Por Guilherme Wiltgen
No dia 19 de junho, o Grupo de Escoteiro do Ar Aviação do Exército (GEArAvEx) realizou uma visita guiada ao Espaço Cultural da Aviação do Exército, localizado no Comando de Aviação do Exército em Taubaté/SP.
O grupo foi recepcionado pelo Cel R1 Geraldo, pelo 1° Sgt Barbosa, respectivamente gestor e historiador do Espaço Cultural e pelo Sd Coutinho.
Trajando o uniforme histórico de piloto da Aviação Militar, da década de 1930, o Sargento Barbosa e o Sd Coutinho guiaram o grupo por uma viagem no tempo pelos primórdios da centenária Aviação Militar brasileira.
GEArAvEx
No ano de 1997, o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), sob o Comando do então General de Brigada Newton Bonumá dos Santos, visando apoiar à família militar por meio de atividades salutares, sobretudo voltadas às crianças e aos adolescentes, resolveu criar um Grupo de escoteiros que recebeu o nome de Grupo de Escoteiro do Ar Aviação do Exército (GEArAvEx).
Criado no dia 21 de junho de 1997, a sede utilizou as antigas instalações de madeira, oriundas do canteiro de obras da ODEBRECH, na região onde se encontra a atual seção da Diretoria de Material da Aviação do Exército (DMAvEx). Posteriormente, em 2001, foi construída a atual sede, atrás do Centro Médico de Aviação do Exército (CeMAvEx).
Durante os seus vinte e quatro anos de existência, mais de 470 jovens já passaram pelo Grupo que hoje tem como seu Presidente de Honra, o General de Brigada Ricardo José Nigri, atual Comandante de Aviação do Exército.
Espaço Cultural da Aviação do Exército
Inaugurado em 29 de agosto de 2019, o Espaço Cultural da Aviação do Exército, em Taubaté-SP, foi concebido como parte das comemorações ao Centenário da Aviação Militar (1919-2019). Dentro dele há uma exposição composta por sessenta painéis que contextualizam eventos da história da Força Terrestre em sua busca por operar nos domínios da Terceira Dimensão.
Algumas representações, em escala, de aeronaves e dos primeiros hangares da Escola de Aviação Militar, de 1919, podem ser vistas. Além disso, tem destaque o estandarte da Aviação Militar, de 1934, e a representação de uniformes históricos do aviador da arma de Aviação, de 1933.
Assim, este espaço apresenta uma cronologia das atividades aéreas do Exército Brasileiro, a começar pela utilização de balões por Duque de Caxias, pela primeira vez no hemisfério Sul, na Guerra da Tríplice Aliança; passando pela aerostação, com o Tenente Juventino da Fonseca, a epopeia do Capitão Ricardo Kirk, Patrono da Aviação do Exército, com a utilização inédita na América do Sul de uma aeronave na Campanha do Contestado; a inauguração da Escola de Aviação, em 1919, primeira organização Militar a formar aeronavegantes no Exército; um expositor, com documentos e fotos do piloto aviador, da 1ª Turma de praças pilotos, de 1920, Sargento Paulino de Carvalho Vasques; a criação da tão almejada Arma de aviação, em 1927; o primeiro voo histórico do Correio Aéreo Militar, em 1931; o desenvolvimento das técnicas e doutrinas aéreas em combate, na Revolução Constitucionalista de 1932; o desdobramento da Aviação Militar no território Nacional e, fechando este primeiro ciclo, a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941.
Na continuidade, por intermédio de painéis, marcos históricos no contexto da recriação da Aviação do Exército (AvEx), ocorrida oficialmente por meio de decreto em 03 de setembro de 1986, tais como fotos das primeiras turmas de piloto do Exército (formadas pela Marinha e pela FAB), e dos primeiros sargentos especialistas em Apoio e Manutenção, também formadas pelas Forças coirmãs.
Este acervo conta também com cinco manequins vestidos com macacões doados pelos pioneiros da Aviação pós 1986, ilustrando como eram os uniformes da época.
Há também um expositor com as medalhas, distintivos e o bastão de comando do General Leônidas Pires Gonçalves, cuja atuação política junto ao Poder executivo foi imprescindível para que a recriação da AvEx fosse uma realidade.
Em 2020, a Portaria Nº 765, de 03 de agosto, do Comandante do Exército, formalizou a criação do Espaço Cultural do Comando de Aviação do Exército. Espaço esse destinado a preservar a memória de homens e mulheres que, diuturnamente, fazem os rotores da Aviação do Exército girarem em prol da Pátria e da nossa soberania.
Ao final da visita, o Sgt Barbosa recebeu o diploma do GEArAvEx em agradecimento pelo apoio na atividade de História da Aviação.