Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia recebeu, na tarde de 13 de dezembro, dois novos Empurradores, embarcações de propulsão de balsas fluviais. Eles se juntarão à frota do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia e serão empregados no transporte logístico e operacional de suprimentos e de tropas da Amazônia Brasileira.
Os novos empurradores contam com tecnologia de motorização e de auxílio à navegação, como motores eletrônicos, possibilitando melhor monitoramento e a geração de relatórios em tempo real, por meio de sistema integrado com radar, sonda e GPS. Sua nova motorização pode atingir até 12 nós, mesmo que esteja empurrando sua capacidade máxima de peso. A nova aquisição resulta em economia, eficiência e menor emissão de gases poluentes, demonstrando o compromisso do Exército Brasileiro com soluções sustentáveis.
Nesta etapa, foram entregues dois empurradores batizados com nomes de rios importantes da região: Solimões e Rio Negro. Logo será realizada também a apresentação de um dos novos Ferry Boat, embarcação autopropulsada com capacidade de transporte de pessoal e de material. Essas embarcações se encontram fase final de construção, com previsão de entrega em março de 2024.
A construção das embarcações foi financiada com recursos do Programa Estratégico do Exército do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).
O seu principal objetivo, portanto, será fortalecer a defesa territorial e garantir a soberania na faixa de fronteira. As novas embarcações reforçam o poder de controle e de dissuasão do Estado brasileiro e contribuem para o efetivo desenvolvimento da região Norte.
FONTE: EB
FOTOS: Tenente Ynara
O 9ºDN da marinha também poderia ter navios assim e outros patrulhas fluviais mais modernos. Uma boa opção seria mm corvetas baseados na classe Inhaúma para uso de em operações fluviais e navios fluviais de desembarque anfíbio com clanfs.
Infelizmente é um sonho. O EB a muitos anos, percebeu que se dependesse da MB para seu apoio logístico estava frito. O CEmb tem mais embarcações que o 9º e 4º DN juntos.
Incrementando, sempre, a capacidadde operacional da região norte…Infos interessantes destas implementações do MD na AM…