Por Maj. George Gurrola e Capt. John Schield
Durante o Dia dos Projetos deste ano, o Departamento de Línguas Estrangeiras (DFL – Department of Foreign Languages) da Academia Militar de West Point, recebeu virtualmente o Subcomandante de interoperabilidade do Exército Sul dos EUA (Deputy Commanding General – Interoperability – DCGI), o General de Brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior, do Exército Brasileiro.
O grupo de espanhol, formado pelos cadetes da classe 2020, Alex Bayer, Jack Provost e Michael King, falaram com o Gen Alcides sobre a influência da China na Argentina e no Chile. O grupo de português, formado pelos cadetes da classe 2020, Brandon Roseborough, Wonha Kim e Christian Halcomb, discutiram sobre a influência da China no Brasil. Ambos os resumos foram conduzidos em espanhol e português, respectivamente, demonstrando a capacidade dos cadetes de se comunicarem e analisarem problemas complexos em apoio a um componente do Exército.
A palestra do Gen Alcides, intitulada “Perspectiva do Exército Brasileiro sobre as preocupações da segurança da América do Sul”, forneceu aos cadetes uma visão única dos desafios de segurança na América do Sul e de como o Exército Brasileiro lida com essas questões. “Esta é uma oportunidade muito boa de mostrar uma perspectiva diferente de um parceiro, para fazer as pessoas pensarem de uma maneira diferente”, disse o Gen Alcides sobre a oportunidade de participar do Dia de Projetos e realizar uma palestra para os convidados.
Ao longo desta seção do Dia dos Projetos, mais de 200 participantes de todo o Comando Sul dos EUA, Exército Sul dos EUA, West Point, Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação em Segurança e muitas outras instituições de ensino participaram.
Como parte do curso da DFL, os grupos de cadetes colaboraram com oficiais e analistas do Exército do Sul dos EUA. A apresentação ao DCGI (Deputy Commanding General – Interoperability) foi o ponto alto de meses de pesquisas e entrevistas. Em janeiro, os dois grupos de cadetes viajaram para Fort Sam Houston, em San Antonio (Texas), para visitar as principais partes interessadas na sede do Exército Sul dos EUA.
Os cadetes puderam interagir e discutir suas pesquisas com oficiais da Divisão de Cooperação de Segurança, incluindo oficiais de ligação de países parceiros como Chile, Argentina, Peru, Brasil. O Major Ruben Ramos, do Exército do Sul dos EUA no Chile e na Argentina, foi fundamental para impulsionar a colaboração entre as duas organizações.
Os cadetes foram capazes de ampliar suas perspectivas de como o Exército Sul dos EUA faz parceria com outros países e personifica o lema “Defesa e Fraternidade”.
“É importante, como oficial general, educar nossos futuros líderes expandindo seus horizontes de pensamento e fazendo com que eles desconstruam os desafios através das lentes de outras culturas”, disse o Gen Alcides.
A DFL busca desenvolver líderes, através da educação das línguas e do conhecimento regional. O corpo docente e a equipe procuram incutir proficiência cultural e linguística para ajudar os cadetes a prosperarem no ambiente de segurança de amanhã.
FONTE e FOTO: US Army
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN