Brasil e Estados Unidos se encontrarão no Estádio Jornalista Mario Filho – Maracanã, mas desta vez não para um confronto de futebol. No dia 12 de julho, 10h, o Comando Militar do Leste (CML) participará, por intermédio do Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), de um exercício combinado entre os exércitos dos dois países, denominado Operação Maracanã.
Com uma notável trajetória em eventos de grande porte, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o Batalhão DQBRN tem se destacado pela sua atuação operacional e eficaz nas técnicas de descontaminação. Esse desempenho transformou a tropa em uma referência global na área, atraindo a atenção do Exército Americano para a realização desse exercício de cooperação entre as nações.
O objetivo deste exercício é proporcionar uma imersão na realidade operacional local, no contexto da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, viabilizando a atualização de técnicas e táticas de descontaminação utilizadas pelos brasileiros.
Ademais, essa atividade fortalecerá a diplomacia militar, estreitando o relacionamento entre os exércitos brasileiro e americano.
O evento contará com exercícios práticos de varreduras em locais específicos, como arquibancadas e entradas, além da simulação de um acidente químico, com desdobramentos de detecção e contenção da ameaça.
FONTE: EB