A Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), realizou a certificação de Tiro Técnico e de Rodagem do Veículo Blindado de Combate Obuseiro Auto Propulsado (VBCOAP) M109-A5, última etapa antes da entrega dos veículos para as unidades do Sul do país.
A certificação ocorreu no Campo de instrução Marechal Hermes em Santa Catarina, e os M109-A5 irão para os Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Ótimo Obuseiro, porém a quantidade está aquém do tamanho do Brasil. O exército deveria ao menos tentar comprar mais um lote de 36.
Pois é, infelizmente temos poucos obuseiros. O ideal de fato seriam 350 unidades desses obuses autopropulsados em função da vasta extensão territorial que tem o Brasil.
Exatamente Alexandre, infelizmente devido nossas dimensões continentais e deficiências de infraestrutura, não dá para contar com apenas 36 unidades. Teriam que ter praticamente 36 por região (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul).
Com certeza, um pouco mais que isso, 350 estaria de bom tamanho, apesar de que 36 por cada região seria um excelente reforço.
Não são só 36. São 32 M-109A5BR+, esses 36 M-109A5 que conta no texto, mais algumas dezenas (provavelmente 24 exemplares) que ainda serão entregues às Unidades operadoras e mais os M-109A3, que foram remanejados de suas Unidades originais para o 22⁰ GAC/AP, de Uruguaiana/RS. No total serão ao redor de 120 obiseiros.
Padilha, só uma correção no texto. Esses obuseiros são os M-109 A5 que foram todos revisados no PqRMnt/5, mas não foram modernizados. No texto está escrito que são os M-108A5 BR. Os BR são os que foram modernizados e eles já foram todos entregues aos 3⁰ e 5⁰ GAC/AP.
Corrigido. Obrigado pela observação.