INCORPORAÇÃO 2025
O Exército Brasileiro se alegra ao abrir seus portões para receber cidadãos de todo o Brasil que cumprirão a honrosa missão constitucional de defender a Nação brasileira, dando continuidade ao legado de nossos antepassados. Jovens Soldados, sejam bem-vindos à caserna!
Ingressar no Exército Brasileiro é mais do que um marco, é um momento carregado de emoção, de significado e de transformação para esses jovens e seus familiares. Para todos nós, militares, vestir o uniforme camuflado não é apenas uma escolha profissional, mas uma declaração de amor à Pátria e de dedicação a uma causa maior, à defesa de sua soberania e o compromisso com seu desenvolvimento.
Cada passo dado ao marchar em direção ao Portão das Armas simboliza o início de uma jornada que moldará suas vidas para sempre.
Ao relembrar a Batalha de Guararapes, em 1648, gênese do Exército Brasileiro, a história nos revela momentos de luta e superação, em que nosso povo uniu forças para defender sua terra. Atualmente, ao se integrarem a essa consagrada Instituição, vocês se conectam a uma linha de coragem e resiliência que atravessa os séculos.
O Exército Brasileiro tem suas bases alicerçadas em dois pilares, a hierarquia e a disciplina, valores fundamentais que sustentam a nossa Força. Significam a obediência e o respeito às leis e às ordens dos superiores, que são vitais para a existência da Instituição e dever de todo militar, e, aliados ao compromisso de tratar com afeição os irmãos de Armas e, com bondade, os subordinados, nos mantêm unidos, coesos e fortes.
Saibam que nosso uniforme representa não só uma identidade, mas também uma missão de grandeza. Envergá-lo é um ato que transcende o individual, pois carrega consigo o compromisso com o patriotismo, o civismo, a fé na missão do Exército, o amor à profissão e o espírito de corpo.
Jovens soldados, o treinamento militar que receberão será intenso e desafiador, exigindo o máximo de todos. A cada obstáculo superado, um novo objetivo será conquistado, fortalecendo o corpo e o espírito. Ao se dedicarem à proteção do território e da soberania nacional, vocês personificarão o mais puro amor à Nação. Seus familiares poderão compartilhar essa jornada com orgulho e esperança, reconhecendo que a Força Terrestre também é uma grande família, que acolhe seus filhos com respeito e responsabilidade.
O Exército Brasileiro possui missões fundamentais que orientam sua atuação: defender a Pátria, empregando seu “Braço Forte”, e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem. Além disso, coopera com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social, estendendo a “Mão Amiga” que leva ajuda e esperança aos irmãos brasileiros nos momentos de emergência. Essas atribuições dão sentido ao esforço de cada recruta e reafirmam a importância de sua presença na construção de um país mais forte e seguro.
Nas palavras de Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, servir à Pátria é uma forma de promover a disciplina, a coesão e o patriotismo, bem como de reafirmar os princípios democráticos. Façam essa mensagem ressoar em seus atos e saibam que a dedicação e o comprometimento de vocês serão fundamentais para que a Força possa vencer os desafios impostos, preservando nossos valores e tradições. Sejam movidos por um profundo senso do dever e tenham orgulho de pertencer ao invicto Exército de Caxias.
General de Exército TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA
Comandante do Exército
Esse General merece ZERO de respeito dos cidadãos brasileiros. Infelizmente estamos sem um comandante que representa o EXÉRCITO DE CAXIAS
Jovens! Não percam tempo com o desserviço militar! Me atrapalhou profundamente e tive que largar os estudos técnicos o qual batalhei para passar em concurso porque só quem entra nos CPORs são os peixes, filhos do amigo do amigo. Tinha que estudar praticamente escondido porque, quando um sargento ou oficial me viam estudando nas horas de descanso entre um turno e outro de guarda, tirando uns dois que me apoiavam, os outros tiravam qualquer um até um nóia de uma missão e me passava. Não vale a pena e essa estória de “defender a pátria amada” já deu…