O Exército Brasileiro desencadeou a Operação Alta Pressão VI, que ocorre entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de intensificar a fiscalização do comércio de armas de fogo e munições em todo o País. As ações acontecem de forma simultânea e em ambiente interagências por todo o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados, composto por integrantes dos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados das doze Regiões Militares do Exército, por agentes dos Órgãos de Segurança Pública, como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e as polícias militares estaduais, além das agências de fiscalização fazendária nos níveis federal e estadual, todos partícipes das atividades de fiscalização de produtos controlados.
A Operação Alta Pressão VI, bem como as demais voltadas para a fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército, visa, entre outros objetivos, reduzir desvios de armas e munições que poderiam parar no comércio ilegal. As ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência com armas de fogo e, consequentemente, para o incremento da sensação de segurança.
Histórico
Os dados disponibilizados pelo Centro de Operações de Produtos Controlados, responsável pela coordenação das operações, indicam que, na última Operação Alta Pressão (novembro de 2017), foram executadas 140 autuações, sendo apreendidas 272 armas de fogo, 158.569 munições, 1.241 airsoft (armas de pressão), 97 kg de pólvora, 18 lunetas e 3 miras laser. Naquela ocasião, foram empregados 787 militares do Exército e 248 integrantes dos Órgãos de Segurança Pública e das agências governamentais, que, no total, percorreram, em todo o território nacional, uma distância de 84.328 km, fiscalizando 708 estabelecimentos comerciais.
Ambiente Interagências
O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados – SisFPC, coordenado pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), realiza suas operações de fiscalização de forma interagências, nessas situações operacionais, atuando com o Poder de Polícia Judiciária dos Órgãos de Segurança Pública. Dessa forma, é possível agir com mais eficácia contra os ilícitos encontrados, produzindo resultados expressivos e duradouros para a sociedade.
As Operações de Fiscalização de Produtos Controlados desencadeadas pelo SisFPC, integradas pelos diversos órgãos e pelas agências governamentais, de todos os níveis e em todo o território nacional, são, além de atribuição legal, significativa contribuição na promoção da segurança e do bem-estar da sociedade brasileira, promovidos pelo Exército Brasileiro, que nunca para.
FONTE: Agência Verde-Oliva