A Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) conduziu, de 8 a 20 de maio, o Estágio Básico de Instruções Especiais (EBIE) aos alunos do Curso de Formação e Graduação. A atividade foi realizada no Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes (CIGMAL).
O estágio tem por finalidade proporcionar aos futuros líderes de pequenas frações conhecimentos técnico-profissionais sob condições adversas, aprimorando o trabalho em equipe. Ao longo da atividade, os militares realizaram oficinas de alimentos (origem animal e vegetal); de construção de abrigos e peconha; de obtenção de água e fogo; de orientação (diurna e noturna); de armadilha antipessoal e de caça e pesca; de tiro de combate (diurno e noturno); de transposição de obstáculos; de patrulha de Combate; de Ações Terrestres em Contato com o Inimigo (ATCI); de Técnicas de Ação Imediata (TAI) e de primeiros socorros.
As oficinas foram coordenadas por militares da SIEsp ESA, apoiados por militares do CIGS, 1º BAC, Cia Prec Pqdt, 72º B I Mtz, 17º B Fron, 4ª Bda Inf Mth L. Ao final do Estágio, o Distintivo do GAVIÃO, que retrata o guardião da mais alta elevação do CIGMAL, o Pico do Gavião, é conferido aos alunos-destaques pela sua rusticidade e austeridade durante as atividades.
Estágio Básico de Instruções Especiais
Inserido num contexto de pressão psicológica e exigência física controladas, o estagiário é instigado a produzir soluções coerentes às situações-problema apresentadas e desenvolve atributos como competência, vontade, determinação, desprendimento e iniciativa.
As imitações do combate forjam-lhes a têmpera militar, lapidando o militar sob o desconforto do frio, da chuva, do cansaço físico e psicológico, transformando-os em profissionais cientes de seu compromisso com a missão do Exército Brasileiro a despeito de quaisquer sacrifícios, prontos e preparados para o cumprimento consciente dos deveres assumidos perante a Nação.
Fonte: Escola de Sargentos das Armas