Por Guilherme Wiltgen
Segundo a CNN, a empresa francesa KNDS France, que produz o obuseiro CAESAR, que concorreu dentro do Projeto Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm sobre rodas (VBCOAP 155 mm SR) do Exército Brasileiro, ficou em terceiro e último lugar no short-list, atrás do Atmos da Elbit (vencedor) e do Zuzana 2 da Excalibur International, pediu uma medida cautelar ao Tribunal de Contas da União (TCU), para suspender o processo de concorrência até que a representação seja analisada.
A empresa francesa aponta irregularidades e ilegalidades na concorrência conduzido pelo Comando Logístico (Colog) para compra de 36 obuseiros autopropulsados 155 mm sobre rodas.
No TCU, a concessão de uma medida cautelar para suspender o processo de concorrência para a aquisição de blindados é considerada remota.
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu em 18/09 que não há impedimento para a compra dos obuseiros de Israel.
O Exército Brasileiro aguarda o aval do Ministério da Defesa para seguir o processo que está parado desde maio, por causa de divergências ideológicas por parte do ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, hoje Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República.
O PAD ( Pedido de Apresentação de Propostas ) ocorreu antes do Ataque em Israel. Não tem sentido seu comentário , escolheram ,tecnicamente , o mehor e mais moderno Obuseiro que é o unico com sistema automático no mundo!
Tai! Israel não confiável como não e EUA ,que nunca transfere tecnologia e no caso da Argentina ficou lado do colonizador Inglaterra. Veja que israel, fez com os walkie-talkies pode faze r com armamentos.
É o tipo de comando que atualmente estão na chefia das forças armadas. O comandante da marinha ainda por cima para puxar o saco do larápio disse que nunca viu uma pessoa com tamanha visão geoestratégica. Valha me DEUS. Tá lá no site do coronel Koury. Esse ministro da defesa se realmente quer defender o país dele, tem que se pronunciar e botar o ex embaixador avermelhado amorim no lugar dele.
Parabéns ao Governo Lula e ao Celso Amorim. Israel está cometendo um genocídio em gaza e no Líbano, mais de 40 mil mortos entre mulheres e crianças inocentes. Além dessa barbárie, faltou com respeito ao nosso embaixador em Israel, quebrando todas as regras básicas da diplomacia internacional. Israel hoje, é um paira Internacional.
O Brasil não pode comprar 1 bilhão de dólares em armas de Israel, financiando o genocídio da extrema direita de Israel.
Essa atitude do Brasil, foi amplamente elogiada pela maior parte dos Países da ONU.
Quanto a essa seleção do exército Brasileiro, achei muito estranho o CEASAR da França, que é um dos melhores sistemas do Mundo, ter ficado em terceiro lugar!
Tomara que o governo Brasileiro compre o sistema Francês.
🤮
Na duvida, para que deixar as pessoas achando que voce é alienado né? Vem aqui aperta o 13 e confirma!
Como pode ser estupido e ignorante a esse ponto de vir defender um corrupto apoiador de grupo terrorista!
As compras de material pela administração pública devem, preferencialmente, pautar-se por aspectos técnicos. No caso em tela o sistema israelense mostrou amplamente superior ao demais em especial ao CAESAR e o da NORINCO. Dito isso a rejeição da compra por razões meramente ideológicas é um erro grave
Lacrou, passa lá na Secom e pega o teu Pix. Na tua visão tacanha, bebês podem ser assados vivos em microondas com suas Mães assistindo aos berros sendo mutiladas e estupradas. Na tua visão de um ser esquerdopata perturbado ou sob ação de alguma droga, civis podem ser assassinados a sangue frio. Você não passa de um covarde tanto quanto são os membros do Hamas e do Hezbolah Venha lutar comigo, com um mitar e não com crianças indefesas.
Sobre a compra dos obuseiros auto propulsados e as mentiras que lançou:
A Noruega optou pelo Atmos em detrimento do Caesar, a Colômbia idem. A única coisa que a “cumpanherada” está vendo é tentar fazer mais uma das tantas negociatas que fizeram com os Franceses.
E de resto, vá comer capim seu jumento anti semita.
Poxa xará, que comentário cheio de emoção, vc pode ser mais inteligente que ussi
Não é a toa que o L ganhou um relógio de 70 mil ou mais de presente. Para no final o lambe botas dele ficar atrasando o pouquíssimo reequipamento que o EB sob o comando do pior colaborador que chegou (empurrado) ao generalato liberar a aquisição de material importante para complementar a artilharia da força. E ainda tem gente que pensa que vai comer picanha dando apoio a um idiota que está indo por convicções políticas e não em defesa do estado brasileiro.
Tá Alexandre, agora conta aquela em que terroristas mataram e sequestraram mulheres, homens e crianças inocentes – nunca mencionam homens! Aquilo também não foi barbárie? Ou seja, os inimigos de Israel são sempre inocentes!
E que história é essa de “extrema direita”? De onde você tirou isso? Ou é direita ou é esquerda. Por falar em ONU, essa instituição não impediu a invasão da Rússia contra a Ucrânia, para quem se diz zelar pela paz mundial. E se nessa iniciativa francesa o Exército escolher o Suzana? Seria um tiro no pé dos franceses fazendo com que um de seus concorrentes ganhasse o contrato. Seria a maior vergonha da França desde a Revolução Francesa.
Os negócios com a França devem ser maus rentáveis para a cumpanherada,essa turma do L levando o Brasil para o abismo e a claque achando normal.
Simpesmente ridícula e intromissiva esta solicitação , agora sim que não devemos nem pensar em comprar este equipamento ! Típica intromissão em assuntos que não lhes dizem respeito ! Era só o que faltava !
Pelo menos por enquanto a estupidez vence a razão…
Faz o L.
O pior é que o exercito ja se pronunciou e disse que o segundo e o terceiro lugar da licitação nao cumpri o requisitos desejados.
Resumindo: vai da…
“O Exército Brasileiro aguarda o aval do Ministério da Defesa para seguir o processo que está parado desde maio, por causa de divergências ideológicas por parte do ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, hoje Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República.”
É esse o tipinho de gente que está no poder. Deve ter alguma mágoa da época em que os “sionistas” nos chamaram de anões diplomáticos. A parte do “anão” doeu demais nesse indivíduo. De certo algum complexo de infância.
Celso Amorim já deve estar com as malas prontas para ir até a França e “defender” nosso país.
A interferência de certas pessoas em assuntos que não lhes dizem respeito condena durante décadas nosso país a não ser levado a sério internacionalmente.