De 1º a 4 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por meio do Projeto Sistema Combatente Brasileiro (Projeto COBRA), participou da 15ª edição da LAAD Defence & Security, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro.
No estande do Exército Brasileiro, o Projeto COBRA expôs soluções voltadas à modernização do combatente, incluindo coletes balísticos, mochilas, equipamentos ópticos, armamentos modernos e o Sistema de Apoio à Decisão (SAD). Um manequim vivo, completamente equipado, demonstrou a integração dos sistemas de combate em uso e desenvolvimento.
A presença do Projeto atraiu autoridades nacionais e internacionais, com destaque para o Comandante do Exército Brasileiro, comitivas estrangeiras e representantes da indústria de defesa. A integração do SAD ao sistema de Comando e Controle da IMBEL foi um dos pontos altos do evento, fortalecendo a interoperabilidade e a visibilidade institucional do projeto.
A participação na LAAD 2025 consolidou o Projeto COBRA como vetor estratégico na transformação da Força Terrestre e ampliou as oportunidades de cooperação com o setor de defesa.
FONTE: COTER/EB
Esse projeto cabe nas 3 forças armadas brasileiras? ou o Ego não permite….?
Caro Carlos, eles não conversam entre si.
Nunca veremos uma integração realmente funcional nas FAAs nacionais.
Isso teria que ser imposição do MD, e as compras de equipamentos e tecnologias, serem feitas por ele.
Enquanto continuar como está, será “cada um por si, e Deus para todos”.
Impressionante!
Pegaram o fardamento e equipamentos norte americanos (sem tirar nem por) e adaptaram para o Brasil.
A “criatividade” dos oficiais nacional é de impressionar.
Não é criatividade,é uma coisa muito maior !!! Kkk
https://youtu.be/ZNnsbPkZAHo?si=8G_j4WV6M8UBuAwe
E funciona? Ou não funciona? A china copia tudo, literalmente tudo, dos EUA e Europa, mas se são os chinas eles são pujantes e criativos…ora, que conversa mole. Se os equipamentos e tudo mais desse projeto COBRA funcionam, não interessa se são copiados, ou não.
Errado. Todo mundo usa coisas parecidas.
Caro Colombelli, não é errado, mas não há criatividade nisso.
Ainda dizerem que fizeram um programa de P&D para isso, chega a ser mentira da grossa.
Ao menos fossem sinceros!