Campinas (SP) – No período de 21 a 25 de maio, os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) participaram do 1º Exercício de Longa Duração (ELD), denominado Operação Tenente Iporan, ocorrido na área de instrução da Fazenda do Chapadão.
Durante a atividade, os alunos tiveram diversas instruções, tais como: pista de transporte de feridos, marchas e estacionamentos, pista de orientação, técnicas de rapel, pista de progressão noturna, tiro de fuzil, avaliação de distâncias e designação de alvos.
Superação e garra
Durante a jornada, saltou aos olhos dos instrutores e monitores a garra, a vibração e vontade de vencer, por parte dos alunos, diante dos obstáculos impostos pelas instruções.
A alma feminina
Nesse grupo, 40 mulheres buscam o sonho de se tornarem cadetes do Exército Brasileiro, seguindo a trajetória de sucesso e realizações das pioneiras, incorporando os mesmos valores e cultuando as mesmas tradições da Força.
Durante o exercício, observou-se a convivência entre homens e mulheres num ambiente totalmente integrado e sinérgico de aprendizado, em que seus integrantes têm a perfeita compreensão dos desafios da árdua, mas gratificante, missão de formar os futuros oficiais combatentes do Exército Brasileiro para a Nação.
O Exercício
O Exercício de Longa Duração teve por objetivo verificar o nível de aprendizado dos alunos, proporcionando condições de visualizar a montagem de um exercício dessa natureza e as boas práticas de segurança da instrução. Buscou-se, também, motivá-los à carreira do oficial combatente e foram desenvolvidas competências atitudinais.
Ao retornarem à Escola, os alunos prestaram a continência ao terreno e participaram de uma formatura de recepção. O Comandante da EsPCEx cumprimentou a todos, ressaltando a organização e a realização do exercício pelos integrantes do Corpo de Alunos da Escola.
FONTE: Agência Verde Oliva
Bom ver essas meninas aguerridas na luta por um sonho. Mas acho que as forças militares deveriam restringir o número de mulheres no quadro de combatentes. Por mais que não se queira admitir, a mulher não tem a mesma força e agilidade de um homem. Pratiquei artes marciais por um bom tempo e posso falar com propriedade.
Quero ver elas carregarem um home com quase o dobro de peso nas costas… ai sim eu considero igualdade
Bom Rafael, aí já uma questão de proporcionalidade e não de semelhança: um motor de caminhão não pode empurrar um navio por não ter potência e tamanho suficiente para a tarefa, por isso é usado um propulsor de mesma razão proporcional ao navio. Da mesma forma uma mulher não tem “potência” para carregar um homem dependendo claro do peso desse homem, o que se tratando de um soldado não é o caso, mas pelo menos ela pode arrastá-lo para um local apropriado como acontece em uma dessas fotos em que uma mulher reboca outra aparentemente mais pesada (e na lama ainda!).
É a natureza feita por Deus quem dita essas regras Rafael e não as feministas, então sejamos justos com as mulheres não colocando todas no mesmo saco das feministas.
Boa noite pessoal, gostaria de lembrar ao Rafael e também ao Leandro que no combate muito pouco é corpo a corpo e que com certeza uma mulher sempre vai acabar levando desvantagem no quesito porte físico mas existe uma detalhe muito importante que diferencia os humanos dos animais que o cérebro e a perícia é diretamente relacionada a este fator, não esqueçam daquela mulher que não me lembro agora mas que era atiradora de elite e matou muitos soldados alemães, mais que qualquer outro homem, se ela tiver que socorrer um homem pode arrastar para uma área mais segura e dependendo de onde a situação quem sabe uma padiola ou outro meio, enfim, sempre tem uma alternativa basta usar a cabeça para encontrar e um profissional bem preparado e bem treinado vai ter muito mais chances de achar uma alternativa e digo mais não sou militar mas se fosse eu teria o maior prazer em ir a guerra com elas pois conheço muitas que na hora que tudo sai do controle elas mantém a cabeça mais concentrada do que muitos homens que conheço, mas como sempre não podemos generalizar pois cada um é único e tem mulheres e homens que são capazes de coisa extraordinárias para o bem de todos e outros que fazem coisas extraordinárias mas para o seu próprio bem e o malefício de todos.
Essa é a verdadeira igualdade de “gênero” (sexo)! Que mais mulheres ingressem nas Forças Armadas porque uma nação não se constitui apenas de homens. Boa sorte a todos.
Para quem ja’ participou sabe a diferenca que esse tipo de treinamento fara durante a vida inteira !
Parabens aos Homens e Mulheres do EB.
E’ dificil, mas termina !