem uma camuflagem um tanto quanto escura para o terreno. Eu sou adepto que cada região deveria ter sua própria camuflagem. No nordeste uma camuflagem mais clara/desértica, no sul/sudeste algo como o do exército do Paraguai e na região amazônica poderia continuar como está. Não creio que isso seria “tão” caro para os cofres do MD.
Mas na Caatinga o EB usa outro uniforme.
Padilha, de quantos Guaranis as forças armadas dispões atualmente? O programa de construção continua né?
Continua sim, mas não sei precisar quantos o EB já recebeu.
A gente percebe que o EB mal…. quando até o exército do Paraguai tem uma camuflagem mais trabalhada e adequada do que a nossa…
Não concordo. Um exército não pode ser qualificado pelo tipo de camuflagem no uniforme. Desculpe, mas não é por ai. O EB determinou a camuflagem e se até hoje não mudou, é pq o nosso cenário pede que ela seja assim.
Excelente pergunta Rafael pouco se ouve falar do LMV algum editor tem essa informação,algo novo,enfim seria interessante desde já obrigado.
Até onde sabemos está aguardando verbas.
Um pouco fora do tópico, mas alguma notícia do LMV da Iveco? Vai ou foi ou vai deixar de ser adquiridos? Já que o Brasil provavelmente vai participar de uma missão de paz na África creio que um veículo desses vai ser utilizado nessa provável missão .