João Pessoa (PB) – Depois de 13 anos de atuação em diversas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com as bacias do Nordeste Setentrional, o 1° Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), subordinado ao Comando Militar do Nordeste, construiu e pavimentou as rodovias de acesso a 2 estações de bombeamento do Eixo Leste. Essa operação de engenharia foi finalizada 4 meses antes do prazo e com uma economia de 17% dos recursos disponibilizados.
A cerimônia de entrega ocorreu no dia 5 de agosto de 2020, no município de Floresta (PE), com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão com o qual o Exército firmou o Plano de Trabalho. Além das vias de acesso, foram entregues os serviços complementares realizados na Barragem de Areias, também situada no Eixo Leste do PISF. Ambas as obras estavam sob a coordenação do 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa (PB), e sob a execução do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), localizado em Picos (PI).
As vias de acesso foram construídas nas imediações das estações de bombeamento 1 e 3 do Eixo Leste do PISF, entre as cidades de Floresta (PE) e Petrolândia (PE), abrangendo uma extensão de pouco mais de 24 quilômetros. Os serviços consistiram em terraplenagem, pavimentação em tratamento superficial duplo, drenagem superficial, obras de arte corrente, sinalização vertical e horizontal, além de defensa metálica. O grande benefício dessas vias é permitir e facilitar o acesso das equipes de manutenção ao complexo sistema de equipamentos eletromecânicos do Eixo Leste, responsáveis pela captação, bombeamento e escoamento da água do Rio São Francisco para o sertão nordestino.
Já os trabalhos executados na Barragem de Areias correspondem a serviços complementares em dispositivos de drenagem e de monitoramento da barragem, além da construção de estradas de acesso a esses dispositivos. A Barragem de Areias é o primeiro reservatório regulador de vazão do Eixo Leste do PISF e tem a finalidade de garantir o fluxo de água no canal em caso de parada do sistema de bombeamento, seja por falta de energia, seja por motivo de manutenção no sistema.
Fonte: 1º Gpt E
Parabéns Exército Brasileiro# orgulho de vc! Grandes conquistas!!! Esse sim, nos faz lembrar de tão poderoso é! Deus os abençoe e continue assim! Bravoooooooo!🙏👋👋👋👋👋👋💛💙💚😘😘😘
conheci uma das empreiteiras que pegou esse trecho, simplismente o governo da época não pagava as parcelas que ela tinha direito, bancou por bastante tempo com capital próprio e saiu quando a saúde financeira já estava comprometida. Os salários pagos pela iniciativa privada são maiores também. Não dá pra comparar com o serviço do exército, que não tem sindicato no pé, não tem que pagar X% (em alguns casos chega a 20%) pra político, é complicado comparar…
Pois é, agora eu não sei se fico com raiva ou com orgulho, orgulho pelas nossas forças e pelo trabalho realizado e raiva por que se o exército fez esta economia de 17% de recursos e terminou 4 meses antes do prazo porque as empreiteiras não fazem o mesmo, sempre terminam anos depois do prazo e com valores sempre acima sendo que as vezes a obra custa o dobro, uma vergonha este roubo e falta de vergonha, como poderemos ter um Brasil grande se todo mundo quer roubar o dinheiro do povo? Ao nosso EXÉRCITO, e sim em maiúscula mesmo pois este é o que sinto neste momento, muito orgulho e gratidão, sei que tem seus problemas mas é um dos poucos que ainda dá alguma alegria com seus atos dignos, parabéns.
As empreiteiras poderiam fazer no mesmo prazo e com custos semelhantes, mas daí ninguém ia ganhar nada, né meu amigo!? Se é que me entende.
as empresas tem direito ao lucro, isso não é errado, nem é imoral. O problema é que obras públicas você ainda tem que tirar pelo menos 10% para os políticos, o salário da iniciativa privada é muito maior que o soldo dos soldados, fora que aconteceu em muitas empresas que pegaram trechos dessa obra, foi que o governo na época deixou de pagar as medições em muitas oportunidades, foi uma obra cara e isso arrebenta o caixa da empresa…