No período de 19 a 21 de outubro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) sediou o Intercâmbio de Logística Operacional entre o Exército Brasileiro e o Exército Americano. A atividade decorre de entendimento firmado em 2015, durante a Conferência Bilateral de Estado-Maior Brasil-Estados Unidos da América, e tem por objetivo o compartilhamento de experiências e métodos para a formulação da doutrina relacionada à logística em operações militares, bem como a metodologia de ensino dessa disciplina.
A comitiva do Exército Brasileiro foi composta por instrutores da ECEME e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e integrantes do Comando Logístico e do Comando de Operações Terrestres. A comitiva americana foi representada pelo seu comandante, integrantes do Army Logistics University, do Center for Army Lessons Learned e do G4 do US Army South.
Dentre os temas discutidos, destacaram-se: “A Estrutura e a Organização da Logística do Exército Brasileiro e Americano”, “Desafios do Apoio Logístico em Ambiente de Selva”, “O Apoio Logístico e as Operações no Continente Africano” e “Lições Apreendidas no Apoio Logístico pelo Exército Americano”.
FONTE e FOTO: EB