Campinas (SP) – Nos dias 9 e 10 de março, a 1ª Companhia de Fuzileiros Leve e o Pelotão de Reconhecimento do 28º Batalhão de Infantaria Leve realizaram o tiro de calibração da pontaria do fuzil IA-2 5,56mm.
Fabricado pela Indústria Brasileira de Material Bélico (IMBEL), o Fuzil tem um alcance de utilização de até 250m e pode ser equipado com vários acessórios, como a mira hólográfica.
Projetada para as forças militares que realizam atividades em áreas urbanas, esta mira projeta um ponto vermelho em frente ao alvo, possibilitando que a pontaria seja realizada com ambos os olhos abertos, aliando consciência situacional e precisão dos disparos e, consequentemente, reduzindo os efeitos colaterais.
Possui, também, cobertura anti-reflexo, bateria de longa duração e resistência para ser empregada em diversos ambientes operacionais. Uma vez clicado, o armamento fica reservado para uso exclusivo de seu atirador, seja no serviço de guarda ao quartel, seja em operações.
FONTE: 28° BIL
O CFN continuara utilizando o M16 por muitos anos. Este fuzil atende os requisitos do CFN, além de ser atestado em combate em diversos ambientes operacionais ao redor do planeta. No momento não existe uma previsão para ser adotado o fuzil da IMBEL pelo CFN.
O CFN continuara nos próximos anos a empregar o Colt M16/4. Até o momento não existe data prevista para a adoção do fuzil a IMBEL. O M16 tem atendido plenamente os requisitos do CFN, além de ser uma arma comprovada em combate em distintos ambientes operacionais em diversas regiões do planeta.
Gilherme em relação ao cfn eles irão substituir os m16 e para-fal? existe algum projeto do tipo na força? pois eles já disseram que não pretendem adquirir o IA2…