Três Corações (MG) – Cerca de 1400 militares da participaram da Operação Gavião Carcará, da Escola de Sargentos das Armas (ESA). A manobra marca o encerramento do ano de instrução, e reuniu alunos e militares da ESA, da Escola de Sargentos de Logística e do Centro de Instrução de Aviação, além de capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e cadetes da AMAN. As ações aconteceram na região de Três Corações, de 7 a 11 de novembro, sob a coordenação da Diretoria de Educação Técnica Militar.
O contexto simulado da operação quando a 55ª Brigada de Infantaria Mecanizada realizou uma marcha para o combate, estabelecendo contato com o inimigo e atacando para conquistar e manter a região de altura de repetidoras, auxiliando a 15ª Divisão de Exército na retomada do Pontal do Campo de Instrução.
Enquanto isso, na Base Logística da Brigada, sob a responsabilidade dos sargentos de Logística, os alunos prestaram apoio a todas as fases da operação, resolvendo problemas militares simulados próprios dos futuros sargentos de logística e de saúde. Coube também à Escola de Sargentos de Logística a condução de ações cívico-sociais em escolas do município de Três Corações.
Já a equipe do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) coordenou as operações aeromóveis da Base de Esquadrilha. Os alunos do Centro conduziram as ações de abastecimento de aeronave, pesquisa de pane, tarefas de manutenção, inspeções pré, inter e pós-voo, bem como o balizamento para pouso.
Por fim, a 55ª Brigada de Infantaria Mecanizada desencadeou uma ação final de ataque coordenado de tropa de infantaria mecanizada, conduzida por meio do apoio e a integração de todas as funções de combate. A Manobra Escolar envolveu, ainda, a investida contra uma torre de telecomunicação inimiga, realizada pelo Destacamento de Operações Especiais Gavião, formada por um pelotão de alunos que se destacaram nos estádios operacionais da ESA.
A Manobra Escolar é o maior e mais completo exercício integrador da Diretoria de Educação Técnica Militar, forjando os alunos nas adversidades do combate e capacitando-os para a liderança de pequenas frações.
FONTE: EB
momento cara chato: o carcará não é um gavião, e sim um falcão.