São Paulo (SP) – Em 25 de janeiro, a 2ª Companhia de Transporte (2ª Cia Trnp) concluiu a missão de transporte de suprimento Classe V para o 1° Grupo de Artilharia Antiaérea (1°GAAAe), sediado na Vila Militar (Rio de Janeiro/RJ).
O material transportado constituiu-se de Canhões Antiaéreos Oerlikon de 35 mm, juntamente com suas unidades de direção de tiro e grupos geradores. A missão de transporte envolveu quatro Viaturas de Transporte Especializado (VTE) Cavalos Mecânicos, atreladas às suas respectivas VTE Pranchas, e uma VTE Baú, como meios de transporte, além de uma VTE Ranger e uma VTE Gol, como meios de escolta e balizamento.
Todo o armamento transportado encontrava-se distribuído entre o 2° Grupo de Artilharia Antiaérea, sediado em Praia Grande, situado a 90 km da Capital paulista, e o 22° Depósito de Suprimento, sediado em Barueri, situado a 23 km da Capital paulista, o que exigiu incremento no esforço em planejamento, reconhecimento, coordenação e segurança.
Diretamente subordinada à 2ª Região Militar, a 2ª Cia Trnp é a única organização militar especializada em transporte, nível Subunidade, do Exército Brasileiro e sua missão é realizar o transporte rodoviário de suprimento de diversas classes em proveito das organizações militares situadas no Comando Militar do Sudeste.
Dotada de moderna frota de veículos, pessoal especializado e reconhecida excelência no cumprimento de missões de transporte, a 2ª Cia Trnp passou a atender a demandas do Comando Logístico (COLOG), em favor de todo o Exército, aumentando, assim, seu alcance de apoio ao cumprir missões de transporte nos diversos rincões do Brasil.
Fonte:2ª Cia Trnp
Mais importante que prédio, gostaria de saber se houve a modernização dos oerlikon de 35 mm, pois essas peças são utilizadas desde o início dos anos 1980 eu ainda estava no EB nesta época, a base da AAAé era os bof. 40 mm e os Oerl. 35 mm, mais alguns misseis Roland embarcados nos Marder, afinal modernizaram ou não as 35mm, pois são ótimas peças.
Correto, Pablo, enquanto isso a Venezuela com S-300 e Pantzir!
Putz, algumas unidades militares parece que pararam no tempo em relação a estrutura predial.
Este prédio parece da década de 40
Caro Fernando
Acho que tem coisas muito mais importantes com que se preocupar nas forças armadas do que uma mera aparência.
Bem, vai ficar assim em 2100
Eu me preocuparia mais com a artilharia anti-aérea por exemplo que uma mera aparência em um prédio. Só tu olhar na foto e perceber o canhão que o EB utiliza e verá o quanto é mais importante sua substituição !! Prefiro ter um armamento novo e moderno e um prédio de 150 anos do que o contrário ou por acaso tu vai atirar o prédio no inimigo??