O Exército Brasileiro realiza o deslocamento estratégico de materiais de emprego militar para Roraima. Nesta operação, estão incluídas dezenas de Mísseis Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC). A transferência dos materiais tem por objetivo incorporar meios ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado, mais nova Unidade do Comando Militar da Amazônia.
A Operação Roraima, planejada e conduzida pelo 9° Grupamento Logístico, sob coordenação do Comando Logístico (COLOG) e do Comando Militar do Oeste (CMO), realiza o deslocamento estratégico de um esquadrão de cavalaria mecanizado da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada rumo à Boa Vista (RR). Ao todo, três unidades de marcha contendo meios militares saíram de Campo Grande (MS) rumo à Roraima. A primeira unidade de marcha do Destacamento Logístico Guaicurus composta por 50 militares e 32 viaturas, das quais 14 Viaturas Blindadas Multitarefa Guaicurus, iniciou seu movimento partindo das instalações do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande, onde estavam aprestadas.
O comboio logístico chegou a Porto Velho (RO) após percorrer mais de 2.100 quilômetros, de onde seguiu por meios fluviais do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) até Roraima.
Tecnologia 100% nacional
O MSS 1.2 AC passou por avaliação do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) em agosto de 2023. Na oportunidade, participaram do evento engenheiros e técnicos da empresa SIATT Engenharia, Industria e Comércio LTDA, militares do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), responsáveis pelo desenvolvimento do míssil, militares do CAEx, além de representantes da Marinha do Brasil.
A importância do lançamento na avaliação do míssil evidenciou a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) em conjunto com a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), com o objetivo de entregar à Defesa um MEM moderno e preciso. A tecnologia empregada é 100% nacional.
Sistema de Armas MSS 1.2 AC
O MSS 1.2 AC é um míssil superfície-superfície anticarro de médio alcance, desenvolvido segundo requisitos do Exército Brasileiro. O sistema é constituído pela Munição (míssil em seu container lançador) e pela Unidade de Tiro. Emprega guiamento do tipo “beam-rider”, no qual o operador é responsável por realizar o apontamento óptico em direção ao alvo. Durante o voo do míssil, a Unidade de Tiro emite um feixe laser invisível codificado, harmonizado com a mira óptica, que provê a referência de guiamento para o míssil.
O sistema tem capacidade de perfurar blindagens com até 500 milímetros de espessura em chapa de aço padrão OTAN. O Míssil MSS 1.2 AC neutraliza ameaças a até 4000 metros, sendo empregado principalmente contra veículos blindados.
Além disso, pode, secundariamente, ser utilizado contra outros alvos compensadores, como: concentração de veículos, construções fortificadas, depósitos de combustível e / ou de munição, barcos fluviais e helicópteros pairando à baixa altura.
O míssel é excelente o exército deveria comprar 2.000 e a marinha idem , excelente alcance e poder bélico e o melhor? É nacional.
brilhante então é um governo que permitiu a morte de mais 700 mil pessoas aliando-se ao vírus , matou mais que em todas a guerras que o Brasil participou
Governo que matou? Deixou de mandar dinheiro ou comprar vacinas? Isso so demonstra o tamanho da tua alienação
Se é para falar besteira sem fundamento, o silêncio vale ouro.
Não é 100% nacional, o motor foguete é importado, como sempre o Brasil fazendo montagem.
Nossa, com um poderio desses a Venezuela com certeza pensará duas vezes antes de invadir o Brasil!!!… Pelo que sei o EB só adquiriu 3 lançadores e 60 mísseis. Fico imaginando os americandos lendo essa notícia e rindo até cair no chão. Tudo bem que devemos prestigiar o produto nacional, mas assim já é demais.
Tá falando besteira vá estudar
Por que esse sistema anti-carro é tão grande? Pelas fotos parece enorme!
Nada como uma pequena crise fronteiriça internacional para que todos os “problemas de desenvolvimento” sejam resolvidos quase que como mágica e a produção industrial e distribuição em massa de um material de defesa seja iniciada kkkk
O alcance é de 2 mil metros, apenas para correção.
3.200km
De um (des)governo medíocre,não esperava nada menos medíocre que isso.Total vergonha…lamentável
Desculpe, não entendi seu comentário. Não estou sendo irônico, realmente não entendi. Achei válido o desenvolvimento de uma arma nacional e equipar nossas unidades com ela.
Pode deixar que eu te explico
Basicamente ele quis militar politicamente com a notícia