Cruz Alta (RS) – No dia 02 de dezembro, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado,(29º GAC AP), “Grupo Humaitá”, recebeu o segundo lote de 06 VBC OAP (Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsada) M109 A5 155mm para compor as 12 bocas de fogo do grupo. O recebimento dos novos blindados fazem parte do Programa de “Obtenção da Capacidade Operacional Plena do Exército Brasileiro – OCOP”, dentro do projeto Sistema de Artilharia de Campanha.
O 29º GAC AP vem passando por um processo de transformação. A chegada dos novos blindados aumentará sobremaneira a capacidade operacional desta tradicional Unidade de Artilharia do Exército Brasileiro. O Comandante do Grupo Humaitá, Tenente-coronel Rafael Xavier Canes, no recebimento das viaturas discursou: “ Ressalto que esta formatura é pequena pela simplicidade, mas gigantesca em termos de seu simbolismo. Os desafios lançados a esta tropa aqui formada são enormes, desde as questões operacionais, pois o recebimento destes M109 A5 abrem portas relevantes em termos de possibilidades e potencialidades tecnológicas com a sua modernização que se avizinha, passando pela responsabilidade do aumento do preparo intelectual e profissional pelos quais os oficiais e sargentos do 29º GAC AP terão que passar, até pelas questões logísticas e de manutenção, que são de vital importância para manter o nível de operacionalidade e prontidão de uma tropa blindada de elite. Na chegada das primeiras meia-dúzia peças de A5 destinadas à 1º Bateria de Obuses, eu já havia dito e repito hoje, que a história está nos brindando com uma oportunidade ímpar de registrar este momento que acredito ser relevante também para a nossa querida cidade de Cruz Alta, que completou neste ano 200 anos de sua fundação, bem como aqueles momentos históricos pelos quais o Grupo já passou.
Quais sejam: mudança do material Krupp de 75 mm para os obuseiros M101 de 105mm e, em 2001, na substituição dos M101 autorrebocados para os blindados autopropulsados M109 , modelo A3 155mm, caracterizando assim, a formatação atual desta tropa blindada que compõe a Artilharia Divisionária da 3º Divisão de Exército. Soldados do Grupo Humaitá! Hoje é um dia marcante. Fazemos parte de uma constante evolução vinda de muitos sacrifícios e coragem. Parabéns ao 29º GAC AP! É uma honra fazer parte de mais uma data histórica para este Grupo. Que esta data se eternize em nossos corações. Eles que venham! Aço!”.
A cerimônia de recebimento do M109 A5 contou com a presença do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Moises da Paixão Júnior, do Vice-Prefeito de Cruz Alta, Luciano Florian Ardenghi, do Diretor do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, Coronel Welson da Conceição Jorge, e do Comandante do Grupo Humaitá, Tenente Coronel Rafael Xavier Canes. Todas as medidas de prevenção ao covid-19 foram observadas durante a atividade
Gentil Franco, você está falando uma enorme bobagem. Precisa estudar mais sobre o assunto.
Nao entendo essa doutrina? Os gaúchos tem medo ou é só passa tempo? Mesmo guarani é para ocupar o próprio país e povo?
Grande notícia. Padilha, a quantas anda a intenção do EB em adquirir o sistema francês Caesar de 155 mm? Foi noticiado que o EN tinha a intenção de adquirir cerca de 50 sistemas.
Em estudos aguardando liberação de verba.
A planos para o envio de renunciadores para o grupamento tambem?
Falando nisso em que pe esta a modernização sendo feita em solo nacional deste blindados, quantos municiadores e quantos M109 A5 155mm faltam para serem reformados e entregues?
Muito bom, a nossa artilharia de campanha estará muito bem servida com estes obuseiros autopropulsados. Salvo engano temos 90 obuseiros autopropulsados modernizados. Vai dar para ficarmos com eles até 2040 tranquilamente.
Modernizados 32 no 3 e 5 gac. Revitalizados 38 e mais 12 do modelo A3 ainda na tropa. Dos revitalizados 4 estão na AMAN. 12 no 15 gac e 12 no 29 gac. Logo ainda tem 10 que irão pra Ijui ou Cachoeira do Sul ( mais provavel). Os A3 estao em Uruguaiana no 22. O total ainda em carga sao 126
Para uma nação do tamanho e do PIB brasileiro, está compatível?
Digo temos a capacidade de dissuadir com estas quantidades?
Outra pergunta o que o exército está planejando para se proteger de drones de observação, ataque e kamikaze?
Em termos de artilharia ap sobre lagartas supre. Hoje na tropa enquadrados tem pouco mais de 380 peças mais 16 peças em escolas. Há planos pra um lote de 36 ap sobre rodas em 155mm estando entre Caesar e Atmos.
O EB ja está formando doutrina mediante estudos contra drones. Porem na AL isso ainda não é um problema premente. Hoje os meios vão desde sistemas AA convencionais ate desabilitadores eletromagnéticos.
Quem vai atacar os gaúchos? não seria melhor ser em minas essas bases, indo de trem para todos os lado? Vão defender o litoral com canhões? Parece a guerra do Paragua!i
Existe previsao de rebitalizar mais alguns para a versao A5, e com isso formar um grupo com 3 baterias de 4 peças?
Muito excelente.