No dia 28 de setembro de 2022, quarta-feira, na fábrica da IDV LATAM (Iveco Defence Vehicles – Latin America) em Sete Lagoas – MG, ocorreu a cerimônia comemorativa referente à fabricação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) 6×6 GUARANI de número 600. A festividade contou com a presença de militares da Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro e de colaboradores da diretoria e gerência da empresa IDV.
Inicialmente, ressalta-se que, dentro do Programa Estratégico do Exército FORÇAS BLINDADAS (Prg EE F Bld), esse projeto surgiu com o objetivo de contribuir para a transformação das Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernização das Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada, substituindo a VBTP EE-11 URUTU.
Diante desse contexto, o desenvolvimento da VBTP GUARANI teve início no ano de 2007, no antigo Escritório de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), no Rio de Janeiro, com a participação ativa dos engenheiros militares da Diretoria de Fabricação (DF), organização militar subordinada ao DCT.
Assim, em meados de 2013, a IVECO inaugurou sua planta voltada à produção de veículos de defesa na cidade de Sete Lagoas – MG. Desde então, são produzidos, anualmente, cerca de 60 (sessenta) viaturas destinadas a dotar diversas organizações militares pelo Brasil.
Ainda, destaca-se o caráter inovador do projeto, que agrega sistemas de armas e de comando e controle (comunicações) de ponta em uma plataforma automotiva militar moderna, compondo a Nova Família de Blindados Sobre Rodas (NFBR), em atual implantação na Força Terrestre.
Dessa forma, o Prg EE F Bld e, em particular, o Projeto GUARANI fortalece a Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil, conquistando autonomia em tecnologias estratégicas para o país, contribuindo para a geração de empregos e capacitando civis e militares na pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de viaturas militares blindadas
FONTE: Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro
Quando estive no 30 BImec vi Guaranis com torre de 30mm (acredito ser esse o calibre). Tem alguma informação da quantidade de Guaranis com esse armamento que foram entregues.
Até 2030 provavelmente teremos 2000 Guaranis 6×6.
A encomenda é de 1500 e poucas unidades então provavelmente não vai chegar a 2000 unidades.
Outra coisa, a cadência de produção é de apenas 60 veículos por ano. Então estará em 1000 e poucas unidades em 2030, se tudo correr conforme planejado.
Espetacular!
Uma marca expressiva essa de 600 unidades porém na minha opinião um veículo blindado que pode ser facilmente abatido por simples armamentos anti carro !!
Fala pra mim qual veiculo de transporte de tropas segura um impacto de míssil anti carro.
Melhor.
Qual veículo blindado resiste a um ATGM sem defesas auxiliares que também podem ser agregadas ao Guarani?
Excelente notícia. Um programa estratégico que deu certo !
Um número expressivo alcançado. Muito bom. Só um porém em relação ao texto, que apresenta várias falhas de digitação.